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Vamos Brincar de Índio...

 

20/10/2009

Autor e Coautor(es)
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ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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Maura Gislaine Barros

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosângela Menta Mello

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer e praticar jogos da cultura indígena.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Cultura indígena

Estratégias e recursos da aula

Prática social inicial

Todas as pessoas gostam de brincar, independente da idade todos temos momentos de lazer e diversão.

Com os índios não poderia ser diferente estes também tem seus momentos de lazer e diversão.

Cada povo dentro da sua cultura apresentam suas formas de diversão, todos praticam esportes e trocam experiências, com esta aula vamos conhecer e vienciar alguns jogos e brincadeiras indígenas.

Problematização

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Web Ciência. Imagem disponível em: http://www.webciencia.com/09_indios.jpg acessado em 07/09/2009

- Como será que os indiozinhos e indiazinhas brincam?

- Será que as brincadeiras que eles gostam são mais divertidas e interessantes que as nossas?

- Você conhece alguma brincadeira indígina?

- Que tal brincar como os índios?

Instrumentalização

Para que nossos alunos possam conhecer um pouco mais sobre a cultura indígena vamos pedir para que em grupos no laboratório de informática realizem pesquisa.

ATIVIDADE 1

Realizar pesquisa sobre:

- Como é feita a divisão de tarefas do cotidiano de uma tribo indígena por idade e sexo.

- Qual é a função do pajé e do cacique?

- Quais tribos existem na região em que moramos?

- Quais os tipos de brincadeiras existem nas tribos?

Através de brincadeiras, as crianças indígenas aprendem várias coisas: caçar, pescar, plantar, entre outras coisas. Nas aldeias as crianças sempre tem um animal de estimação; aprendem muito com as histórias contadas pelos mais velhos.

Vamos conversar com nossos alunos sobre o que cada grupo conseguiu coletar no momento da pesquisa, vamos guardar este material para ser usado num segundo momento.

ATIVIDADE 2

Jogo da Onça

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UOL. http://f.i.uol.com.br/folha/equilibrio/images/08338365.jpg acessado em 08/09/2009

- Este jogo acontece no chão, com um tabuleiro desenhado na areia e com dois jogadores.

- Como peças são usadas pedras.

- Uma pedra representa a onça e outras quatorze, representam os cachorros.

- Um jogador atua como onça, com o objetivo de capturar os cachorros do adversário.

- A captura é feita como no jogo de damas.

- O jogador que atua com os cachorros tem objetivo de encurralar a onça e deixá-la sem possibilidade de movimentação.

Esporte é cultura [Esporte na escola]

Através do vídeo podemos observar a ligação e troca de experiência entre diferentes culturas.

Apresenta entrevista com o nadador Luís Silva, onde relata a ligação do esporte e as diferentes cult uras.

O vídeo propõe a atividade do Jogo da Peteca, onde os alunos juntamente com o professor poderão construir sua própria peteca para a prática do jogo.

Através deste jogo podemos trabalhar diversas habilidades físicas: agilidade, atenção, domínio do corpo, rapidez, reflexo, velocidade, força, tempo de reação e ocupação do espaço, habilidades úteis para a prática de outras modalidades esportivas.

O Jogo - Peteca

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PCA. http://www.pca.org.br/imagens/robson/06peteca.jpg acessada em 10/09/2009.

- Exige cooperação e competição .

- Dispor os alunos em círculo.

- O principal objetivo é não deixar a peteca cair.

- Só pode bater na petec a com uma das mãos.

- Os golpes podem ser por cima ou por baixo.

- Os alunos podem adaptar o jogo à novas regras.

Após a realização das duas atividades vamos questionar nossos alunos sobre:

- O que acharam das atividades?

- O que foi mais difícil realizar nas atividades?

- Qual atividade foi mais interessante? Peça para que justifiquem as respostas.

catarse

Muitos de nossos hábitos, dos alimentos que consumimos e das palavras que usamos são de origem indígena, através disso podemos observar que os ídios fazem parte da nossa história e temos sim muito a aprender com esse povo.

prática social final

Vamos propor aos alunos a confecção de um livreto com as informações coletadas durante a pesquisa para disponibilizar na biblioteca da escola.

Este momento serve para que os alunos apresentem as brincadeiras que encontraram no momento da pesquisa, peça para que cada grupo demonstre à turma as brincadeiras encontradas.

Vamos conversar com nossos alunos sobre esta experiência, tentando encontrar semelhanças com nossas brincadeiras cotidianas.

Para finalizar vamos confeccionar colares, pulseiras, cintos e tornozeleiras com macarrão (furadinho) pintado, para fazer um cocar é só colar penas coloridas entre os macarrões.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Esporte é cultura [Esporte na escola] Vídeo
Recursos Complementares

 Museu do Índio. http://www.museudoindio.org.br/ acessado em 08/09/2009

Avaliação

Através da pesquisa realizada peloa alunos, pela apresentação das atididades coletadas; podendo também utilizar como forma de avaliação a participação nos momentos de discussão através das intervenções e respostas dadas aos questionamentos do professor e a participação nos momentos de prática.

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