20/10/2009
Rosângela Menta Mello
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conhecer e praticar jogos da cultura indígena.
Cultura indígena
Todas as pessoas gostam de brincar, independente da idade todos temos momentos de lazer e diversão.
Com os índios não poderia ser diferente estes também tem seus momentos de lazer e diversão.
Cada povo dentro da sua cultura apresentam suas formas de diversão, todos praticam esportes e trocam experiências, com esta aula vamos conhecer e vienciar alguns jogos e brincadeiras indígenas.
Web Ciência. Imagem disponível em: http://www.webciencia.com/09_indios.jpg acessado em 07/09/2009
- Como será que os indiozinhos e indiazinhas brincam?
- Será que as brincadeiras que eles gostam são mais divertidas e interessantes que as nossas?
- Você conhece alguma brincadeira indígina?
- Que tal brincar como os índios?
Para que nossos alunos possam conhecer um pouco mais sobre a cultura indígena vamos pedir para que em grupos no laboratório de informática realizem pesquisa.
Realizar pesquisa sobre:
- Como é feita a divisão de tarefas do cotidiano de uma tribo indígena por idade e sexo.
- Qual é a função do pajé e do cacique?
- Quais tribos existem na região em que moramos?
- Quais os tipos de brincadeiras existem nas tribos?
Através de brincadeiras, as crianças indígenas aprendem várias coisas: caçar, pescar, plantar, entre outras coisas. Nas aldeias as crianças sempre tem um animal de estimação; aprendem muito com as histórias contadas pelos mais velhos.
Vamos conversar com nossos alunos sobre o que cada grupo conseguiu coletar no momento da pesquisa, vamos guardar este material para ser usado num segundo momento.
Jogo da Onça
UOL. http://f.i.uol.com.br/folha/equilibrio/images/08338365.jpg acessado em 08/09/2009
- Este jogo acontece no chão, com um tabuleiro desenhado na areia e com dois jogadores.
- Como peças são usadas pedras.
- Uma pedra representa a onça e outras quatorze, representam os cachorros.
- Um jogador atua como onça, com o objetivo de capturar os cachorros do adversário.
- A captura é feita como no jogo de damas.
- O jogador que atua com os cachorros tem objetivo de encurralar a onça e deixá-la sem possibilidade de movimentação.
Esporte é cultura [Esporte na escola]
Através do vídeo podemos observar a ligação e troca de experiência entre diferentes culturas.
Apresenta entrevista com o nadador Luís Silva, onde relata a ligação do esporte e as diferentes cult uras.
O vídeo propõe a atividade do Jogo da Peteca, onde os alunos juntamente com o professor poderão construir sua própria peteca para a prática do jogo.
Através deste jogo podemos trabalhar diversas habilidades físicas: agilidade, atenção, domínio do corpo, rapidez, reflexo, velocidade, força, tempo de reação e ocupação do espaço, habilidades úteis para a prática de outras modalidades esportivas.
O Jogo - Peteca
PCA. http://www.pca.org.br/imagens/robson/06peteca.jpg acessada em 10/09/2009.
- Exige cooperação e competição .
- Dispor os alunos em círculo.
- O principal objetivo é não deixar a peteca cair.
- Só pode bater na petec a com uma das mãos.
- Os golpes podem ser por cima ou por baixo.
- Os alunos podem adaptar o jogo à novas regras.
Após a realização das duas atividades vamos questionar nossos alunos sobre:
- O que acharam das atividades?
- O que foi mais difícil realizar nas atividades?
- Qual atividade foi mais interessante? Peça para que justifiquem as respostas.
Muitos de nossos hábitos, dos alimentos que consumimos e das palavras que usamos são de origem indígena, através disso podemos observar que os ídios fazem parte da nossa história e temos sim muito a aprender com esse povo.
Vamos propor aos alunos a confecção de um livreto com as informações coletadas durante a pesquisa para disponibilizar na biblioteca da escola.
Este momento serve para que os alunos apresentem as brincadeiras que encontraram no momento da pesquisa, peça para que cada grupo demonstre à turma as brincadeiras encontradas.
Vamos conversar com nossos alunos sobre esta experiência, tentando encontrar semelhanças com nossas brincadeiras cotidianas.
Para finalizar vamos confeccionar colares, pulseiras, cintos e tornozeleiras com macarrão (furadinho) pintado, para fazer um cocar é só colar penas coloridas entre os macarrões.
Nome | Tipo |
---|---|
Esporte é cultura [Esporte na escola] | Vídeo |
Museu do Índio. http://www.museudoindio.org.br/ acessado em 08/09/2009
Através da pesquisa realizada peloa alunos, pela apresentação das atididades coletadas; podendo também utilizar como forma de avaliação a participação nos momentos de discussão através das intervenções e respostas dadas aos questionamentos do professor e a participação nos momentos de prática.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!