Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A arte e o retrato

 

06/10/2009

Autor e Coautor(es)
Renata Oliveira Caetano
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- O que é retrato e o percurso do gênero ao longo dos tempos;
- Os meios de se criar um retrato e o que retratar;
- O retrato pela obra de Alberto da Veiga Guignard;

Duração das atividades
150 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Esta aula foi trabalhada com os alunos do 2o. ano do Ensino Fundamental. Como trata-se de uma introdução ao tema para crianças, sugiro que a aula se inicie com as seguintes questões relacionadas para fazer o aluno se expressar sobre o que conhece do assunto:
- O que é retrato?
- O que ou quem pode ser retratado?
- Quais os meios que podemos usar para retratar?
A partir das falas dos alunos é possível conduzir uma explicação partindo do princípio da palavra retrato. É interessante observar que retrato vem do verbo latino retrahere que significa copiar. Só pelo significado da palavra, podemos perceber como o ato de retratar pode ser entendido como uma busca por fazer uma cópia da realidade. Alguns artistas o fizeram fielmente, tentando capturar o máximo de detalhes de seu retratado. Outros retratam mais livremente, tanto em formas ou em cores. Contudo a arte de retratar existe há muito tempo e cada sociedade determinou usos específicos para ela. Por exemplo, no Egito somente os Faraós e sua família podiam ser retratados. Na Grécia os rostos dos soberanos estampavam moedas e em Roma os retratos serviam para cultuar os antepassados. Um dos retratos mais famosos da História da Arte é a Mona Lisa (1503-1507) pintado por Leonardo da Vinci.

http://douglasriu.files.wordpress.com/2008/10/monalisa.jpg

Na maioria das vezes os alunos tendem a associar o retrato à fotografia, mas é interessante ressaltar que esta é uma das formas, mas não é a única. Durante muitos anos a pintura foi um dos principais meios utilizados pelos artistas, mas também a escultura foi amplamente utilizada, como por exemplo em Roma, para retratar nos chamados bustos seus Imperadores ou até mesmo vitrais que retratavam cenas bíblicas para os fiéis que não sabiam ler durante a Idade Média.

http://www.geocities.com/Athens/Cyprus/8943/ImpRomano/2403.jpg

http://4.bp.blogspot.com/_IyON-S5kV6M/SBTrYxwqBkI/AAAAAAAABI8/GZUMNDHg-1o/s400/Chartres,+vitral+do+bom+samaritano,+catedrais+medievais.jpg

A partir desta conversa inicial sobre o tema, sugiro que o professor trabalhe com um artista específico, para ajudar as crianças a sedimentarem os conceitos tratados até então. Escolhi Alberto da Veiga Guignard, por ele oferecer uma obra com a qual os alunos se identificam muito, pelas formas e cores. Na aula, trabalhei com o livro: Alberto da Veiga Guignard da Coleção Mestres das Artes no Brasil (segue abaixo bibliografia), pois trata da vida e obra do artista com uma linguagem bem acessível para crianças. Eles podem conhecer seu repertório de temas, cores, formas, sua vida, seus interesses e etc. Caso não seja possível fazer uso do livro sugiro que o professor busque informações em sites como Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais - Guignard (segue abaixo link) onde também há várias informações sobre sua vida e obra, além de conter várias i magens de obras do a rtista.

Ele teve uma família estruturada, infância feliz e a oportunidade de estudar Belas-Artes na Europa o que lhe rendeu conhecimentos sobre o que acontecia nas vanguardas modernas no local onde aconteciam. Contudo, nunca perdeu o interesse pelo Brasil e por suas origens. Pintou paisagens e as belezas de nosso país. pelo seu olhar sensível, vemos de outra forma as cidades mineiras, naturezas mortas, paisagens de sua infância e etc. 
O professor pode se fixar em um quadro que faz parte do período em que Guignard retratou, durante a década de 30, várias famílias de negros, onde mostra seu cotidiano, alegrias e valorizam a cultura e a identidade de nosso país. Nós usamos em sala uma reprodução do quadro: Família do Fuzileiro de 1937.

http://www.cultura.mg.gov.br/arquivos/Museus/Image/sum-exposicao-guignard_materia.jpg

Os alunos podem ser levados a observar e comentar sobre a família retratada, suas roupas, o lugar onde estão, supor que tratava-se de um dia comum, ou de festa. As cores e pinceladas do artista, a forma como estão enquadrados e o que mais tem destaque na pintura, dentre outras questões.

Eles podem produzir então uma releitura do quadro, através da observação de sua própria realidade. Após a conversa da turma sobre o quadro e ouvir os comentários dos alunos, cada um pode desenhar em uma cartolina cortada em formato A4 (tamanho ofício) a sua própria família, buscando inspiração no enquadramento de Guignard. Em seguida sugiro que os alunos pintem com tinta guache o desenho dando destaque às formas e usando cores próprias à sua criação.

Recursos Complementares

Referências Bibliográficas:

Rosa, Nereide S. Santa. Alberto da Veiga Guignard - São Paulo: Ed. Moderna, 2000 (Coleção Mestres das Artes no Brasil)

http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=898&cd_idioma=28555

Avaliação

Sugiro que cada aluno apresente seu trabalho para a turma expondo o que manteve da inspiração de Guignard e o que foi modificado em seu retrato;

Os alunos da turma podem comentar a produção, exercendo a crítica ao comentar o trabalho de cada um da sala;

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • CLAUDIA MATOS PEREIRA, Universidade Presidente Antônio Carlos , Minas Gerais - disse:
    claudiamatosp@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns! Renata, a abordagem de sua aula é muito enriquecedora. Um abraço, Cláudia.


  • Janice Botton Pozzebon, Instituto Estaual de Educação Castro Alves , Rio Grande do Sul - disse:
    janicebpozzebon@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Olá! Adorei a sugestão. Gosto de trabalhar com Retrato e Autorretrato no inicio do ano quando cada um se apresenta e fala um pouco sobre si, se identificam, "se retratam". Também aproveito e trabalho com a fotografia. Os alunos representam os quadros de Guignard (uso o mesmo livro) e outros artistas, usando figurinos que se pareçam com os da época, fotografamos e depois observamos e avaliamos os trabalhos na sala de informática. Um abraço.


  • maria lucia leite, escola djalma souto maior paes , Pernambuco - disse:
    thaysluane01@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    mediante o que li achei muito interessante pois sao coisas desse tipo que chamam a atençao dos alunos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.