04/02/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Sem conteúdos prévios necessários.
Assista e discuta com os alunos o seguinte vídeo:
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=7S3iW_sbqsA, acesso em 05 de set. de 2009.
Muitos matemáticos possuem uma afinidade natural pela música. Euler relaxava após um dia de cálculos intensos tocando cravo. Os departamentos de matemática invariavelmente têm pouca dificuldade em montar uma orquestra a partir de seus integrantes. Existe uma conexão numérica evidente entre as duas, já que o ato de contar é que dá suporte a ambas. Segundo a descrição de Leibniz, "a música é o prazer que a mente humana experimenta ao contar sem se dar conta de que está contando". Porém, a ressonância entre as duas disciplina é muito mais profunda. ( DU SAUTOY, 2007, p.87)
Vamos fazer música?
Professor, em sala de aula, proponha que os alunos realizem as seguintes atividades:
Atividade 01:
Dispondo de quatro copos numerados de 1 a 4, uma vasilha com água e uma colher de metal, os alunos devem realizar as seguintes tarefas:
a) No copo 1, encher totalmente de água;
b) No copo 2, preencher com 3/4 de água;
c) No copo 3, preencher com 2/3 de água;
d) No copo 4, preencher com a metade de água;
Questionamentos:
a) Você conseguiu perceber alguma diferença no som que foi produzido em cada um dos quatro copos? Quais?
b) O que podemos constatar com relação às frações de água contidas em cada um dos copos?
Atividade 02:
Descrição da atividade:
Colocar alguma música para tocar. Quando iniciar a música, um componente de cada grupo cronometrará o tempo e os demais irão bater e contar o número de palmas em um minuto.
Questões:
1) Quantas palmas você bateu em um minuto durante a música que escutamos?
2) Qual a fração que representa o número de palmas, por minuto( 60 segundos), que você bateu durante a música?
Em seguida, coloque outra música e repita o procedimento anterior.
Questões:
1) Quantas palmas você bateu em um minuto durante a música que escutamos?
2) Qual a fração que representa o número de palmas, por minuto (60 segundos), que você bateu durante a segunda música?
Atividades disponíveis em: http://www.unisinos.br/graduacao/files/material.pdf, acesso em 18 de set. de 2009.
Após assistirem o vídeo proponha aos alunos que, em grupos, estabeleçam os laços entre matemática e música apresentados.
Recurso disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=20816, acesso em 05 de set. de 2009.
E em, http://video.google.com/videoplay?docid=-8194634083625184410#, acesso em 05 de set. d e 2009.
DU SAUTOY, Marcus. A música dos números primos: a história de um problema não resolvido da matemática. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.
Nome | Tipo |
---|---|
A matemática da música | Vídeo |
Critérios para avaliação:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!