Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Pensando algebricamente

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Gílian Cristina Barros

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Final Matemática Álgebra
Ensino Fundamental Final Matemática Aritmética
Ensino Fundamental Final Matemática Operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender a formação de regularidades por meio de propriedades geométricas elementares.
  • Explorar os significados e a compreender os conceitos de generalização, formação de regularidades e a constituição das relações entre grandezas.
  • Expressarem matemática e geometricamente resultados obtidos na estrutura de uma situação-problema.
Duração das atividades
3 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Cálculo de área  e perímetro de figuras planas.
  • Noção de cálculo de equações, encontre o valor desconhecido.
Estratégias e recursos da aula

Professor, nesta aula apresentaremos atividades disparadoras do pensamento algébrico.

Atividade 01

Solicite aos alunos que tragam palitos de fósforos, já queimados, para essa atividade, caso opte por realizá-la em sala de aula. A partir das atividades propostas crie uma lista de exercícios para que os alunos realizem em sala de aual, senão realize em laboratório de informática.

Movimentando Palitos

Recurso Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/9828

A Álgebra não apenas como resumo à resolução de alguns problemas com a aplicação de regras de manipulação algébrica. Ela se configura como uma forma específica de pensamento, no qual se exploram os significados e a compreensão dos conceitos. O desenvolvimento do pensamento algébrico e da sua linguagem demanda dos alunos o pensamento genericamente elaborado, a compreensão das regularidades e a constituição das relações entre grandezas, além de expressarem matematicamente essas ideias na estrutura de uma situação-problema.

Encontrar o valor desconhecido, o tal valor de x, é o que muitas vezes os alunos ligam a aprendizagem de álgebra, para que realizem atividades que auxiliem a encontrar o valor desconhecido, proponha atividades em sala de aula ou em laboratório de informática similares as propostas a seguir:

Atividade 02:

Quadrado Mágico

undefined

Disponível em: http://www.vdl.ufc.br/ativa/quadrado_magico.swf, acesso em 03 de set. de 2009.

Atividade 03 -

ENIGMA 1

Distribua uma herança de 342 moedas de ouro entre Harum, Mustafá e Ibn-Saud, três herdeiros árabes, de modo que Harum receba x, Mustafá receba o dobro de Harum e Ibn-Saud, o triplo de Mustafá.

undefined

Disponível em: http:// www.vdl.ufc.br/at iva/enigma.html, acesso em 03 de set. de 2009 .

ENIGMA 2

undefined
Imagem capturada de: http://www.vdl.ufc.br/ativa/enigma2.html

  1. Usando x, escreva uma sentença matemática que mostra quanto os dois têm juntos.
  2. Encontre o valor de x.
  3. Diga quanto tem cada um.

Disponível em: http://www.vdl.ufc.br/ativa/enigma2.html, acesso em 03 de set. de 2009.

Atividade 04 -

Solicite aos alunos que registrem no caderno após as atividades realizadas, em que momentos, na resolução os exercícios, eles tiveram que utilizar conceitos de:

  • Regularidade;
  • Relação entre grandezas e
  • Generalização.

Caso os alunos não compreendam estes conceitos, solicite que façam uma busca no dicionário e esclareça na hora da correção da atividade.

BARROS, G. C. Tessituras em rede: possibilidades de interação e pesquisa a partir de webquests de álgebra. Curitiba: UFPR, 2009. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação: Educação Matemática. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.

LINS, R. C.; GIMENEZ, J. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas: Papirus, 1997.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Movimentando Palitos Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação
  1. A avaliação será contínua, durante o processo das aulas, verificando a participação nas discussões e atividades e nos textos postados no blog.
  2. Critérios para avaliação da catarse:
  •  Pertinência do texto criado em relação ao tema proposto.
  •  Demonstra originalidade, criatividade nos textos apresentados.
  •  Apresenta elaboração pessoal, crítica e fundamentada com base nos conhecimentos estudados/aprendidos.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.