16/12/2009
![]() |
![]() |
![]() |
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Álgebra |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Aritmética |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Operações |
Professor, nesta aula apresentaremos atividades disparadoras do pensamento algébrico.
Atividade 01
Solicite aos alunos que tragam palitos de fósforos, já queimados, para essa atividade, caso opte por realizá-la em sala de aula. A partir das atividades propostas crie uma lista de exercícios para que os alunos realizem em sala de aual, senão realize em laboratório de informática.
Recurso Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/9828
A Álgebra não apenas como resumo à resolução de alguns problemas com a aplicação de regras de manipulação algébrica. Ela se configura como uma forma específica de pensamento, no qual se exploram os significados e a compreensão dos conceitos. O desenvolvimento do pensamento algébrico e da sua linguagem demanda dos alunos o pensamento genericamente elaborado, a compreensão das regularidades e a constituição das relações entre grandezas, além de expressarem matematicamente essas ideias na estrutura de uma situação-problema.
Encontrar o valor desconhecido, o tal valor de x, é o que muitas vezes os alunos ligam a aprendizagem de álgebra, para que realizem atividades que auxiliem a encontrar o valor desconhecido, proponha atividades em sala de aula ou em laboratório de informática similares as propostas a seguir:
Atividade 02:
Quadrado Mágico
Disponível em: http://www.vdl.ufc.br/ativa/quadrado_magico.swf, acesso em 03 de set. de 2009.
Atividade 03 -
ENIGMA 1
Distribua uma herança de 342 moedas de ouro entre Harum, Mustafá e Ibn-Saud, três herdeiros árabes, de modo que Harum receba x, Mustafá receba o dobro de Harum e Ibn-Saud, o triplo de Mustafá.
Disponível em: http:// www.vdl.ufc.br/at iva/enigma.html, acesso em 03 de set. de 2009 .
ENIGMA 2
Imagem capturada de: http://www.vdl.ufc.br/ativa/enigma2.html
Disponível em: http://www.vdl.ufc.br/ativa/enigma2.html, acesso em 03 de set. de 2009.
Atividade 04 -
Solicite aos alunos que registrem no caderno após as atividades realizadas, em que momentos, na resolução os exercícios, eles tiveram que utilizar conceitos de:
Caso os alunos não compreendam estes conceitos, solicite que façam uma busca no dicionário e esclareça na hora da correção da atividade.
BARROS, G. C. Tessituras em rede: possibilidades de interação e pesquisa a partir de webquests de álgebra. Curitiba: UFPR, 2009. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação: Educação Matemática. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.
LINS, R. C.; GIMENEZ, J. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. Campinas: Papirus, 1997.
Nome | Tipo |
---|---|
Movimentando Palitos | Animação/simulação |
Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10535, acesso em 03 de set. de 2009.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!