19/10/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Estar imerso no processo de alfabetização e letramento, reconhecendo o código lido-escrito.
OS GÊNEROS TEXTUAIS EM SALA DE AULA
Por muito tempo, o ensino de Língua Portuguesa nos anos iniciais se ateve à mera decodificação do código escrito, ato mecânico que se opõe à idéia de Letramento ( uso social da língua como meio de interação com o mundo).
Na produção da linguagem escrita, os símbolos gráficos formam as palavras e estas estabelecem um diálogo interno, uma inter-relação, uma tecitura, dando origem ao texto que é a unidade significativa no relacionamento humano. São “janelas para o mundo”. Por isso, é imperativa a necessidade de se trabalhar o texto na escola, como instrumento de inserção do homem na sociedade.
Por sua vez, os textos se agrupam em gêneros textuais, de acordo com suas características próprias: marcas linguísticas formais, intenção comunicativa, suporte gráfico, arquitetura, entre outras.
Finalizando, os textos são instrumentos sócio-historicamente construídos para se realizar a ação da linguagem humana e, assim sendo, devem ser o objeto de ensino de Língua Portuguesa.
A SEQUÊNCIA DIDÁTICA
A sequência didática, sendo um corpus de textos e atividades apropriados a um gênero textual, é uma alternativa eficaz para se vencer a parcelização do conhecimento. Os conhecimentos linguísticos vão se somando, se completando, construindo um todo significativo para o estudante.
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
A história em quadrinhos é um gênero textual instigante, prazeroso, pertinente à realidade do aluno, rico de recursos semióticos e um material didático de fácil aquisição.
Há um vídeo muito interessante sobre o uso da história em quadrinhos na sala de aula encontrado em http://www.dominiopublico.gov.br/dowload/video/me003587.wmv
PRIMEIRA AULA
A professora apresentará aos alunos uma história em quadrinhos no data show, retroprojetor , folhas xerocadas ou cartazes. A numeração dos quadrinhos ajudará à professora a orientar e precisar a observação dos alunos.
A) Leitura silenciosa da história em quadrinhos.
B) A professora fará uma revisão oral com os alunos dos gêneros textuais já conhecidos e estabelecerão, juntos, comparações:
Esta e muitas outras histórias da Turma da Mônica podem ser encontradas no site http://monica.com.br/index.htm
Referência bibliográfica
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação verbal. São Paulo, Martins Fontes, 1992.
CAGLIARE, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo. Scipione, 1990.
DANIELS, H. Vygostsky em foco: pressupostos e desdobramentos; Papirus Editora; SP; 1994.
FERREIRA, Emília e TEBEROSKY, Ana: Psicogênese da Língua Escrita, Porto Alegre, Artes Médicas, 1985
As crianças deverão registrar no caderno as diferenças percebidas entre a história em quadrinhos e os textos narrativos. Na correção oral a professora oportunizará aos alunos emitirem e confrontarem suas opiniões, promovendo assim o crescimento de todos:
Exemplo:Perceberam que a história em quadrinhos tem pouco texto e muitas gravuras? Entenderam que não se usa páragrafos e travessões? Compreenderam os sinais representativos de movimento, expressões e as onomatopeias tão significaivas nos quadrinhos?...
Cinco estrelas 5 calificaciones
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07/11/2012
Cinco estrelasparabenssss!!!!
23/08/2012
Cinco estrelasMuito bom. Claro. Sucinbto e objetivo. Bem embasado.
26/05/2011
Cinco estrelasGostaria de saber quais as principais características do gênero gráfico.
15/03/2011
Cinco estrelasmuito bom
26/09/2010
Cinco estrelasexcelente