28/09/2009
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
O aluno entrará em contato com o expressionismo de Van Gogh e, partindo do contato com as obras " A cadeira de Gauguin" e a "A cadeira de Van Gogh", poderá criar sua própria cadeira. Para tal, ele deverá criar um título para ela, elaborar um design criativo e projetar as características específicas de sua cadeira.
Além de trabalhar a noção de espaço tridimensional, perspectiva e jogo de cores, seu olhar estará sensibilizado para possíveis interpretações que a sua cadeira possibilitará em uma exposição, e com isso, abrirá espaço para o lúdico em sua criação.
Esta aula foi ministrada a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e não há pré-requisitos para a sua aplicação.
O professor deverá iniciar a aula sensibilizando os alunos para a importância do expressionismo na arte, seguindo, como sugestão, os seguintes passos:
Aula 01:
• Demonstrar as principais características do expressionismo, época em que surgiu, apresentando uma visão panorâmica de como este estilo se expressou na arte, conforme a realidade e contextos da época.
• Contar a história de Van Gogh, sua trajetória como artista e características principais de sua pintura.
• Apresentar a imagem do "Auto-retrato com chapéu de palha" (1887 - em óleo sobre tela colado em madeira - 35x27 cm) e enfatizar como ele utilizava a sua carga emocional mediante os jogos de cores e pinceladas carregadas de tinta e de sentimentos.
O professor poderá passar este filme:
http://www.youtube.com/watch?v=O5tKG39G6Qk&feature=related
• Complementar as explicações com a apresentação da obra "Noite estrelada" (1889 - óleo sobre tela - 73x29 cm), cujo vigor, contraste e dinamismo das pinceladas demonstram a grande energia de seus redemoinhos emocionais.
• Apresentar a imagem da "A cadeira de Van Gogh" (1888 - em óleo sobre tela - 93x75 cm) e explicar a importância deste quadro. O artista introduz, com esta tela, um tema novo na pintura - a cadeira- era um objeto colocado nas escolas de arte como exercício para resolução de problemas e observações de desenho de perspectiva, mas com este quadro, a inovação se apresenta como introdução desta temática num limiar "entre a natureza morta e um quadro de interior de fundo realista". A temática da cadeira, até então, ainda não havia sido "protagonista" de obras de tamanha relevância.
• Apresentar a imagem " A cadeira de Gauguin" (1888 - em óleo sobre tela - 93x75 cm). Estabelecer reflexões acerca das duas obras. Perguntar aos alunos: o que as duas cadeiras tem em comum? Quais as diferenças percebidas em ambas? Quais as suas percepções em relação às cores e luminosidade nas duas obras? Ambas parecem ser feitas pelo mesmo artista, por que?
• Refletir com os alunos após as idéias expostas por eles sobre as obras. Ambas telas são de grande simplicidade, sobre um chão vazio e sustentam objetos de uso doméstico, como cachimbo, fumo e uma caixa de cebolas e castiçais acesos com dois livros. Uma cadeira demonstra a ambientação da luz do dia, em contraste com a outra, com aspecto noturno.
• Ler para os alunos a fala de Van Gogh:
"Uma cadeira de madeira e palha toda amarela sobre tijolos vermelhos, contra uma parede (de dia). Depois a cadeira e Gauguin, vermelha e verde; efeito de noite, parede e piso vermelho e verde também..."
& nbsp; Vincent Van Gogh
• Questionar com os alunos, se eles fossem criar uma cadeira, de que materiais ela seria? Por que? Que cores eles utilizariam? Haveria algum objeto pessoal em sua cadeira? Como seria a atmosfera, o ambiente do local onde estaria a cadeira? Em que contexto estaria a cadeira?
• Propor aos alunos a criação de uma nova cadeira, uma cadeira inovadora em que se demonstre a imaginação, um título interessante que dê nome a ela. Eles devem elaborar uma cadeira com formatos, encostos, assentos e materiais diferentes do convencional... imaginado novos contextos.
• Entregar folhas brancas aos alunos para que eles elaborem o título e os esboços iniciais de suas cadeiras.
Aula 02 e aula 03:
• O professor deverá ter as imagens das cadeiras em todas as aulas para que os alunos possam revê-las, caso queiram.
• Os alunos deverão desenvolver suas idéias das cadeiras, desenhá-las e colorí-las utilizando, lápis de cor, hidrocor, giz de cera, etc.
• Poderá passar o seguinte vídeo, na aula 02, para sensibilização dos alunos e visualização de outras obras do artista:
http://www.youtube.com/watch?v=Gi_P8XwrSCU&feature=related
• O professor poderá distribuir folhas coloridas de cartolina, préviamente cortadas com medidas um pouco maiores que o tamanho ofício, para que os desenhos elaborados no papel branco possam ser colados na folha colorida, possibilitando a criação de uma margem com elementos gráficos, de acordo com a escolha de cada aluno.
Aula 04:
• Cada aluno deverá apresentar sua cadeira para a turma, o título e explicações sobre o que ela traz de interessante, de diferente ou de inovador. Assim, cada um terá a oportunidade de expor suas idéias criativas e de desenvolver a habilidade de "falar em público" de uma forma mais descontraída. A turma poderá estar posicionada e organizada em forma de círculo para esta prática.
Exposição:
Após a apresentação dos alunos, o professor poderá montar uma exposição na escola com todos os trabalhos, valorizando assim, todo o processo realizado em aula.
Algumas cadeiras realizadas pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental:
Sugestões bibliográficas:
BARBOSA, Ana Mae (org.) Ensino da Arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. p.335.
GOGH, Vincente van/ [coordenação e organização Folha de São Paulo: tradução de Martin Ernesto Russo]. Coleção Folha Grande Mestres da Pintura. vol.1. Barueri, SP: Editorial Sol 90, 2007.
PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Ed. Ática, 2001. p. 149-150.
Para maiores informações:
• O professor deve estabelecer os critérios de avaliação de forma clara e evidente ao apresentar a proposta de trabalho aos alunos, para que tenham conhecimento do que necessitam desenvolver durante as aulas e consigam atingir os objetivos almejados. As reflexões diante das obras apresentadas, bem como o desenvolvimento de cada idéia particular deve ser incentivada pelo professor, com o intuito de que o aluno expresse através de seu trabalho, uma idéia própria, sem interferências de opiniões dos colegas e que expressem sua linha de pensamento, sua criatividade e imaginação de uma forma lúdica e que contribua com o processo da Abordagem Triangular de Ana Mae e suas seis possibilidades de articulações nas dinâmicas do Apreciar, Contextualizar e Fazer.
• O professor deve também ser um incentivador em todas as fases do processo e avaliar o interesse, participação e questionamentos apresentados pelos alunos nas reflexões sobre as obras apresentadas. Deverá acompanhá-los para analisar até que ponto envolveram-se com a proposta chegando à criação de sua cadeira, verificando também a proposta de cada aluno, título, coerência e expressividade da idéia elaborada, bem como a participação dos mesmos na apresentação de seus desenhos.
Cinco estrelas 2 classificações
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05/05/2012
Cinco estrelasmuito boa
24/03/2010
Cinco estrelasAs obras de Van Gogh são de extrema beleza e nos causam muitas emoções! Sua proposta com o tema escolhido foi brilhante e as produções das crianças refletem o quanto também foram tocadas! Parabéns!