Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Leitura e Produção de textos

 

18/09/2009

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • ler e interpretar crônicas;
  • estabelecer relações entre o tema abordados nos textos lidos e questões da realidade;
  • produzir uma crônica.
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • conhecer o gênero textual crônica;
  • demonstrar habilidades básicas de leitura;
  • fazer distinção entre linguagem conotativa e denotativa.
Estratégias e recursos da aula

AULA 1
ATIVIDADE


1- Como motivação, o professor deverá apresentar o tema da aula aos alunos, qual seja: a eterna busca da felicidade pelo homem. O ser humano sempre se sentiu insatisfeito e por isso, sente a necessidade de buscar a felicidade. Mas o que é felicidade? O que é realmente ser feliz? Onde o ser humano está buscando a felicidade? No carro, no dinheiro, no prazer exacerbado, na fama, no sucesso, no poder? Onde está a verdadeira felicidade? Após essa reflexão, o professor poderá perguntar aos alunos: O que o faz feliz? Algum dia, de sua janela você já observou algo que o deixou feliz? É preciso ser rico para ser feliz? Para ser feliz, do que você precisa?


Importante: os alunos deverão se expressar livremente. Eles poderão expor a sua opinião, por exemplo, após tomarem conhecimento da visão de Fábio Júnior e Cecília Meireles sobre o assunto.


2- Na sequência, o professor deverá mostrar aos alunos o vídeo com a música “Felicidade” de Fábio Júnior. Pedir a eles que observem a que o eu- lírico compara a felicidade na letra dessa música.


FelicidadeFábio Jr.


Um jeito, um gesto
Um golpe de ternura
E a vida volta logo pro lugar
Uma palavra é uma coisa dura
Só sentimento pode libertar...

O tempo faz o jogo
Dos desejos
Eu sei que você sabe
Esperar
O dia amanhecer
Por entre os dedos
E aí saber que o sonho
É bom demais...

Felicidade!
Brilha no ar
Como uma estrela
Que não está lá
É uma viagem
Doce magia
E uma ilusão
Que a gente não escolhe
Mas que espera viver
Um dia...

Felicidade!
Quando estou em sua
Companhia
Brilha no ar!
E nos seus olhos
Me deixou brilhar
Felicidade!
Eu vejo aquela estrela
Fantasia
Mesmo sabendo que ela não
Está lá...

Felicidade!
Brilha no ar
Como uma estrela
Que não está lá
Conto de fadas
História comum
Como se fosse
Uma gota d'água
Descobrindo
Que é o mar azul...

Felicidade!
Brilha no ar
Como uma estrela
Que não está lá
Conto de fadas
História comum
Como se fosse
Uma gota d'água
Descobrindo
Que é o mar azul
Descobrindo
Que é o mar azul...

Felicidade!

Disponível em: http://letras.terra.com.br/fabio-jr/45840/

Acesso em 03/09/2009


Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jqjVnWXv6xk

 Acesso em 03/09/2009

3- Após a audição da música, o professor deverá solicitar aos alunos que responda as questões seguintes (oralmente ou por escrito).
a) O que é felicidade para o eu-lírico?
b) Para expressar a sua visão a respeito da felicidade o eu- lírico estabelece comparações. A que ele compara a felicidade?
c) Observe esta passagem do texto: “Felicidade!/Brilha no ar/Como uma estrela/Que não está lá”. Como você interpreta esses versos?
d) Você se identifica com o pensamento do eu-lírico a respeito da felicidade? Justifique sua resposta.
d) Diga o que é felicidade para você, substituindo as expressões destacadas no refrão da música, por outras que representem a sua visão.
Felicidade!


Brilha no ar
Como uma estrela
Que não está lá
É uma viagem
Doce magia
E uma ilusão
Que a gente não escolhe
Mas que espera viver
Um dia...

Importante:
O professor deverá entregar uma cópia xerocada da letra da música aos alunos.


AULA 2
ATIVIDADE

Levar os alunos ao laboratório de i nformática e orientá -los a pesquisar sobre:
a) quem foi Cecília Meireles.
b) fazer uma revisão sobre o que é uma crônica.

Disponível em:
www.releituras.com/cmeireles_bio.asp

Acesso em 02-009-2009
www.wikipedia.org/wiki/Crônica 

 Acesso em 02/09/2009

AULA 3
ATIVIDADE 1

Na sala de aula, para resgatar as características do gênero textual crônica, o professor deverá pedir aos alunos que exponham o que pesquisaram sobre Cecília Meireles e sobre crônica, principalmente quanto à estrutura e à linguagem.
Em seguida, deverá entregar aos alunos uma cópia da crônica de Cecília Meireles ¨Arte de ser feliz¨. Pedir a eles que façam a leitura silenciosa do texto.
Após a leitura silenciosa, pedir a um aluno que faça a leitura oral do texto. Concomitantemente a essa, o professor deverá ir colando no quadro a fachada de uma casa com uma janela feita em papel cartão. À medida que a leitura for feita, o professor vai mudando os elementos anunciados pela autora os quais ela diz que a deixavam feliz, tais como um jasmineiro em flor, uma mangueira, uma cidadezinha, etc.
Importante:
A fachada da casa, bem como os outros elementos deverão ser preparados antecipadamente pelo professor. O objetivo dessa representação é possibilitar aos alunos tornar mais concretas as idéias da autora a respeito do tema abordado.


A Arte de Ser Feliz


HOUVE um tempo em que a minha janela se abria para um chalé. Na ponta do chalé brilhava um grande ovo de louça azul. Nesse ovo costumava pousar um pombo branco. Ora, nos dias límpidos, quando o céu ficava da mesma cor do ovo de louça, o pombo parecia pousado no ar. Eu era criança, achava essa ilusão maravilhosa e sentia-me completamente feliz.
HOUVE um tempo em que a minha janela dava para um canal. No canal oscilava um barco. Um barco carregado de flores. Para onde iam aquelas flores? Quem as comprava? Em que jarra, em que sala, diante de quem brilhariam, na sua breve existência? E que mãos as tinham criado? E que pessoas iam sorrir de alegria ao recebê-las? Eu não era mais criança, porém a minha alma ficava completamente feliz.
HOUVE um tempo em que minha janela se abria para um terreiro, onde uma vasta mangueira alargava sua copa redonda. À sombra da árvore, numa esteira, passava quase todo o dia sentada uma mulher, cercada de crianças. E contava histórias. Eu não podia ouvir, da altura da janela; e mesmo que a ouvisse, não a entenderia, porque isso foi muito longe, num idioma difícil. Mas as crianças tinham tal expressão no rosto, e às vezes faziam com as mãos arabescos tão compreensíveis, que eu participava do auditório, imaginava os assuntos e suas peripécias e me sentia completamente feliz.
HOUVE um tempo em que a minha janela se abria sobre uma cidade que parecia feita de giz. Perto da janela havia um pequeno jardim seco. Era uma época de estiagem, de terra esfarelada, e o jardim parecia morto. Mas, todas as manhãs vinha um pobre homem com um balde e em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas. Não era uma rega: era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse. E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos magros e meu coração ficava completamente feliz.
MAS, quando falo dessas pequenas felicidades certas, que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem, outros que só existem diante das minhas janelas e outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.

Disponível em:  

http://amorecultura.vilabol.uol.com.br/artefeli.htm

Acesso em 17- 08-2009

 < /p>

ATIVIDADE 2:Propor aos alunos algumas questões sobre o texto lido as quais deverão ser respondidas oralmente ou por escrito no caderno, a critério do professor.
1- Qual o tema do texto lido e qual a relação desse tema com o título?
2- No texto, o narrador faz referência a um passado distante e repleto de lembranças. Em que essas lembranças se baseavam?
3- Explique porque o narrador se sentiu feliz ao observar:
¨um grande ovo de louça azul com um pombo em cima num dia límpido¨
¨um barco cheio de flores passando por um canal¨
¨um jasmineiro em flor¨.
4- O narrador abriu a janela em diferentes paisagens. Avistou um chalé, um canal, um terreiro, uma cidade feita de giz, entre outras paisagens. A partir dessa informação podemos concluir que a vida do narrador era estável e sossegada, ou que era cheia de acontecimentos e mudanças? Justifique sua resposta.
5- Após a leitura do texto a que conclusão se pode chegar a respeito da felicidade?


AULA 4
ATIVIDADE
 
Produção de texto:
Propor aos alunos que produzam uma crônica cuja temática de reflexão seja sua concepção de felicidade. Para isso, poderão seguir o modelo usado por Cecília Meireles em ¨Arte de ser feliz¨. Ou seja, o narrador pode se colocar em uma janela que se abre para diferentes paisagens, e que o leve a refletir sobre como a felicidade pode estar em pequenas coisas.
Os alunos deverão entregar o texto produzido à professora para correção.

Recursos Complementares

Filmes:• À procura da felicidade
• A felicidade não se compra

Avaliação

AvaliaçãoA avaliação dar-se-á de forma processual, isto é, em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas e, individualmente, por meio da realização das diferentes atividades escritas.

Importante:

As produções dos alunos serão corrigidas pelo professor, devolvidas aos alunos para serem reescritas, se necessário. Os textos poderão ser expostos no mural da classe ou em outro local apropriado, com a autorização dos alunos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Perpétua Lemos Cardoso, ESC EST FCO DE ASSIS DA SILVA 1 E 2 GR , Rio Grande do Norte - disse:
    lemoscardoso@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Lauzita quero parabenizá-la pela sua excelente aula. Esse espaço é tudo de bom, dá dicas excelentes.Um abraço Perpétua


  • JOCINETO, Escola Estadual Nilo Pereira , Amazonas - disse:
    jocineto@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Echei maravilhoso seu método para esta atividade.Sempre gostei de trabalhar a produção textual,mas infelizmente nossos livros didáticos são muitos restritos .Tenho absoluta certeza que tudo isso irá contribuir muito para a melhoria de minhas atividades.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.