18/09/2009
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
AULA 1
ATIVIDADE
1- Como motivação, o professor deverá apresentar o tema da aula aos alunos, qual seja: a eterna busca da felicidade pelo homem. O ser humano sempre se sentiu insatisfeito e por isso, sente a necessidade de buscar a felicidade. Mas o que é felicidade? O que é realmente ser feliz? Onde o ser humano está buscando a felicidade? No carro, no dinheiro, no prazer exacerbado, na fama, no sucesso, no poder? Onde está a verdadeira felicidade? Após essa reflexão, o professor poderá perguntar aos alunos: O que o faz feliz? Algum dia, de sua janela você já observou algo que o deixou feliz? É preciso ser rico para ser feliz? Para ser feliz, do que você precisa?
Importante: os alunos deverão se expressar livremente. Eles poderão expor a sua opinião, por exemplo, após tomarem conhecimento da visão de Fábio Júnior e Cecília Meireles sobre o assunto.
2- Na sequência, o professor deverá mostrar aos alunos o vídeo com a música “Felicidade” de Fábio Júnior. Pedir a eles que observem a que o eu- lírico compara a felicidade na letra dessa música.
FelicidadeFábio Jr.
Um jeito, um gesto
Um golpe de ternura
E a vida volta logo pro lugar
Uma palavra é uma coisa dura
Só sentimento pode libertar...
O tempo faz o jogo
Dos desejos
Eu sei que você sabe
Esperar
O dia amanhecer
Por entre os dedos
E aí saber que o sonho
É bom demais...
Felicidade!
Brilha no ar
Como uma estrela
Que não está lá
É uma viagem
Doce magia
E uma ilusão
Que a gente não escolhe
Mas que espera viver
Um dia...
Felicidade!
Quando estou em sua
Companhia
Brilha no ar!
E nos seus olhos
Me deixou brilhar
Felicidade!
Eu vejo aquela estrela
Fantasia
Mesmo sabendo que ela não
Está lá...
Felicidade!
Brilha no ar
Como uma estrela
Que não está lá
Conto de fadas
História comum
Como se fosse
Uma gota d'água
Descobrindo
Que é o mar azul...
Felicidade!
Brilha no ar
Como uma estrela
Que não está lá
Conto de fadas
História comum
Como se fosse
Uma gota d'água
Descobrindo
Que é o mar azul
Descobrindo
Que é o mar azul...
Felicidade!
Disponível em: http://letras.terra.com.br/fabio-jr/45840/
Acesso em 03/09/2009
Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jqjVnWXv6xk
Acesso em 03/09/2009
3- Após a audição da música, o professor deverá solicitar aos alunos que responda as questões seguintes (oralmente ou por escrito).
a) O que é felicidade para o eu-lírico?
b) Para expressar a sua visão a respeito da felicidade o eu- lírico estabelece comparações. A que ele compara a felicidade?
c) Observe esta passagem do texto: “Felicidade!/Brilha no ar/Como uma estrela/Que não está lá”. Como você interpreta esses versos?
d) Você se identifica com o pensamento do eu-lírico a respeito da felicidade? Justifique sua resposta.
d) Diga o que é felicidade para você, substituindo as expressões destacadas no refrão da música, por outras que representem a sua visão.
Felicidade!
Brilha no ar
Como uma estrela
Que não está lá
É uma viagem
Doce magia
E uma ilusão
Que a gente não escolhe
Mas que espera viver
Um dia...
Importante:
O professor deverá entregar uma cópia xerocada da letra da música aos alunos.
AULA 2
ATIVIDADE
Levar os alunos ao laboratório de i nformática e orientá -los a pesquisar sobre:
a) quem foi Cecília Meireles.
b) fazer uma revisão sobre o que é uma crônica.
Disponível em:
www.releituras.com/cmeireles_bio.asp
Acesso em 02-009-2009
www.wikipedia.org/wiki/Crônica
Acesso em 02/09/2009
AULA 3
ATIVIDADE 1
A Arte de Ser Feliz
HOUVE um tempo em que a minha janela se abria para um chalé. Na ponta do chalé brilhava um grande ovo de louça azul. Nesse ovo costumava pousar um pombo branco. Ora, nos dias límpidos, quando o céu ficava da mesma cor do ovo de louça, o pombo parecia pousado no ar. Eu era criança, achava essa ilusão maravilhosa e sentia-me completamente feliz.
HOUVE um tempo em que a minha janela dava para um canal. No canal oscilava um barco. Um barco carregado de flores. Para onde iam aquelas flores? Quem as comprava? Em que jarra, em que sala, diante de quem brilhariam, na sua breve existência? E que mãos as tinham criado? E que pessoas iam sorrir de alegria ao recebê-las? Eu não era mais criança, porém a minha alma ficava completamente feliz.
HOUVE um tempo em que minha janela se abria para um terreiro, onde uma vasta mangueira alargava sua copa redonda. À sombra da árvore, numa esteira, passava quase todo o dia sentada uma mulher, cercada de crianças. E contava histórias. Eu não podia ouvir, da altura da janela; e mesmo que a ouvisse, não a entenderia, porque isso foi muito longe, num idioma difícil. Mas as crianças tinham tal expressão no rosto, e às vezes faziam com as mãos arabescos tão compreensíveis, que eu participava do auditório, imaginava os assuntos e suas peripécias e me sentia completamente feliz.
HOUVE um tempo em que a minha janela se abria sobre uma cidade que parecia feita de giz. Perto da janela havia um pequeno jardim seco. Era uma época de estiagem, de terra esfarelada, e o jardim parecia morto. Mas, todas as manhãs vinha um pobre homem com um balde e em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas. Não era uma rega: era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse. E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos magros e meu coração ficava completamente feliz.
MAS, quando falo dessas pequenas felicidades certas, que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem, outros que só existem diante das minhas janelas e outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.
Disponível em:
http://amorecultura.vilabol.uol.com.br/artefeli.htm
Acesso em 17- 08-2009
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ATIVIDADE 2:Propor aos alunos algumas questões sobre o texto lido as quais deverão ser respondidas oralmente ou por escrito no caderno, a critério do professor.
1- Qual o tema do texto lido e qual a relação desse tema com o título?
2- No texto, o narrador faz referência a um passado distante e repleto de lembranças. Em que essas lembranças se baseavam?
3- Explique porque o narrador se sentiu feliz ao observar:
¨um grande ovo de louça azul com um pombo em cima num dia límpido¨
¨um barco cheio de flores passando por um canal¨
¨um jasmineiro em flor¨.
4- O narrador abriu a janela em diferentes paisagens. Avistou um chalé, um canal, um terreiro, uma cidade feita de giz, entre outras paisagens. A partir dessa informação podemos concluir que a vida do narrador era estável e sossegada, ou que era cheia de acontecimentos e mudanças? Justifique sua resposta.
5- Após a leitura do texto a que conclusão se pode chegar a respeito da felicidade?
AULA 4
ATIVIDADE
Produção de texto:
Propor aos alunos que produzam uma crônica cuja temática de reflexão seja sua concepção de felicidade. Para isso, poderão seguir o modelo usado por Cecília Meireles em ¨Arte de ser feliz¨. Ou seja, o narrador pode se colocar em uma janela que se abre para diferentes paisagens, e que o leve a refletir sobre como a felicidade pode estar em pequenas coisas.
Os alunos deverão entregar o texto produzido à professora para correção.
Filmes:• À procura da felicidade
• A felicidade não se compra
AvaliaçãoA avaliação dar-se-á de forma processual, isto é, em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas e, individualmente, por meio da realização das diferentes atividades escritas.
Importante:
As produções dos alunos serão corrigidas pelo professor, devolvidas aos alunos para serem reescritas, se necessário. Os textos poderão ser expostos no mural da classe ou em outro local apropriado, com a autorização dos alunos.
Quatro estrelas 2 classificações
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24/03/2010
Cinco estrelasLauzita quero parabenizá-la pela sua excelente aula. Esse espaço é tudo de bom, dá dicas excelentes.Um abraço Perpétua
24/03/2010
Quatro estrelasEchei maravilhoso seu método para esta atividade.Sempre gostei de trabalhar a produção textual,mas infelizmente nossos livros didáticos são muitos restritos .Tenho absoluta certeza que tudo isso irá contribuir muito para a melhoria de minhas atividades.