Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Chuva ácida

 

20/01/2009

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Compreender como a chuva ácida é formada;
• Identificar os principais fatores que agravam a chuva ácida.
Duração das atividades
Uma aula 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Ácidos e Bases;
• Reações de neutralização.
Estratégias e recursos da aula

Conteúdos específicos:

• Chuva ácida;

• Escala de pH.

Recurso educacional:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/677/imagens/Set_6_f2.jpg

Para baixar a animação clique na imagem.

 

Introduzindo a aula: (5 min.)
Inicie a aula perguntando aos alunos o que é a chuva ácida? Será que a chuva ácida pode ser perigosa?

Desenvolvendo a aula: (25 min.)
Após as indagações dos alunos, explique que a chuva ácida é formada através da reação química entre alguns gases que estão na atmosfera com a água da chuva. Normalmente a água da chuva já é ácida devido a reação natural entre a água da chuva e o gás carbônico. Após as explicações divida a turma em grupos de três ou quatro alunos, peça para que eles iniciem a simulação presente no site do Rived: http://www.rived.mec.gov.br/sistema/upload/zip/135.rar. Diga a eles que a animação será orientada pelo professor.
A animação explica as formas que a chuva ácida é formada. No inicio da animação será necessário informar o nome de um aluno. Em seguida a animação apresenta uma questão problema sobre o lago da cidade. Logo após, apresenta um provável motivo para explicar o ocorrido. Depois apresenta a imagem do lago e de várias nuvens, onde será mostrado o ciclo da água. Neste ponto, peça para que os alunos observem a escala de pH que existe no canto direito, peça também para que eles cliquem na imagem do livro que se encontra no canto superior direito para obter informações sobre os ácidos, óxidos e sobre a escala de pH. Após esses procedimentos, explique aos alunos que existe uma escala numérica denominada pH, com valores entre 0 e 14, que indica se o meio é ácido, básico ou neutro.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/677/imagens/Set_6_f1.jpg

Peça para que os alunos anotem o valor final o pH e pergunte aos al unos por que o valor do pH está diminuindo? Após ouvir as respostas dos alunos, explique que a água do l ago está ficando cada vez mais ácida. Peça para que os alunos prossigam na animação. Na página seguinte os alunos deverão clicar nas nuvens e observar o ocorrido. Pergunte aos alunos o que está acontecendo no interior das nuvens? Após ouvir as respostas dos alunos, explique que o gás carbônico (CO2) que se encontra na atmosfera, é dissolvido na água da chuva formando o ácido carbônico H2CO3.
Explique aos alunos que o ácido carbônico é útil ao ecossistema, pois participa do processo químico de formação dos solos argilosos. O ácido carbônico reage com o feldspato, formando a argila. É interessante lembrar ainda que o ácido carbônico é um compostos instável, desdobrando-se facilmente na natureza novamente em água e dióxido de carbono, ou seja, ocorre a reação inversa.
Explique também que a quantidade de gás carbônico que existe naturalmente na atmosfera não é suficiente para causar chuvas ácidas que causem grandes problemas ao homem e ao meio ambiente.
Após a explicação, peça para que os alunos prossigam na animação. Na próxima tela, a animação apresenta a destruição da floresta que beirava o lago, para a instalação de uma fábrica. Novamente, peça para que os alunos observem e anotem o valor do pH. Pergunte aos alunos o que está acontecendo com a floresta que beira o lago? Após as indagações dos alunos, peça para eles comparem os valores do pH do lago antes (pH = 5,8) e depois (pH = 2,5) da construção da fábrica. Pergunte por que o valor do pH do lago diminuiu após a instalação da fábrica? Após ouvir as respostas dos alunos, explique que a fábrica está lançando na atmosfera os gases dióxido de enxofre (SO2) e óxido de nitrogênio (NO), em grandes quantidades. Peça para que os alunos continuem a animação e cliquem novamente nas nuvens. Pergunte aos alunos o que acontece com dióxido de enxofre e com o óxido de nitrogênio ao entrarem em contato com a água da chuva? Após as indagações dos alunos, explique que não só o gás carbônico, mas também outros óxidos reagem com a água para formar ácidos, como é o caso do ácido sulfúrico.
Esses ácidos caem, depois, com a água da chuva e, como são ácidos fortes e corrosivos, poluem severamente o ecossistema: rios, lagoas, florestas, mares; têm se u ambiente biológico prejudicado, pois a vida é agredida e ameaçada por esses ácidos. A população humana também sofre efeitos do que se passou a chamar chuva ácida. Efeitos como problemas pulmonares. Explique também que além da agressão à natureza em si, a chuva ácida deixa suas marcas na arquitetura, em todo o mundo: os ácidos da chuva reagem com a superfície construída, corroendo-a e em alguns casos, até mesmo destruindo algumas de suas partes.
Após as explicações, peça para que os alunos prossigam na animação. Na tela seguinte os alunos poderão variar o valor do pH e verificar as alterações ocorridas. Para finalizar a animação peça para os que respondam as questões propostas no final da animação.
Para finalizar a aula, explique aos alunos que atualmente boa parte das cidades chinesas sofrem com o problema da chuva ácida. Segundo números apresentados em entrevista coletiva por especialistas, 357 das 696 cidades chinesas onde o fenômeno é estudado apresentaram indícios de chuva ácida. Elas representam 51,3% do total (Fonte: Estadão Online).
Para finalizar a aula peça para os alunos respondam as questões propostas na parte de sistematização da aula.

Sistematizando a aula: (20 min.)

Para sistematizar e consolidar os conteúdos explorados na simulação e nas explicações do professor, os alunos deverão responder as seguintes questões:

Questões da Animação

  1. Explique por que a água da chuva tem um caráter ácido.
  2. Por que o pH do lago diminui a medida que a quantidade de chuva aumenta?
  3. Quais os problemas causados pela instalação da fábrica a margem do lago?
  4. Explique qual a utilidade da escala de pH.


Sugestão de alternativa para o desenvolvimento da aula

Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar a simulação para a turma.
 

Recursos Complementares
Para o aluno:
Vídeo que simula a chuva ácida em laboratório. Para visualizar este e outros vídeos clique no link abaixo: http://nautilus.fis.uc.pt/bl/conteudos/23/index.html.
Avaliação
A avaliação poderá ser feita através da correção das questões propostas na parte de sistematização da aula.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Anna Carolina Estanislau de Mendonça Mello de Pinho, C.E. FRANCISCO PORTELLA , Rio de Janeiro - disse:
    annacarolpinho@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente a aula! Pegarei a idéia para trabalhar com os alunos na sala de aula. Traz explicaçoes adicionais sobre a chuva ácida, escala de PH tao importante, e com o vídeo traz o problema para o cotidiano dos alunos mostrando que afeta a todos nós, e está sim presente a chuva ácida.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.