Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Números decimais – leitura, escrita e representação no quadro posicional

 

21/11/2009

Autor e Coautor(es)
FLAVIA APARECIDA BRITTO
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG COLTEC - COLEGIO TECNICO DA UFMG

Edmar Rabelo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula, o aluno poderá desenvolver maior familiaridade com o significado, a leitura, a escrita e a representação de números decimais no quadro posicional.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor já deverá ter trabalhado com seus alunos as frações decimais (representação, leitura e escrita), bem como introduzido a noção de número decimal (décimos, centésimos e milésimos,...).

Estratégias e recursos da aula

Confecção da atividade


      Para esta aula sugerimos ao professor que monte um painel com o quadro posicional da seguinte forma:

      Faça um boa quantidade (de acordo com o tanto de alunos para os quais esta atividade será aplicada) de fichas contendo os nossos algarismos (0, 1, 2,... , 9).
      Faça fichas contendo a escrita por extenso de números decimais (SUGESTÃO: uma para cada aluno que participará da atividade).
       Para cada número decimal escrito faça uma ficha da fração decimal correspondente.


Aplicação da atividade


        Deixe a disposição dos alunos (em uma mesa, por exemplo) as fichas com os algarismos e com as frações decimais. Coloque em um envelope as fichas com a escrita por extenso dos números.
        Solicite a cada aluno que retire do envelope uma ficha com um número escrito por extenso. Peça a ele que represente este número no quadro posicional, usando os algarismos disponíveis, bem como o associe a fração decimal correspondente (você pode afixar isso no quadro).
        Discuta com os alunos a associação (escrita – representação decimal – representação fracionária) realizada pelo colega.


 Uma possível variação da atividade


          Organize os alunos em grupos. Distribua uma certa quantidade de fichas com a escrita por extenso para cada grupo e peça a eles que conjuntamente completem o quadro sugerido.
          Solicite que cada grupo apresente aos demais o quadro preenchido, abrindo assim a discussão da associação (escrita – representação decimal – representação fracionária) realizada por eles.

Avaliação

         No momento em que os alunos, expõem a maneira através da qual realizam as associações (escrita – representação decimal – representação fracionária) o professor pode perceber as eventuais dificuldades dos mesmos com relação aos significados construídos. Desse modo, é possível planejar e desenvolver outras situações de aprendizagem com o propósito de retomada e aprofundamento dos assuntos discutidos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.