21/11/2009
Edmar Rabelo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Com esta aula, o aluno poderá desenvolver maior familiaridade com o significado, a leitura, a escrita e a representação de números decimais no quadro posicional.
O professor já deverá ter trabalhado com seus alunos as frações decimais (representação, leitura e escrita), bem como introduzido a noção de número decimal (décimos, centésimos e milésimos,...).
Confecção da atividade
Para esta aula sugerimos ao professor que monte um painel com o quadro posicional da seguinte forma:
Faça um boa quantidade (de acordo com o tanto de alunos para os quais esta atividade será aplicada) de fichas contendo os nossos algarismos (0, 1, 2,... , 9).
Faça fichas contendo a escrita por extenso de números decimais (SUGESTÃO: uma para cada aluno que participará da atividade).
Para cada número decimal escrito faça uma ficha da fração decimal correspondente.
Aplicação da atividade
Deixe a disposição dos alunos (em uma mesa, por exemplo) as fichas com os algarismos e com as frações decimais. Coloque em um envelope as fichas com a escrita por extenso dos números.
Solicite a cada aluno que retire do envelope uma ficha com um número escrito por extenso. Peça a ele que represente este número no quadro posicional, usando os algarismos disponíveis, bem como o associe a fração decimal correspondente (você pode afixar isso no quadro).
Discuta com os alunos a associação (escrita – representação decimal – representação fracionária) realizada pelo colega.
Uma possível variação da atividade
Organize os alunos em grupos. Distribua uma certa quantidade de fichas com a escrita por extenso para cada grupo e peça a eles que conjuntamente completem o quadro sugerido.
Solicite que cada grupo apresente aos demais o quadro preenchido, abrindo assim a discussão da associação (escrita – representação decimal – representação fracionária) realizada por eles.
No momento em que os alunos, expõem a maneira através da qual realizam as associações (escrita – representação decimal – representação fracionária) o professor pode perceber as eventuais dificuldades dos mesmos com relação aos significados construídos. Desse modo, é possível planejar e desenvolver outras situações de aprendizagem com o propósito de retomada e aprofundamento dos assuntos discutidos.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/11/2011
Cinco estrelasMuito boom o site amei as explicações e tudo Parabéns !!