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Incêndios e queimadas - Vamos evitar?

 

28/09/2009

Autor e Coautor(es)
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ANDREA DA SILVA CASTAGINI

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar ações cotidianas que podem desencadear incêndios ou queimadas.

Identificar os fatores que contribuem para incêndios florestais.

Refletir sobre ações que possam minimizar a prática das queimadas e incêndios.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A aula pode ser adaptada para a modalidade EJA, neste caso, enfatize as ações cotidianas que podem resultar em queimadas e incêndios.

O recurso indicado é voltado para o ensino fundamental, para o ensino médio, utilize-o como exemplo da atividade que os alunos deverão fazer.

Em todos os casos, é interessante o professor analisar a disponibilidade do laboratório de informática para a realização das atividades sugeridas.

Estratégias e recursos da aula

Termina a fase de chuvas em uma localidade e logo é noticiado incêndios e queimadas, às vezes de grandes proporções. Inicie a aula questionando os alunos sobre o que sabem sobre incêndios e queimadas. Em alguns lugares, é comum os moradores queimarem folhas secas ou mesmo lixo. Esta é uma prática nociva para o meio ambiente. Será que seus alunos a praticam, ou conhecem quem faz ações como essas? De que maneira esta ação prejudica o meio ambiente?

Problematização

No mês de setembro foi noticiada um grande incêndio nos Estados Unidos. A reportagem encontra-se disponível no endereço abaixo:

  • Acessado dia 06/09/09.

Entretanto este não é um problema exclusivo do hemisfério Norte. O Brasil também é alvo constante de incêndios e queimadas, como mostra o vídeo disponível abaixo:

  • Acessado dia 07/09/09.

E o texto que relaciona a estiagem e as queimadas:

  • Acessado dia 07/09/09.

Dica:

Após a leitura, trabalhe com os alunos quais são os pontos em comum em todas as situações retratadas. O que origina estes incêndios? Quais as conseqüências para o ambiente e para a humanidade? O que é possível fazer para evitar estes problemas?

A fim de ampliar o conhecimento sobre o tema, leve os alunos para o laboratório de informática. O Portal do Professor tem recursos de aprendizagem que enriquecerão o aprendizado.

Sugerimos a animação Incêndios Florestais.

.

.Incêndios florestais

.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=13962

Questão para reflexão: Por que a incidência de incêndios florestais é maior na primavera/outono?

Professor! A proposta do vídeo é mais adequada ao Ensino Fundamental séries finais, entretanto o vídeo poderá ser um exemplo de trabalho para o Ensino Médio, detalharemos mais a seguir.

A atividade a seguir proporcionará a reflexão sobre o tema, além de mexer com a criatividade e o trabalho em equipe. A partir do vídeo mostrado anteriormente, peça que os alunos se organizem em equipes de 3 a 4 integrantes e pesquisem mais sobre o tema Incêndios e Queimadas.

Possibilidades de exploração da pesquisa:

- Biomas recentemente afetados;

- Seres vivos em perigo de extinção devido à queimadas e incêndios;

- Relação do tema com o efeito estufa;

- Relação do tema com poluição do ar;

- Espécies que necessitam das temperaturas altas para sobreviver;

A partir da pesquisa, os alunos deverão montar um vídeo (ou animação) que apresente os dados pesquisados. Os produtos confecc ionados pelos alunos d evem ter a duração entre 1 minuto e no máximo 3 minutos. Pode parecer pouco, mas fazer vídeos e animações requer muito trabalho. É possível que os alunos precisem de mais tempo que uma aula de 50 minutos para concluírem seus trabalhos, portanto, é importante que o laboratório de informática esteja disponível para utilização fora do horário das aulas.

O primeiro passo – Roteiro: ou seja, como será a apresentação deles (seja vídeo ou animação). Interessante se o professor pedir o roteiro junto com a pesquisa, e assim, quando os alunos chegarem no laboratório, já terão o roteiro pronto, sobrando mais tempo para os próximos passos. Um software livre para escrever roteiros é o CELTX (maiores informações em http://www.roteirodecinema.com.br/softwares/celtx.htm acessado em 12/09/2009)

Imagens – Os alunos poderão trabalhar seus vídeos com imagens feitas por eles (desenhos ou fotografias) ou capturadas da internet (em Recursos Adicionais citamos fontes de pesquisas de imagens). Oriente os alunos a obterem estas imagens antes da aula para a confecção dos vídeos.

PROCEDIMENTO

Utilize uma aula de 50 minutos para orientar os alunos a manipularem os softwares e sítios sugeridos abaixo, com a finalidade de elaborarem seus vídeos ou animações.

Após idealizado a sequência desejada, de posse do roteiro, instrua os alunos a montarem a apresentação. Caso a opção desejada seja uma animação, sugerimos o sítio Animasher (disponível em: http://www.animasher.com/). Agora se os alunos se aventurarem a fazer um vídeo, o sítio Jay Cut Beta pode dar uma mãozinha (disponível em: http://jaycut.com/).

Terminada esta fase, os alunos devem se organizar para apresentarem seus trabalhos à turma. Se for possível, filme as apresentações dos alunos. Além de registro de atividades, a filmagem poderá servir de objeto de análise para uma auto-avaliação dos alunos.

Curiosidade: É interessante lembrar que há softwares disponíveis que auxiliam na confecção de roteiro e storyboard (não é imprescindível utilizá-los, mas facilitam e organizam o trabalho a seguir). Um programa sugerido é o Celtx (disponível em: http://celtx.com/). Na página é possível fazer o download em língua portuguesa. É necessário instalar o programa no computador, e o mais interessante é que este software é gratuito e livre. Ao abrir o programa é possível escolher entre uma gama de opções.

Retome a discussão inicial sobre fatores que favorecem as queimadas e incêndios florestais. Seus alunos com certeza terão mais informações para debater.

As ações cotidianas que podem desencadear incêndios ou queimadas.

Os fatores que contribuem para incêndios florestais.

Registrar as ações que possam minimizar a prática das queimadas e incêndios.

Ações podemos fazer para coibir a ocorrência destes fenômenos em nossa região.

Solicite um estudante voluntário para o registro das discussões e das ações que a turma pretende assimir.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Incêndios florestais Animação/simulação
Recursos Complementares

Cartilha em pdf para os alunos fazerem do download do IBRAM - Instituto Brasília Ambiental. Incêndios Florestais. Disponível em http://www.ibram.df.gov.br/sites/400/406/00000590.pdf acessado em 12/09/2009.

Avaliação

A avaliação poderá se dar sobre a produção dos alunos. Neste caso, sugerimos o uso de rubricas.

Caso o professor tenha filmado as apresentações, poderá passá-las aos alunos pedindo que analisem o que mudariam na postura e conteúdo, e desta forma, se auto-avaliarem.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • FRANCIELE RIBACKI, CEJA SILVA FREIRE - CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS , Mato Grosso - disse:
    franribacki@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Essa e uma sugestão de aula muito válida. Partir de situações cotidianas do aluno é relevante para evitar e combater incêndios, o que permitirá a reflexão do aluno sobre suas ações, de maneira que o mesmo opte por medidas cotidians que o ptem pela preservação e manutenção a biosfera. o uso de meios de comunição e/ou informatização durante a aula, permite que a aula seja mais prazerosa, com o aluno se dedicando mais durante o desenvolvimento da atividade, com resltados mais significativos.


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