Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Poluição e o Ambiente

 

02/11/2009

Autor e Coautor(es)
Patricia Aleixo Garcia
imagem do usuário

BELEM - PA E E E F M AVERTANO ROCHA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta atividade todos os envolvidos terão maior conhecimento acerca dos tipos de poluição e como afetam o ambiente, seja ele urbano ou rural. No decorres da atividade, os alunos poderão associar e reforçar seus conceitos sobre componentes dos ecossistemas, teias alimentares, magnificação trófica, qualidade ambiental, entre outros. Eles exercitarão seu senso crítico por conta da discussão sobre o papel e contribuição de cada indivíduo na construção da qualidade do ambiente, seja ele local ou mundial. Esta atividade é um grande exercício de conscientização ambiental que agrega o uso da computador e da internet, com o intuito de torná-la mais atrativa e de oportunizar a inclusão digital para os alunos que ainda não tiveram acesso a essa ferramente tão valiosa na pesquisa.

Duração das atividades
02 aulas de 45 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Interessante seria que esta aula aqui proposta fosse ministrada na parte final do eixo temático "Seres vivos e Meio ambiente", pois o aluno já teria noções de conhecimento sobre componentes bióticos e abióticos, estrutura e funcionamento de ecossistemas e, assim, poderia relacionar e refletir de forma mais proveitosa como as variadas formas de poluição afetam o meio ambiente.

Estratégias e recursos da aula
Para a realização desta aula em sua totalidade, serão necessários os seguintes materiais:
  •  DVD;
  • Televisão;
  • Sala de informática com acesso a internet;
  • Material teórico de apoio para os alunos

OBSERVAÇÂO: Tendo em vista que os videos disponibilizados no You Tube precisão ser baixados com auxílio de programa específico (VDownloader 1.0) e depois disso gravados em DVD, uma alternativa seria utilizar  um notebook com acesso a internet dentro de sala ou mesmo recorrer a um profissional para fazer essas gravações em DVD e montar seu pŕoprio acervo de vídeos educativos.

1ª aula

Em sala de aula, com auxílio de televisão/DVD ou notebook com internet, colocar os videos abaixo para os alunos assistirem. Estes vídeos tem a função de sensibilizá-los para a abordagem do tema em questão e proporcionar um ponto de partida para a discussão do tema

Video 1:  Poluição das águas - 6:20

undefined

 http://www.youtube.com/watch?v=T-2xUlwlg5o


Video 2: Poluição sonora - 4:28 
 Imagem do video

http://www.youtube.com/watch?v=qNYbkr1MclA

Vídeo 3: Poluição sonora Desenho animado - 5:49

 

 http://www.youtube.com/watch?v=bKltbGwXSnw

A partir dessas exibições sugiro que se faça indagações aos alunos para iniciar uma conversa sobre o tema em questão, tais como:

1- A nossa cidade é limpa?

2- Você se sente mal por andar em lugares tão sujos? Que lugares são esses?

3- Você joga lixo no chão? E Pelo vidro do carro?

4- Você considera o barulho uma verdadeira poluição?

5- Barulho em excesso já te incomodou alguma vez? Qual barulho te incomoda mais?

6- Poluir um ambiente é desrespeitar os indivíduos a seu redor?

Pontos importantes a serem abordados pelo professor do decorrer da discussão:

* Características da água: A água é o solvente universal, dissolve e dilui quase a totalidade dos compostos existentes, com exceção dos óleos; Promove o transporte de substâncias para dentro e fora de nossas células; Promove o equilibrio térmico.

* Composição da água: A água naturalmente é formada por uma série de compostos inorgânicos. Tias compostos nos auxiliam na manutenção da boa saúde. Exemplos de minerais são o fósforo, o cálcio e o potássio que paticipam na formação e ossos e dentes, intervém de forma positiva na manutenção da pressão arterial e nos movimentos cardíacos

* Prejuízos do ar poluído: O monóxido de carbono se liga ao oxigênio de forma duradoura impedindo que esta molécula seja carregada pela nossas hemácias e participe da oxigenação dos nossos tecidos. Os compostos irritantes presentes no ar poluído agravam problemas do trato respiratório como a asma.

* Prejuízos  causados pelo som alto: A perda de audição é um fato natural com o avanço da idade, mas a exposição a altos níveis de decibés acelera o processo de perda da audição. Nosso pavilhão auditivo possui pequeníssimos pêlos que sentem a vibração das ondas sonoras e esses estímulos são levados até o cérebro através dos nervos para decodificação do que se está escutando. a exposição a som alto por longos perídodos de tempo acelera o processo de perda desses pêlos, portanto a audição é prejudicada. O nív el aceitavel para a exposição diário por 8h é de 85 decibés(db).

* Poluição visual: Esse é um t ipo de poluição tão comum que a população até já se acostumou, mas que também tr az prejuízos a todos. Ela dificulta a visualização de placas e avisos do trânsito pelos motoristas, promove propagandas desnecessárias e até proibidas como ocorre no período político e contribui fortemente para deixar, principalmente os centros urbanos, visualmente desfavore cidos e desinteressant es para o turismo .

* Destinação do lixo: O lixo pode ser deixa do a céu aberto (lixões), pode ser tratad o quimicamente antes de ser verdadei ra mente descartado e pode ainda ir para os aterros sanitários. Aqui em minh a cidade (Belém/PA) temos apenas um aterro sanitário, mas que nã o funciona em sua totalidade, pois as chamas para queimar os gases liberados não funcionam. Seria interessante cada professor procurar alguma informação específica da sua cidade para levar aos alunos.

O importante neste momento, professor, é estimular os alunos a participarem da discussão. O momento é para conversar, debater, expor opiniões.

2ª aula

Neste momento os alunos devem ser divididos em 5 grupos e dentre eles sorteados os seguintes temas: Poluição sonora; Poluição visual: Poluição das águas; Poluição do ar; Destinação do lixo. Em seguida o professor leva a turma para a sala de informática e os orienta a fazer pesquisas relacionadas ao tema que foi sorteado, buscar o máximo de informações para posterior confecção de uma apresentação. O objetivo neste segundo momento é que os alunos usem a internet como ferramenta de pesquisa para os temas propostos. Importante monitorar e ajudar os alunos no direicionamento da pesquisa.

 

 

Os sites abaixo podem ser indicados aos alunos para iniciar a pesquisa e também servem como fonte de idéias para a apresentação final. O professor também deve olhar os sites para atualizar seus conceitos e deve chamar a atenção para as entrevistas em vídeo, para os blogs educativos e como as informações podem ser passadas de diferentes formas para o público.

http://br.geocities.com/poluicaosonora/poluicaosonora.htm

http://www.suapesquisa.com/poluicaodoar/

http://tribunadonorte.com.br/noticias/54200.html

http://marllon221190.blogspot.com/2009/05/poluicao-visual.html

http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?pag=old&idN=55356

http://www.jornalcomunicacao.ufpr.br/node/4031

http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=88612

http://blogs.diariodepernambuco.com.br/meio_ambiente/?p=1215=1

http://assuncaoturma231.blogspot.com/2009/05/poluicao-dos-rios-brasileiros.html

Avaliação

 

Sugiro de avaliação que cada equipe apresente um trabalho a respeito do seu tema. Importante deixar o tipo de apresentação livre, pois com tanta criatividade e informação disponível na internet, é possivel que queiram apresentar o resultado de suas pesquisas das mais diferentes formas como com vídeos caseiros, cartazes, dramatizações, criações de blogs, comunidades, mural de fotos, etc. . No caso de Blogs, estes podem ser incluídos no Blog da Escola para possibilitar um acesso maior de pessoas e disseminação das informações. Os trabalhos resultantes dessa pesquisa podem ser apresentados na feira de ciências anual da Escola.

 

Importante o professor finalize esse trabalho mostrando que as pessoas só podem proteger e cuidar aquilo que conhecem e, com o meio ambiente não é diferente. E, a partir deste trabalho, os alunos já conhecem e podem com pequenas ações cuidar do ambiente que é de TODOS. Eles ajudarão tendo ações corretas e repassando as informações que hoje eles já possuem e compreendem.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.