16/09/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ensino Médio | Literatura | Literatura de outras nacionalidades |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Produzir releituras de forma criativa e com simplicidade.
Ampliar vocabulário.
Conhecer obras e vida de William Shakespeare e sua importância para a literatura inglesa e mundial.
Relacionar contextos históricos com atuais.
Desenvolver habilidades escritas e orais para comunicar o que aprenderam.
Interessar-se por leitura e produção de textos.
Interpretar e produzir textos poéticos a partir de análise de leituras.
Criar cartoons.
Conhecimentos básicos do uso do computador e de ferramentas do Blog e de criação de cartoon.
Pesquisa na Internet.
Nesta aula estaremos unindo imaginação com linguagem escrita, assim é importante que o professor:
Acesse previamente os links.
Assista o vídeo com antecedência.
Use-o quando estiver seguro do que contém e como utilizar.
Lembre que a concentração do aluno adolescente não é como a de um adulto. Portanto assista os vídeos em partes.
Apresente o segmento escolhido.
Apresente itens para que o aluno observe e comente após a sessão.
Analise, mostre ao aluno o que é importante, com rápidos comentários.
Observe as reações dos alunos.
Após a sessão debata com a turma:
- O que é contado? Como?
- Personagens: quem são, que valores são apresentados, mensagens, ideologia, modelo de sociedade apresentado, contexto histórico, linguagem utilizada.
1ª atividade:
Como motivação iniciaremos a aula com o vídeo, no caso um triler, do filme “Shakespeare in Love” disponível em
http://www.youtube.com/watch?v=XM3CtdRVPpk
(Image from http://www.nationaltheatre.org/cinema/cinema2000.htm acesso em 09/09/09). Neste mesmo enderço encontramos uma breve ficha técnica e resumo do filme "Shakespeare in Love".
Debater com a turma o tema do vídeo, quando e onde a história se desenrola, protagonistas.
Onde nasceu Shakespeare? Localizar no mapa a cidade de Stratford.
(Imagem www.trafalgar.com/UK/DisplayTour?TourID=7906 acesso em 28/08/09)
Como é a cidade onde Shakespeare nasceu?
Neste vídeo podemos fazer um passeio pela cidade natal do dramaturgo:
http://www.youtube.com/watch?v=nSqHcwN6vPo – Stratford - acesso em 04/09/09.
(Fonte da imagem
commons.wikimedia.org/wiki/File:Hw-shakespeare.jpg acesso em 27/08/09)
2ª atividade:
Pesquisar sobre Shakespeare sua vida e obra nos deguintes sites:
http://shakespeare.mit.edu/ acesso em 10/09/09.
http://shakespeare.palomar.edu/timeline/summarychart.htm acesso em 10/09/09.
http://shakespeare.palomar.edu/festivals.htm acesso em 10/09/09.
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000083.pdf acesso em 10/09/09.
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=biblioteca.principal acesso em 27/08.
http://en.wikipedia.org/wiki/The_Taming_of_the_Shrew acesso em 27/08/09.
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1 789u145.jhtm acesso em 05/09/09.
http://www.shakespeare-online.com/ acesso em 04/09/09.
3ª atividade:
Com os dados coletados solicitar aos alunos um pequeno relato biográfico do poeta e de sua obra literária.
Quem é?
Onde viveu?
Qual era a sua área de criação?
Quais obras são mais conhecid as?
Pesquisar citações.
Destacar citações. Como a famosa:
“To be or not to be, that is the question”
Listar outras citações encontradas nos sites da pesquisa.
Após a conclusão do trabalho de pesquisa, trocar informações obtidas, em aula.
Sugestão de atividade:Trabalhar com o quiz a respeito de Shakespeare, sua vida e obra disponível em:
http://educacao.uol.com.br/quiz/quiz.jhtm?id=1938
Obs - Será interessante interdisciplinar as atividades em português com as disciplinas de L. Portuguesa e Literatura. Pois o desfecho da aula poderá ser bem mais produtivo e enriquecedor.
Relacionar o trabalho de Shakespeare com realizações brasileiras. Destacar que muitos trabalhos do dramaturgo inglês serviram de inspiração a outras manifestações como a novela brasileira “O Cravo e a Rosa” apresentada pela Rede de TV Globo.
http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,GYN0-5273-236417,00.html acesso em 05/09
(Image from http://veja.abril.com.br/vejasp/011003/imagens/perfil13.jpg acesso em 07/09/09)
Encontramos cenas da novela em http://www.youtube.com/watch?v=MNiQv4i3JU0 acesso em 08/09/09)
A novela foi uma releitura de um dos primeiros trabalhos de Shakespeare - a comédia “The Taming of the Shrew” (A Megera Domada).
O filme “The Taming of the Shrew” preserva o contexto histórico da comédia escrita por Shakespeare.
No link abaixo acessamos um dos 14 capítulos disponível em
http://www.youtube.com/watch?v=tmOQh5RNveQ acesso em 31/08/09).
Assistir ao capítulo do filme protagonizado por Liz T aylor e Richard Burton.
4ª atividade:
Trabalhando um soneto de Shakespeare.
Estudar o soneto 141 em sua forma original disponível para estudo e audiçã o em
http://en.wikipedia.org/wiki/Sonnet_141 acesso em 04/04
"In faith, I do not love thee with mine eyes,
For they in thee a thousand errors note;
But 'tis my heart that loves what they despise,
Who, in despite of view, is pleas'd to dote.
Nor are mine ears with thy tongue's tune delighted;
Nor tender feeling, to bas e touches prone.
Nor taste nor smell desire to be invited
T o any sensual feast with thee alone:
But my five wits nor my five senses can
Dissuade one foolish heart from serving thee,
Who leaves unsway'd the likeness of a man,
Thy proud heart's slave and vassal wretch to be:
Only my plague thus far I count my gain,
That she that makes me sin awards me pain"
–William Shakespeare
5ª atividade –
Comparar o soneto em sua forma original com a releitura que podemos ouvir no vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=84e0HYgo_eU acesso em 31/08/09.
"Let's read a modern version. From the movies...
TEN THINGS I HATE ABOUT YOU
I hate the way you talk to me
And the way you cut your hair
I hate the way you drive my car
I hate it when you stare
I hate your dumb combat boots
An d the way you read my mind
I hate you so much that makes me sick
And even makes me rhyme
I hate it, I hate the way you're always right
I ha te it when you lie
I hate it when you make me laugh
Even worse, when you make me cry
I hate it when you're not around
And the fact that you didn't call
But mostly, I hate the way
I don't hate you
Not even close
Not even a little bit
Not even at all."
Após a leitura dos sonetos debater o significado, procurando entender a mensagem que ali está.
Na sequência da aula trabalhar com a letra da música “I can’t take my eyes off you”, de Frank Vally, dublada pelo personagem Patrick no filme “10 coisas que odeio em você”
(Saiba mais detalhes sobre o filme em
http://pt.wikipedia.org/wiki/10_Things_I_Hate_About_You acesso em 31/08/09)
Acesso ao clipe da música de Frank Valli sendo dublada por Heath Ledger - Patrick - no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=w6XGUhzfutc acesso em 31/08/09.
Can't Take My Eyes Off You -10 Things I Hate About You
You're just to good to be true
Can't take my eyes off you
You'd be like heaven to touch
Oh, I want to hold you so much
At long last love has arrived
And I thank God I'm alive
You're just to good to be true
Ca n't take my eyes off you
Pardon the way that I stare
There's nothing else to compare
The sight of you leaves me weak
There are no words left to speak
But if you feel like I feel
Please let me know that it'sreal
You're just to good to be true
Can't take my eyes off you
I love you baby, and if it's quite all right
I need you baby to warm a lonely night
I love you baby trust in me when I say
Oh, pretty baby don't bring me down, I pray
Oh, pre tty baby, now that I found you stay
And let me love you baby, let me love you
You're just to good to be true
Can't take my eyes off you
You'd be like heaven to touch
Oh, I want to hold you so much
At long last love has arrived
And I thank God I'm alive
You're just to good to be true
Can't take my eyes off you
I love you baby, and if it's quite all right
I need you baby to warm a lonely night
I love you baby trust in me when I say
Oh, pretty baby don't bring me down, I pray
Oh, pretty baby, now that I found you stay
And let me love you baby, let me love you
Letra disponível em http://letras.terra.com.br/10-things-i-hate-about-you/977930/ acesso em 03/09/09
Sugestão para o trabalho com a letra da música:
Omitir palavras na letra para que os alunos completem à medida que a escutam.
A letra será entregue com elas, abaixo, formando um banco de palavras.
Sugerir aos alunos que numerem as linhas para que possam acompanhar melhor. Assim ajudando quem tem mais dificuldades.
O professor,por sua vez, vai dizendo o número de uma ou outra linha.
Tocar a música duas ou três vezes antes de corrigir .
A música poderá ser executada pelo CD ou através do vídeo do youtube ou do letras.terra conforme os links acima. Ou, na falta do computador e de Inernet, apresentar em CD ou DVD pela TV.
(Obs. – Se usar o vídeo do youtube é importante deixar carregar antes de executá-lo.)
6ª atividade :
Como os alunos precisarão de um vocabulário para seu texto seria interessante que se façam alguns exercícios.
Sugestão de exercícios:
I - Which word rhymes with:
1. I pray
( ) I say ( ) I fly ( ) I speak.
2. I stare
( ) I fear ( ) I compare. ( ) I trust
3. I speak
( ) weak ( ) thin ( ) right
4. Touch
( ) flesh ( ) much ( ) push
5. Feel
( ) leave ( ) love ( ) real.
II - Find in the song lyrics the opposite word to:
Love - …………………
False - ……………….
Unreal - …………….
Wrong - …………….
Bad - …………………..
Everything - ……………
Strong - …………………
III – Wordsearch:
Fonte http://1.bp.blogspot.com/_oETmcJ6W-40/SqRLXablwdI/AAAAAAAAADo/EcgK8yZ8BPM/s1600-h/word_rch_3.JPG a cesso em 05/09/09
7ª atividade:
O produto final: releitura própria e individual.
Determinar alguns itens como:
Escolher escrever sobre 10 coisas que odeio em você ou 10 coisas que amo em você.
Utilizar vocabulário pertinente ao tema proposto.
Voltar aos sonetos, música e exercícios para usar o vocabulário ali trabalhado.
Auxiliar os alunos enquanto desempenham a tarefa.
Recolher, corrigir e devolver o mais rápido possível.
8ª atividade:
Apresentar o trabalho oralmente.
Solicitar que o façam com criatividade.
Auxiliar com o estudo da pronúncia.
Registrar com fotos de célula ou câmera digital.
Sugestão: criar um vídeo ou uma apresentação em slides.
9ª atividade:
Postar o trabalho no blog.
Obs – O texto criado pela turma 301 pode ser conferido no blog da turma:
http://terceirinho2009.blogspot.com/2009_03_01_archive.html
10ª atividade –
Criar um cartoon individualmente, com o texto criado, ou a citação pesquisada, no site http://www.toondoo.com
Após, postar no blog da turma.
Sugestão: se a escola não possui Sala de Computadores ou acesso à Internet, os trabalhos de HQ podem ser feitos com a colaboração do/a professor/a de artes.
O produto do trabalho pode ser colocado em cartazes e expostos na escola.
11ª atividade:
Autoavaliação com a turma, oralmente, e por escrito, individualmente.
Solicitação de sugestões para próximas atividades.
Sala de informática com acesso à Internet ou Biblioteca da Escola.
Rádio, CD, DVD, TV,
Dicionários.
Blog da turma previamente criado http://terceirinho2009.blogspot.com
Arquivo de imagens no computador.
Imagens selecionadas do www.google.com.br
Site para criar cartoons http://www.toondoo.com
Câmera digital e de celular.
A avaliação será contínua, durante o processo das aulas.
Participação nos debates.
Textos postados no Blog.
- Critérios para avaliação dos trabalhos:
Criatividade.
Pertinência do texto criado em relação ao tema proposto.
Apresentação oral do trabalho.
Apresentação do cartoon criado com o texto.
Autoavaliação
Quatro estrelas 23 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/08/2012
Quatro estrelasAdorei a estrutura do projeto, passo a passo. Encontrei esse trabalho procurando fontes para meu projeto, literatura com Shakespeare no ultimo trimestre.
06/04/2011
Cinco estrelasAMEIIIIIIII MUITO CRIATIVOOOO!!
23/03/2011
Cinco estrelasMuito bom seu trabalho. Parabéns.
26/10/2010
Cinco estrelasParabéns. Sua aula está muito boa.
17/07/2010
Cinco estrelasEspetacular...
01/06/2010
Cinco estrelasOlá! Impecável, a aula tem todos os ingredientes para funcionar. A professora foi muito cuidadosa na elaboração das estratégias e seleção dos recursos. Parabéns!!!! Professora Suleny
22/04/2010
Quatro estrelasA aula está realmente completa, parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasFiquei surpreendida com tamanha semelhança de meu projeto de aula sobre Shakespeare. Prefiro pensar que é semelhante, até as fotos e links são iguais... estranho!
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente aula! Proporciona, sem dúvida alguma, uma grande interação dos alunos com os conteúdos trabalhados.
24/03/2010
Cinco estrelasEXCELENTE TRABALHO, SOU APAIXONADA POR SHAKESPEARE E ESTA AULA É SHOW!!!
24/03/2010
Cinco estrelasparabens por intgrar a aula de ingles com os recursos de midia.
24/03/2010
Cinco estrelasachei simplesmente maravilhoso. Uma abordagem geral de análise e exploração textual.
24/03/2010
Cinco estrelas...muito interessante pena que nem todas escolas estão equipadas para realizalas
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns pela excelente aula! Precisamos de professores que amam o que fazem! Um bom professor(a) faz a diferença... Continue assim! Estou na direção da Escola, mas em 2010 me auxiliará muito este modelo de aula - Um abraço
24/03/2010
Cinco estrelasExelente!!! Adorei o plano...
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente aula.super bem planejada e informativa,adorei.
24/03/2010
Cinco estrelasAula dinâmica e motivadora!!!Com certeza, desperta no aluno, interesse e participação. Adorei!!! Parabéns, Tânia!!!!!!!!!!
24/03/2010
Cinco estrelasAchei muito rica em todos os sentidos tua aula, parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei o plano muito bem elaborado!!
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei sua aula.....certamente a utilizarei em minhas aulas...........parabens
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei sua aula. Show de bola. Certamente usarei como sugestão e adaptarei para minhas aulas. Parabéns!!!
24/03/2010
Quatro estrelasPara oito horas aulas eu achei as atividades muito extensas. Acho que deveria-se reduzir um pouco mais o número de atividades, ou aumentar o número de aulas. Porém, isso poderia tornar o trabalho massante, dado que trabalhamos com adolescentes e, os mesmos são desejosos de novas esperiências a cada dia. Eles gostam de assuntos que não sejam tão extensos, mesmo que esses sejam interessantes.
24/03/2010
Cinco estrelasTua aula está maravilhosa, é um exemplo para todos nós que estamos e para os que já passaram pelo NTE. Tua força de vontade e muito estudo são os responsáveis pelo teu sucesso no trabalho que desenvolve com as TICs. PARABÉNS!