25/11/2009
Fernando Celso Villar Marinho, Priscila Marques Dias Corrêa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Conhecer o conceito de segmento orientado.
Identificar segmentos nulos e opostos.
Conceituar segmentos equipolentes.
Descrever direção e sentido de um segmento orientado.
Calcular o módulo de um segmento orientado.
Compreender o significado de vetor.
Representar um vetor no plano cartesiano, em função de suas coordenadas.
Os alunos devem saber localizar pontos no plano cartesiano, conhecer o Teorema de Pitágoras e as relações trigonométricas em um triângulo retângulo.
O objetivo central desta aula é apresentar aos alunos o conceito de vetores. Para isso, será necessário inicialmente um passeio pelos conceitos acerca dos segmentos orientados, como os tipos de segmentos mais comuns e a definição de segmentos equipolentes.
Inicialmente, sugerimos que seja apresentada uma situação motivadora que instigue a curiosidade dos alunos. Apresentamos um exemplo, que deve ser adaptado à realidade do grupo de alunos em que se está trabalhando:
Ao se apresentar esta situação, sugerimos que se deixe que os próprios alunos falem dos símbolos expostos no problema, fazendo com que eles proponham um nome para esta “seta”, conceituando-a com suas próprias palavras. É nesse momento que surge a noção intuitiva para segmento orientado.
Em seguida, a conceituação formal de segmento orientado deve ser exposta, apresentando as três características fundamentais: módulo, direção e sentido.
As definições estão detalhadas no link:
http://www.cap.ufrj.br/matematica/PortaldoProfessorMec/atividades/Aula_segmento_orientado.pdf
Acreditamos que a utilização de papel milimetrado é muito útil para a produção de significados para segmento orientado. Portanto, propomos a seguinte atividade utilizando este recurso:
Após a realização desta atividade, consideramos importante destacar e exemplificar os segmentos nulos e opostos, assim como definir os segmentos equipolentes.
Neste momento, o aluno já possuirá as ferramentas primárias para entender a definição de vetor e, assim, atingir o objetivo central desta aula.
Nossa concepção trata os vetores como um conjunto de segmentos equipolentes. E será a partir desta idéia que embasaremos toda e qualquer abordagem vetorial.
É muito importante fazer a distinção de um segmento orientado para um vetor, apresentando suas coordenadas no plano cartesiano.
Apresentamos aqui uma síntese da aula que propomos.
http://www.cap.ufrj.br/matematica/PortaldoProfessorMec/atividades/Aula_segmento_orientado.pdf
http://www.cap.ufrj.br/matematica/PortaldoProfessorMec/atividades/Aula_segmento_orientado.pdf
http://www.cap.ufrj.br/matematica/PortaldoProfessorMec/atividades/Atividades_segmento_orientado.pdf
Aplicação de atividades que abordem o tema para a fixação dos conteúdos apresentados.
O link abaixo apresenta sugestões de exercícios para serem aplicados ao final desta aula.
http://www.cap.ufrj.br/matematica/PortaldoProfessorMec/atividades/Atividades_segmento_orientado.pdf
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