27/11/2009
Fernando Celso Villar Marinho, Lilian Káram Parente Cury Spiller
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Operações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Álgebra |
Operar com expressões algébricas: adição, subtração e multiplicação.
Aplicar os conteúdos abordados em situações do cotidiano.
Conceitos de expressões algébricas (estudo de polinômios)
Operações com números racionais
Propriedade distributiva em relação à adição/subtração
Nessa aula, o aluno já deve dominar todos os conceitos sobre expressões algébricas (polinômios).
O objetivo da aula é utilizar esses conceitos no entendimento das operações de adição, subtração e multiplicação dessas expressões.
Adição e Subtração de Expressões Algébricas
Inicie a aula propondo as atividades:
1. Escreva a expressão algébrica que representa a área da figura formada por dois retângulos, cujas dimensões estão indicadas abaixo.
Indique os cálculos:
Área do retângulo azul: 2xy
Área do retângulo amarelo: 3xy
Área total = 2xy + 3xy
Nesse momento, dê o conceito da adição de uma expressão algébrica:
A adição dos termos de uma expressão algébrica é feita pela simplificação dos termos semelhantes, ou seja, adiciona-se algebricamente os coeficientes dos termos semelhantes e mantém-se a parte literal.
No exemplo, a área total é dada por: 5xy
2. Escreva a expressão algébrica que representa o perímetro do pentágono, cujas dimensões estão indicadas na figura.
perímetro = (x + 2) + (3y + 1) + (2x – 5) + (x + y) + (2y – 3)
Eliminando os parênteses, agrupando os termos semelhantes e adicionando-os, tem-se:
x + 2x + x + 3y + y + 2y + 2 + 1 – 5 – 3 = 4x + 6y – 5
O perímetro é representado pela expressão: 4x + 6y – 5
Faça outros exercícios para os alunos fixarem a técnica. Você pode acessar o link de exercícios propostos e aplicar os que abordam a operação em questão na sala de aula.
A subtração também é uma adição algébrica!
Uma atividade para trabalhar a subtração, pode ser:
Determine a expressão algébrica que adicionada à expressão 3a2 – 4b2 + 12ab tem como resultado
5a2 + 8b2 – 15ab
Com a participação dos alunos, conclua que a expressão a ser determinada é o resultado da diferença:
(5a2 + 8b2 – 15ab) – (3a2 – 4b2 + 12ab)
Eliminando os parênteses, agrupando os termos semelhantes e adicionando-os, tem-se:
5a2 + 8b2 – 15ab – 3a2 + 4b2 – 12ab = 5a2 – 3a2 + 8b2 + 4b2 – 15ab – 12ab = 2a2 + 12b2 – 27ab
Faça outros exercícios para os alunos fixarem a técnica. Você pode acessar o link de exercícios propostos e aplicar os que abordam a operação em questão na sala de aula.
Importante:
Antes de abordar a operação de multiplicação, faça uma revisão com os alunos sobre:
1. Propriedade distributiva em relação à adição/subtração.
2. Propriedades das potências, a saber: produto de potências de mesma base e potência de uma potência.
Multiplicação de Expressões Algébricas
Aborde o assunto propondo a seguinte atividade:
A planta de um pequeno apartamento, em que os cômodos têm a forma de retângulos, está ilustrada na figura e as dimensões dos cômodos estão indicadas na planta.
Determine a expressão algébrica que representa:
a) a área da sala
b) a área do quarto
c) a área do banheiro
d) a área da cozinha
e) a área do apartamento
Lembrando que essas são áreas de retângulos, registre cada uma delas:
área da sala: 2x(x + 3y)
área d o quarto: 2x(x + y)< br />área do banheir o: 2xy
área da co zinha: 2xy
área do apartamento: 2x(x + 3y) + 2x(x + y) + 2xy + 2xy
Utilizando os conceitos revistos, passe então ao desenvolvimento de cada um dos itens:
a) 2x2 + 6xy
b) 2x2 + 2xy
c) 2xy
d) 2xy
e) 2x2 + 6xy + 2x2 + 2xy + 2xy + 2xy = 4x2 + 12xy
Se achar oportuno, aproveite a atividade para recordar valor numérico de uma expressão algébrica, propondo calcular a área do apartamento para x = 1 e y = 3 (valores em metros)
Resolvendo: 4.12 + 12.1.3= 4.1 + 36 = 40
Concluindo: Para estes valores, a área do apartamento é 40 m2.
Professor, o conteúdo da aula requer prática e para tanto, se considerar que a lista de exercícios propostos do link não é suficiente, ofereça exercícios adicionais.
Para obter uma lista de exercícios propostos, acesse o link: http://www.cap.ufrj.br/matematica/PortaldoProfessorMec/atividades/ExercExpAlgebricas.pdf
Link à lista de esxercícios: http://www.cap.ufrj.br/matematica/PortaldoProfessorMec/atividades/ExercExpAlgebricas.pdf
A avaliação do aluno pode ser feita levando em consideração:
– participação em aula
– resolução de listas de exercícios
– trabalhos em grupo ou individuais
– resolução, em sala de aula, de questões desafio
Quatro estrelas 9 classificações
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26/06/2012
Cinco estrelasGOsteiii Muitoooo meus PARABENS
30/05/2012
Quatro estrelasÓtimo exercício
30/05/2011
Cinco estrelasmaravilhosos
03/05/2011
Quatro estrelasquerida professora, gostei muito da aula. trabalho com turma de sexto e sétimo ano, vou utilizar a mesma com minhas turmas. Um abraço.
23/08/2010
Três estrelasGostei da aula, vou aplicar essas atividades.
06/07/2010
Três estrelasGostei da estratégia utilizada.
28/05/2010
Cinco estrelasaula muito boa com bastante aplicação, fazendo com que os alunos possam fixar melhor o assunto.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns pela demonstração, me ajudou muito. Muito obrigado.
24/03/2010
Quatro estrelasProfessora Rita, considerando a proposta de sua aula,não seria mellhor trabalhar com material concreto,visto que é de suma importância para o discente aprimorar seus conhecimentos prévios.