Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Ensino de Vetores no CAp UFRJ: Adição vetorial e Multiplicação por escalar

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
Daniella Assemany
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Fernando Celso Villar Marinho, Priscila Marques Dias Corrêa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Encontrar graficamente o vetor resultante de uma adição e de uma multiplicação por um escalar.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de vetor

Cálculo do módulo de um vetor

Distinção entre direção e sentido de um vetor

Estratégias e recursos da aula

O objetivo central desta aula é apresentar graficamente as duas operações básicas com vetores: adição e multiplicação por um escalar.

A subtração é a operação inversa da adição, e será exposta como a adição com o vetor oposto. Essa abordagem pode variar de professor a professor. Há os que preferem apresentar três operações básicas separadamente: adição, subtração e multiplicação por escalar.

Inicialmente, sugerimos que se apresente uma situação-problema referente à realidade do grupo de alunos em que está trabalhando, instigando assim a curiosidade. Apresentamos um exemplo a seguir:

“Para sair do bairro X e chegar ao bairro Z, Flávia escolhe passar pelo bairro Y, conforme a figura abaixo:”

undefined
“Porém, neste caso, há um caminho mais rápido para se chegar ao bairro Z, partindo de X, que está representado pelo vetor cinza, na figura.”

undefined

Detalhamos para o professor as discussões propostas e definções. Para isso, clique no link:

http://www.cap.ufrj.br/matematica/PortaldoProfessorMec/atividades/Aula_operacoes_graficas.pdf

Apresentamos abaixo um resumo da aula observada no link.

Após, a conceituaç ão formal das operaçõe s, propomos que sejam esboçados dois vetores , com módulos e direções diferentes, e feitos alguns questionamentos sobre as operações de adição e multiplicação por escalar.

Por exemplo:

undefined

undefined

Após a compreensão desta idéia, descoberta pelos alunos com o auxílio do professor, sugerimos uma formali zação desta operação de adição.

Propomos estes questionamentos para as duas operações básicas.

Sugerimos uma atividade sobre adição vetorial no link:

Para obter o detalhamento desta aula, com os conceitos apresentados, exemplos e atividades, utilize o endereço abaixo.

http://www.cap.ufrj.br/matematica/PortaldoProfessorMec/atividades/Aula_operacoes_graficas.pdf

Recursos Complementares
Avaliação

Aplicação de atividades que abordem o tema.

O link abaixo apresenta sugestões de exercícios para serem aplicados ao final desta aula.

http://www.cap.ufrj.br/matematica/PortaldoProfessorMec/atividades/Atividades_operacoes_graficas.pdf

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.