Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Árvores da minha vida

 

30/09/2009

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA MATOS PEREIRA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os objetivos principais a serem alcançados com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, com estas aulas são:

  • O aluno deverá desenvolver noções de desenho de observação, desenho de memória e desenho de criação, sendo capaz, através da linguagem pictórica, expressar uma visão própria acerca de um tema proposto, mediante a utilização de materiais de desenho e pintura.
  • Conhecer um pouco o universo do artista Piet Mondrian, que partindo de um tema simples como a árvore, foi capaz de sintetizá-la chegando ao abstracionismo. Promover reflexões a respeito com os alunos, fazendo com que reflitam também sobre seus próprios trabalhos.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O professor deve abordar com os alunos como se elaboram desenhos de observação, de memória e de criação.
Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO AO TEMA - ÁRVORE

Antes da primeira aula o professor poderá pedir aos alunos uma pesquisa prévia, como tarefa a ser realizada em casa, seguindo as seguintes sugestões:


• Tarefa direcionada aos alunos: pesquisar duas figuras de árvores de sua preferência, colar em seu caderno e depois fazer um desenho semelhante a uma das duas imagens que você escolheu.


Desta forma, os alunos irão experimentar o contato com imagens de sua preferência, sem saber ao certo qual seria o objetivo exato do professor.
No início da aula 01, o professor deverá conversar com os alunos sobre as árvores que fazem parte de seu cotidiano, das praças, do clube, das ruas e as que existem na escola. Deverá verificar as tarefas e abordar o tema - árvore- relacionando-o com o processo de criação e pintura do artista Mondrian.


Aula 01:
Apresentação do artista Mondrian e algumas de suas árvores


Tecer comentários e explicações sobre o artista:

O pintor holandês Piet Mondrian (1872-1944) deixa visível em suas obras o percurso de seu pensamento estético na série de árvores pintadas entre 1908 e 1912, quando encontra-se com a produção cubista de Braque e Picasso. Mondrian caminha para a abstração pura, tentando revelar a realidade que está oculta através da temática árvore. Após a expressão desta temática em trabalhos sucessivos alcançou a abstração chegando ao Neoplasticismo. Este movimento criado por Mondrian foi também conhecido como De Stijl, nome da revista que defendia as idéias do grupo de artistas, do qual ele participava.


O professor deverá sensibilizar os alunos para a abordagem das árvores de Mondrian e apresentá-las aos alunos:

Mostrar a imagem "A Árvore Vermelha" (1909/1910 - 70 x 99 cm) e refletir com os alunos sobre o ritmo progressivo dos galhos, a presença de cores mais puras como vermelho, azul e algumas pinceladas leves de amarelo, bem como o ritmo das pinceladas em preto.

Árvore Vermelha, Mondrian, 1908.

Logo após, apresentar a obra "A Árvore Prateada" (1911 - 78,5 X 107,5 cm), onde o artista não apresenta tantas vibrações cromáticas, mas expressa os efeitos da luz sobre a árvore. Os traços que compõem os galhos demonstram ritmo e movimento na pintura, em constraste com o jogo de luz e sombra que buscam trazer a sensação do prateado com a luminosidade.

Árvore prateada -1911 - Mondrian

Mostrar a imagem do quadro "Macieira em Flor" (1912 - 78 X 106 cm). Questionar os alunos a respeito das linhas que formam a árvore, se elas são mais presas, rigorosas e firmes ou se estão mais soltas, leves e despojadas. Perguntar a eles por que será que a obra apresenta as tonalidades em rosa suave, tons de beje e verde claro. Qual a relação entre o título da obra e as cores utilizadas?

Macieira em flor -1912 - Mondrian

Logo em seguida, mostrar aos alunos a imagem da flor da macieira.

Qual a relação com as cores utilizadas na obra?

MACIEIRA EM FLOR - FOTO

  • Estabe lecer uma relação de semelhança ou proximidade das árvores do  artista com alguma árvore existente na escola.


( Esta motivação fez com que os alunos se recordassem da árvore abaixo, que fica próxima ao pátio da escola. Seus galhos estão sem folhas e a árvore está com "aparentes chumaços de algodão e sementes de cor preta" que caem ao chão. Neste momento, imediatamente, os alunos comentaram que esta árvore se parecia com a árvore prateada de Mondrian).

árvore inspiradora da escola

 Realização de esboços das árvores:

Neste momento, o professor distribuirá folhas brancas de cartolina a cada um e todos deverão desenhar uma árvore da escola, ao ar livre. Cada aluno deverá ser orientado a expressar no desenho, a sua visão particular do tema, partindo da observação da árvore em questão.

Aula 02 e aula 03: 

Os alunos deverão continuar seus desenhos, colorindo-os com lápis de cor, hidrocor, giz de cera, com as cores de sua preferência.
(De acordo com as características da árvore da escola, os alunos sugeriram fazer uma colagem com pequenas porções algodão branco para ficar semelhante à espécie de árvore que observaram).
Logo a seguir, poderão ser observadas uma seqüência de fotos das fases de criação, colorido e colagem de alguns trabalhos.

desenhando 0             desenhando galhos multicores

desenhando Marcos            Árvore da Isabela

Desenhando em conjunto          árvore rosa com algodão

colando o algodão       

Enrico desenhando a árvore    

árvore do Enrico com algodão

     desennado Amanda                          &nbs p;    ;          

Amanda 2

desenhando galhos coloridos

Desenhando a árvore de traços rápidos

árvore traços rápidos e algodão

desenhado com sementes 2

árvore com tronco azul verde amarelo

desenhando árvore amarela e marrom

árvore no papel amarela e marrom

Aula 04: Árvores da minha vida - desenho em telas


Após o término dos trabalhos, o professor deverá motivar os alunos a lembrarem das árvores que, de alguma forma, fazem parte do seu dia a dia, que ficam perto de suas residências, de seu bairro, praça, quintal, etc. Eles deverão utilizar a memória e a imaginação para criar uma nova árvore a ser expressa em uma tela que será pintada por eles na próxima aula.
Os esboços na tela poderão ser feitos com lápis grafite e borracha.
Seguem abaixo algumas fotos do processo.

desenhando na tela 2

Aula 05 e aula 06: Pintura das telas

Os alunos poderão realizar a pintura nas telas com tinta gouache ou aquarela e poderão dar um acabamento final com canetas hidrocor ou de retroprojetor com ponta mais fina, caso queiram. O mais interessante é observar a diversidade de expressão dos alunos.

Felipe pintando a árvore

árvore do Luan

Árvore de fundo azul 1

Luca e a árvore

ARVORE 3 LUCA

ARVORE 3 ALEXIA

COQUEIRO 3

ARVORE 3 RODRIGO

ARVORE 3 FELIPE

ARVORE 3 ARTUR

árvore com ônibu s

ARVORE 3 FELIPE

árvore com fundo rosa


Exposição - reflexão:

O professor deverá montar uma exposição com as telas para incentivar o trabalho dos alunos e estes, poderão escrever um parágrafo a respeito da criação de sua árvore, demonstrando qual o fator mais importante e impactante que o levou a pintá-la, a escolher determinadas cores, como momento de reflexão após o trabalho realizado. O professor poderá questionar os alunos perguntando-lhes o que a árvore significa para eles. Estes pequenos trechos escritos poderão acompanhar as telas expostas.

Recursos Complementares

Sugestões bibliográficas:

BARBOSA, Ana Mae (org.) Ensino da Arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. p.335.

BATTISTONI FILHO, Duílio. Pequena História da Arte. 6. ed. Campinas, SP: Papirus, 1995.p. 125-126.


GULLAR, Ferreira. Etapas da Arte Contemporânea: do cubismo ao neoconcretismo. São Paulo: Nobel, 1985. p. 143-158.


MARTINS, Miriam Celeste; GUERRA, M. Terezinha T.; PICOSQUE, Gisa. Didática do Ensino de Arte: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998. p.25-26.

Sites para pesquisa e consulta:

http://www.mondrian.kit.net/

http://www.mondriantrust.com/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Piet_Mondrian

http://pt.wikipedia.org/wiki/neoplasticismo

http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2000/icm33/Mondrian.htm

Avaliação
  •  O professor deve estabelecer os critérios de avaliação de forma clara e evidente ao apresentar a proposta de trabalho aos alunos, para que tenham conhecimento do que necessitam desenvolver durante as aulas e consigam atingir os objetivos almejados. O educador deve ser um incentivador em todas as fases do processo e avaliar o interesse, participação e questionamentos apresentados pelos alunos nas reflexões sobre as obras apresentadas. Deverá acompanhá-los para analisar até que ponto envolveram-se com a proposta chegando à criação de suas árvores, verificando as idéias elaboradas, bem como a participação dos mesmos nas reflexões sobre a sua pintura em tela. Deverá observar a capacidade de percepção no desenho de observação ao ar livre, como também a habilidade em exercitar a memória e imaginação para o desenho de criação das telas.
  • O professor deverá trabalhar dentro da perspectiva da Abordagem Triangular de Ana Mae e suas seis possibilidades de articulações nas dinâmicas do Apreciar, Contextualizar e Fazer.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.