20/10/2009
Rosângela Menta Mello
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Compreender que para cooperar é preciso aproximar-se, principalmente uns dos outros e da gente mesmo.
Analisar a importância da cooperação para o desenvolvimento da cidadania.
- Definição de esporte e jogo.
- Jogos cooperativos.
- Jogos competitivos.
Podemos dizer que o jogo é diferente do esporte devido ao seu lado lúdico, pois este é praticado de maneira voluntária, podendo ser modificado a qualquer tempo, interrompido a qualquer instante. No jogo regras podem ser informais, ou seja, este tem como principal característica a liberdade e o prazer.
Vamos lembrar dos jogos de criança em que todos brincávamos e não preocupávamos com quem venceria, mais valia a brincadeira
O que tem levado as pessoas a competirem e não se preocuparem com o próximo?
Como podemos reverter a competitividade entre as pessoas?
A principal característica do jogo cooperativo é a sua forma de participação. As atividades tem o objetivo de proporcionar diversão, sem a preocupação da competição, o foco é a ajuda ao próximo.
Educação Pública. http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao_fisica/img/0006.jpg acessada em 09/09/2009.
Word Press. http://camicasseb.files.wordpress.com/2009/02/6382_1174003077 .jpg acessada em 0 9/09/2009.
Porto Rizzo. http://www.portorizzo.com.br/loja/config/imagens_conteudo/produtos/im agensGRD/GRD_barco-eva .jpg acessada em 0 9/09/2009
1. Para desempenhar estes papéis, o professor pede que os grupos escolham quem será 1, 2, 3, 4 e 5, entregando as vendas para os olhos e tiras de pano para amarrar os braços de quem for escolhido como número 5.
2. Quando os grupos estiverem prontos, o professor iniciará a contagem do tempo, deixando que os grupos façam a atividade sem interrupção, permanecendo em silêncio até que o tempo acabe.
3. Todas as dúvidas que surgirem devem ser esclarecidas pelo próprio grupo e poderão ser retomadas posteriormente em discussão com o grande grupo.
4. Após o jogo, cada grupo deverá apontar quais foram as dificuldades encontradas, o desafios superados e as formas de cooperação colocadas em prática.
DICA: Inicialmente, podemos fazer a atividade sem que ninguém represente os papéis propostos com as necessidades especiais apresentadas. Depois de se familiarizar com atividade, num segundo momento, daí sim seria interessante distribuir os papéis que cada um deverá desempenhar. (Ana Paula Perón. Revista dos Jogos Cooperativos, ed.3/2003, p.21).
O jogo cooperativo favorece a promoção da a uto-estima e a potencialização de valores e atitudes que melhoram o desenvolvimento da sociedade, tais como a solidariedade, confiança e o respeito mútuo.
Nos jogos cooperativos cada um representa, com suas características, uma força que contribui para que todos se sintam contemplados com o resultado final.
Estimule os alunos para escreverem suas sensações durante a atividade no seu caderno.
Solidariedade [Visões do esporte]
.
O vídeo relaciona o esporte à solidariedade entre os companheiros de equipe. O jogo é um ato coletivo: um por todos e todos por um.
Através do jogo floresce a solidariedade entre os participantes, a mais nobre virtude humana, feliz do homem que faz do jogo esportivo um exercício de vida, de convivência, de fraternidade, sentimento que na vitória como na derrota o aproxima de seus companheiros e de Deus.
Peça aos alunos que entrevistem colegas de sua escola perguntando-lhes as seguintes questões:
Reflita sobre as questões acima, tire suas conclusões e faça os apontamentos em seu caderno sobre o tema.
O professor deverá retomar em debate para observar os conceitos formados pelos alunos sobre a importância dos jogos cooperativos dentro das aulas de Educação Física e nas demais atividades da escola.
Nome | Tipo |
---|---|
Solidariedade [Visões do esporte] | Vídeo |
PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO. JOGOS COOPERATIVOS COMO INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/59-4.pdf acessado em 12/09/2009. Artigo do Prof. Deleusis Mari Marques Ferreira sobre a importância dos Jogos Cooperativos, com várias sugestões de atividades práticas.
REVISTA JOGOS COOPERATIVOS. Exemplos de Jogos Cooperativos. Disponível em: http://www.jogoscooperativos.com.br/jogos.htm acessada em 14/09/2009. Estão disponibilizadaos alguns dos jogos contidos nas edições da Revista Jogos Cooperativos.
Será realizada no momento da prática das atividades através da participação podendo-se observar o nível de cooperação de cada um durante os jogos propostos, através de uma ficha de observação, das anotações dos alunos e de sua proposta de prática social final.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Quatro estrelasFoi ótimo o trabho de vocês, é porisso que tenho acessado o portal, para adquirir mais conhecimento sobre os trabalho apresentados. Parabéns à todos. Bjos Maria do Carmo