Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aula 4: A utilização da raias nas corridas do atletismo no CAp UFRJ

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula o aluno irá perceber a importância das raias nas corridas de curta distância, como forma de segurança e melhor desempenho dos atletas; deverá ser capaz de identificar as provas que utilizam as raias se faz necessário; cooperar com os colegas para o desenvolvimento das atividades com segurança, adotando atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, repudiando qualquer espécie de violência.

Duração das atividades
50 minutos/1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Caro professor, nesta aula será dada continuidade a aula anterior, perguntando para os alunos quem trouxe a figura da pista de atletismo pedido na última aula. Em seguida, o professor deverá perguntar o que eles encontraram nas imagens da pista. Quando os alunos comentarem das raias, deverá iniciar um debate sobre a finalidade das raias nas corridas de curta distância do atletismo. Após algumas respostas, o professor deverá questioná-los do porque algumas provas os atletas correm nas raias e outras não. E, por último, como curiosidade, deverá ser perguntado se existem outros esportes que utilizam as raias. 

Dando sequência a aula, será feito um "pique- cola", onde os alunos poderão correr por toda a quadra e em qualquer direção. No decorrer desta atividade, o professor poderá aumentar gradativamente o número de pegadores até que todos os alunos sejam pegos.

Na próxima atividade, será feito um "pique-linha". Neste pique, todos os alunos só poderão se deslocar em cima das linhas existentes na quadra, e essas linhas serão chamadas de raias. O pegador ficará com uma bola, ou qualquer outro objeto para identificá-lo como pegador. Quando este pegador encostar a bola em outro colega, este passa a ser o novo pegador. Após essa atividade, sugiro que o professor pergunte para os alunos qual foi a dificuldade neste pique e, após algumas respostas, deverá explicar que nas corridas curtas cada atleta tem a sua raia, para que um não atrapalhe o outro, mantendo a segurança de todos aqueles que participam da prova.

Dica: caso no seu local de aula não haja marcação de linhas, poderá marcar as linhas com giz ou outro material que fique claro a marcação das linhas.

Em seguida, o professor marcará com "tartarugas", cones ou com giz algumas raias de um lado a outro da quadra e ao sinal do apito todos que tiverem em primeiro nas raias, correrão para o outro lado. Isso se repete até todos os alunos estiverem realizado pelo menos três vezes.

Dica: se o professor desejar poderá inserir a saída de bloco, que foi trabalhado na aula anterior, nesta atividade.

Recursos Complementares

Site da Confederação Brasileira de Atletismo: www.cbat.org.br

Avaliação

No final da aula o professor deverá estimular alguns questionamentos a respeito do tema: Qual a função das raias nas corridas do atletismo? Quais são as provas que os atletas são obrigados a corre nas raias? Que outros esportes possuem raias? Existem provas no atletismo onde os atletas começam a correr nas raias e depois eles correm em raia única? Por quê? 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.