RIO DE JANEIRO - RJ
COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Inicial
Educação Física
Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Nesta aula o aluno irá perceber a importância das raias nas corridas de curta distância, como forma de segurança e melhor desempenho dos atletas; deverá ser capaz de identificar as provas que utilizam as raias se faz necessário; cooperar com os colegas para o desenvolvimento das atividades com segurança, adotando atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, repudiando qualquer espécie de violência.
Duração das atividades
50 minutos/1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidades de conhecimentos prévios
Estratégias e recursos da aula
Caro professor, nesta aula será dada continuidade a aula anterior, perguntando para os alunos quem trouxe a figura da pista de atletismo pedido na última aula. Em seguida, o professor deverá perguntar o que eles encontraram nas imagens da pista. Quando os alunos comentarem das raias, deverá iniciar um debate sobre a finalidade das raias nas corridas de curta distância do atletismo. Após algumas respostas, o professor deverá questioná-los do porque algumas provas os atletas correm nas raias e outras não. E, por último, como curiosidade, deverá ser perguntado se existem outros esportes que utilizam as raias.
Dando sequência a aula, será feito um "pique- cola", onde os alunos poderão correr por toda a quadra e em qualquer direção. No decorrer desta atividade, o professor poderá aumentar gradativamente o número de pegadores até que todos os alunos sejam pegos.
Na próxima atividade, será feito um "pique-linha". Neste pique, todos os alunos só poderão se deslocar em cima das linhas existentes na quadra, e essas linhas serão chamadas de raias. O pegador ficará com uma bola, ou qualquer outro objeto para identificá-lo como pegador. Quando este pegador encostar a bola em outro colega, este passa a ser o novo pegador. Após essa atividade, sugiro que o professor pergunte para os alunos qual foi a dificuldade neste pique e, após algumas respostas, deverá explicar que nas corridas curtas cada atleta tem a sua raia, para que um não atrapalhe o outro, mantendo a segurança de todos aqueles que participam da prova.
Dica: caso no seu local de aula não haja marcação de linhas, poderá marcar as linhas com giz ou outro material que fique claro a marcação das linhas.
Em seguida, o professor marcará com "tartarugas", cones ou com giz algumas raias de um lado a outro da quadra e ao sinal do apito todos que tiverem em primeiro nas raias, correrão para o outro lado. Isso se repete até todos os alunos estiverem realizado pelo menos três vezes.
Dica: se o professor desejar poderá inserir a saída de bloco, que foi trabalhado na aula anterior, nesta atividade.
Recursos Complementares
Site da Confederação Brasileira de Atletismo: www.cbat.org.br
Avaliação
No final da aula o professor deverá estimular alguns questionamentos a respeito do tema: Qual a função das raias nas corridas do atletismo? Quais são as provas que os atletas são obrigados a corre nas raias? Que outros esportes possuem raias? Existem provas no atletismo onde os atletas começam a correr nas raias e depois eles correm em raia única? Por quê?
Opinião de quem acessou
Sem estrelas
0 classificações
Cinco estrelas0/0 - 0%
Quatro estrelas0/0 - 0%
Três estrelas0/0 - 0%
Duas estrelas0/0 - 0%
Uma estrela0/0 - 0%
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.