Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aula 5: A corrida de revezamento e a importância do trabalho em equipe no CAp UFRJ.

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícius Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno vivenciará a modalidade de corrida de revezamento, reconhecendo suas técnicas e suas dificuldades, através de atividades lúdicas.  Nesta aula o aluno participará de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando limitações físicas e de desempenho motor de si próprio e dos outros, sem discriminar por características pessoais, sexuais ou sociais, adotando comportamentos solidários, cooperativos, não-agressivos e evitando atitudes de rivalidade em situações competitivas;

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não necessidades de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

A aula se iniciará com uma discussão sobre o significado da palavra “revezamento” e a importância do trabalho em equipe para essa modalidade. Após essa conversa, os alunos realizarão um pique onde ocorrerá um revezamento entre as duplas. Nessa atividade o professor pedirá que os alunos se dividam em duplas e fiquem de mãos dadas, em seguida escolhe um pegador e um fugitivo, para o fugitivo escapar do pegador terá que dar a mão para alguma dupla, e quando isso acontece o integrante da dupla na qual o fugitivo não deu a mão sai e passa ser o pegador e, quem estava sendo o pegador passa a fugir do novo pegador. E a brincadeira termina quando todas as duplas forem trocadas.

Em seguida dividirá a turma em duas colunas, mantendo uma distância de um braço entre os integrantes da coluna. Depois da formação das equipes, deverá ser entregue uma bola e como desafio para as equipes, proponha que a bola vá até o final da coluna e volte passando por todos os integrantes sem que eles saiam do lugar. O professor deve propor algumas variações nessa brincadeira, tais como: a bola vai por cima da cabeça e volta por baixo das pernas; vai pelo lado direito e volta pelo esquerdo e, pedir sugestões para os alunos. Para finalizar essa brincadeira o professor substitui a bola pelo bastão que é utilizado na corrida de revezamento. E as equipes terão que passar os bastões realizando as técnicas de passagem do bastão do atletismo. Primeiro o bastão passa de cima para baixo e depois de baixo para cima.

Dica: Esse bastão pode ser feito de cabo de vassoura ou com cano PVC, e deve medir aproximadamente 30 cm.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/Esportes/

Para finalizar a aula, será reproduzido uma corrida de revezamento na quadra. A turma será dividida em grupos de quatro e eles correrão em volta da marcação da quadra de vôlei, ficando um aluno do quarteto em cada canto da quadra de vôlei. O professor entrega o bastão para os alunos de um dos cantos da quadra e ao seu sinal os alunos correrão para entregar ao aluno do seu time que está em um dos cantos a sua frente, este entrega para o outro companheiro do grupo, que entrega para o último corredor que terá que correr para o canto que estava ocupado anteriormente pelo primeiro integrante do quarteto. O professor repete essa dinâmica até que os alunos voltem para a sua posição inicial.

Recursos Complementares

Como recursos complementares veja o vídeo de uma corrida de revezamento no site: http://esportesocial.com/

Site da Confederação Brasileira de Atletismo: www.cbat.org.br  

Avaliação

Como avaliação da aula, o professor deverá realizar alguns questionamentos buscando contextualizar o tema desenvolvido na aula: Perceberam a importância dos colegas na corrida de revezamento? Qual foi o momento em que o colega foi mais importante nas atividades desenvolvidas? Qual foi a melhor passagem do bastão, de cima para baixo ou de baixo para cima? Por que o grupo que estava na raia mais afastada da quadra de vôlei saiu na frente dos demais?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.