01/12/2009
Marcos Vinícius Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Nesta aula o aluno irá vivenciar a modalidade de corrida de obstáculo, reconhecendo suas técnicas e suas dificuldades, através de atividades lúdicas. Também irá vivenciar diferentes possibilidades de ocupar os espaços, percebendo em que momento é interessante estar em um determinado espaço.
Não há necessidades de conhecimentos prévios.
A aula começará discutindo-se com os alunos o significado da palavra obstáculo, o professor deverá associar a palavra no sentido figurado também, e explicar aos alunos que no nosso cotidiano superamos vários obstáculos e que não devemos desistir na primeira dificuldade. Continuando, será feito algumas perguntas, relacionadas agora ao atletismo, do tipo: quais são os obstáculos encontrados numa prova de corrida de obstáculo do atletismo? quais as diferenças entre a modalidade corrida de obstáculo e corrida com barreiras?.
Em seguida, serão colocados vários objetos (cones, colchonetes e cordas) espalhados pala quadra. Depois será escolhido um pegador que ficará com um colete e terá que pegar os colegas. Na medida em que ele for pegando os colegas, os mesmos vão colocando também o colete para ajudar a pegar o restante da turma. Quem encostar nos obstáculos espalhados também vira pegador. Quando toda a turma for pega o professor escolhe um novo pegador, mas dessa vez ele irá diminui o espaço para apenas uma metade da quadra, aumentando assim o grau de dificuldade para desviar dos obstáculos.
Dando prosseguimento a aula, o professor escolherá dois alunos para segurar cada extremidade de uma grande corda, e o restante da turma irá para o final da quadra. Estes dois alunos movimentarão a corda sem que ela perca o contato com o chão, movimento chamado em muitos lugares de "cobrinha". E ao sinal do professor, todos deverão passar para o outro lado da quadra pulando a corda. Com um obstáculo movel, aumentará a dificuldade e o aluno terá que calcular o tempo certo para pular a corda.
Na atividade seguinte, o professor deverá colocar a turma dividida em seis ou mais grupos no final da quadra, essa escolha depende do tamanho da quadra de cada escola. E ao sinal do professor, o primeiro de cada grupo terá que correr em linha reta até o final da quadra, pulando um cone deitado que estará no meio da quadra, e parar no cone que está na linha de fundo contrária a que ele saiu. Quando todos tiverem ultrapassado por este obstáculo, o professor colocará um colchonete à uns dois metros de distância do cone, e assim todos correrão novamente para o outro lado da quadra passando pelos dois obstáculos. Assim a atividade segue até que a quadra esteja repleta de obstáculos para serem superados pelos alunos. Nessa atividade o professor poderá estimular a imaginação dos alunos dizendo que os colchonetes representarão a água, e ninguém pode ficará com o pé molhado, e os cones serão as barreiras que eles terão que pular.
No final, os alunos serão reunidos para fazer uma avaliação desta aula.
Veja o histórico e os atuais recordes das modalidades de corrida de obstáculo e corrida com barreiras no site da Confederação Brasileira de Atletismo: www.cbat.org.br
Veja também no site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Corrida_de_obst%C3%A1culos
No final da aula o professor fará algumas perguntas para constatar a assimilação do conteúdo, tais como: Quais foram os obstáculos mais difíceis de serem superados? É mais fácil ultrapassar os obstáculos parado, andando ou correndo? Qual a forma que os alunos utilizaram para ultrapassar esses obstáculos: saltando com uma das pernas auxiliando na impulsão? Com as duas pernas simultaneamente?
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/04/2010
Cinco estrelassensacional