18/09/2009
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como produto histórico-cultural |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como apreciação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 8 anos, poderão:
• Conhecer a estrutura de um teatro, seus espaços e suas funções;
• Conhecer pessoas que atuam nesse ambiente;
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter conhecimentos sobre o Teatro, tais como: história do Teatro, organização e função de seus espaços, pessoas que ali trabalham e as suas atribuições, dentre outras informações. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados através da aula apresentada neste portal intitulada: O TEATRO NA INFÂNCIA - UM VERDADEIRO ELEMENTO DE APRENDIZAGEM - Conhecendo a sua história, que possibilita uma introdução sobre esta temática.
1º MOMENTO – Organizando a aula
O professor deverá previamente organizar esta aula de campo tendo que:
a) Visitar o local antes da aula-passeio com as crianças;
b) Agendar os locais para serem visitados, verificando se neles haverá um responsável para acompanhamento;
c) Agendar o transporte;
d) Verificar o tempo necessário para essa visita e perceber, ou não, se irá precisar levar lanche para as crianças. Se sim, previamente marcar qual o lugar deste lanche;
e) Por fim, enviar para os pais um comunicado apresentando a aula de campo, os seus possíveis custos, as observações, além da autorização desse responsável.
2º MOMENTO – Planejamento coletivo da ida ao teatro
O professor deverá reunir a turma e apresentar a aula de campo a ser realizada, destacando o que cada aluno poderá aprender nesta aula. Depois dessa introdução, o professor pede para que as crianças se reúnam em grupos de quatro e registrem em uma folha de papel suas dúvidas e curiosidades acerca do teatro, para que, posteriormente, cada grupo socialize na roda o que registrou, a fim de que combinem entre si quem ficará responsável pela questão durante a visita.
Realizada essa etapa, o professor deverá construir com o grupo alguns combinados necessários para a realização desta aula de campo.
3º MOMENTO – A aula de campo
No dia da aula os alunos terão a oportunidade de conhecer o espaço do teatro, como também conversar com pessoas que trabalham nesses espaços. É importante que o professor registre através de fotografias e/ou filmagens o passeio para que depois em sala de aula esse material possa ser avaliado.
4ª MOMENTO – O registro
Por fim, a turma p oderá construir um texto coletivo sobre o passeio, como também registrar essa aula através do desenho.
Ao final desta aula o professor deverá avaliar se os alunos conseguiram através do desenho, da escrita e/ou linguagem oral :
.Perceber a estrutura de um teatro, seus espaços e suas funções;
.Identificar as pessoas que atuam nesse ambiente, bem como suas atribuições.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!