Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O TEATRO NA INFÂNCIA: conhecendo este espaço

 

18/09/2009

Autor e Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como produto histórico-cultural
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como apreciação
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 8 anos, poderão:

• Conhecer a estrutura de um teatro, seus espaços e suas funções;
• Conhecer pessoas que atuam nesse ambiente;

Duração das atividades
Três aulas (duas de 50 minutos e a aula de campo será realizada em um turno completo)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter conhecimentos sobre o Teatro, tais como: história do Teatro, organização e função de seus espaços, pessoas que ali trabalham e as suas atribuições, dentre outras informações. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados através da aula apresentada neste portal intitulada: O TEATRO NA INFÂNCIA - UM VERDADEIRO ELEMENTO DE APRENDIZAGEM - Conhecendo a sua história, que possibilita uma introdução sobre esta temática.

Estratégias e recursos da aula
       

1º MOMENTOOrganizando a aula

O professor deverá previamente organizar esta aula de campo tendo que:

 
a) Visitar o local antes da aula-passeio com as crianças;
b) Agendar os locais para serem visitados, verificando se neles haverá um responsável para acompanhamento;
c) Agendar o transporte;
d) Verificar o tempo necessário para essa visita e perceber, ou não, se irá precisar levar lanche para as crianças. Se sim, previamente marcar qual o lugar deste lanche;

e) Por fim, enviar para os pais um comunicado apresentando a aula de campo, os seus possíveis custos, as observações, além da autorização desse responsável.

2º MOMENTO – Planejamento coletivo da ida ao teatro


O professor deverá reunir a turma e apresentar a aula de campo a ser realizada, destacando o que cada aluno poderá aprender nesta aula. Depois dessa introdução, o professor pede para que as crianças se reúnam em grupos de quatro e registrem em uma folha de papel suas dúvidas e curiosidades acerca do teatro, para que, posteriormente, cada grupo socialize na roda o que registrou,  a fim de que combinem entre si quem ficará responsável pela questão durante a visita.


Realizada essa etapa, o professor deverá construir com o grupo alguns combinados necessários para a realização desta aula de campo.


3º MOMENTO – A aula de campo

No dia da aula os alunos terão a oportunidade de conhecer o espaço do teatro, como também conversar com pessoas que trabalham nesses espaços. É importante que o professor registre através de fotografias e/ou filmagens o passeio para que depois em sala de aula esse material possa ser avaliado.

                                                             camarim

                                                             Casa da Ribeira

Teatro Alberto Maranhão

                                                                                       Teatro Alberto Maranhão

4ª MOMENTO – O registro


Por fim, a turma p oderá construir um texto coletivo sobre o passeio, como também registrar essa aula através do desenho.

Avaliação

Ao final desta aula o professor deverá avaliar se os alunos conseguiram através do desenho, da escrita e/ou linguagem oral :

.Perceber a estrutura de um teatro, seus espaços e suas funções;
.Identificar as pessoas que atuam nesse ambiente, bem como suas atribuições.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.