30/10/2009
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Expressar-se com base no aprendizado de sala de aula; movimentar-se e coordenar as ações para apresentação do espetáculo planejado.
Coordenação dos movimentos e do canto.
Atividade 1 – Observar o movimento e os passos da dança: Boi Calemba ou Bumba meu Boi.
1º momento - O professor estuda os movimentos da dança com as crianças. Para isso é preciso assistir aos vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=_FFSF_C0Bio
e http://www.youtube.com/watch?v=Fejq3qQcAKY&NR=1
Para analisar a dança, assimilar o movimento e os passos. A partir da observação e da análise as crianças planejam o Boi Calemba da turma
2 º momento – O professor orienta as crianças como planejar a dança e segue alguns passos:
1- Observa aos vídeos;
2- Descrevem o movimento que observaram;
3- Realizam os passos individualmente;
4- Realizam os passos em grupo de 4,
5- Realizam os passos no grande grupo
6- Desenham a organização do grupo;
7- Desenham os passos
8- Ensaiam juntos.
Atividade 2 - Planejar o figurino da dança
1º momento - O professor orienta as crianças para desenhar o modelo do figurino colorido que pode ser colocado por cima da roupa. Para isso devem tomar como referencia o video http://www.youtube.com/watch?v=Fejq3qQcAKY&NR=1
Observação - O enredo já deve ter sido planejado, antes de planejar o movimento e os passos da dança. No conjunto de aulas, o enredo foi planejado na aula:
RELEITURA DE HISTÓRIA: Construção do pensamento discursivo.
Atividade 3 – Apresentação da dança planejada.
1ª momento - O professor organiza as crianças conforme o planejado e as deixam a vontade, sem interferir, apenas acompanha o espetáculo das crianças, que cantam, dançam e dramatizam a festa do Boi.
Atividade 4 - Repensar a atividade de dança.
1º momento - O professor discute com as crianças como foi a apresentação da dança dramática e ouve as impressões dos alunos, fazendo suas considerações sobre o que deu certo, quais as dificuldades que enfrentaram e o que poderiam melhorar.
2º momento - O professor orienta as crianças para registrar a festa do Boi Calemba. Elas usam o desenho e a escrita para relatar a própria experiência vivenciada. No relato devem destacar, o que fizeram; como se comportou a plateia; e quais os sentimentos e sensações que tiveram no momento que estavam dançando.
Avaliar a coordenação e expressão das crianças; a motivação; criatividade; a habilidade de fazer síntese sobre a vivência da dança drámatica; a habilidade de desenhar e escrever para registrar os acontecimentos.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/08/2010
Cinco estrelasPARABÉNS À EQUIPE DO NEI, PELAS EXCELENTES ATIVIDADES QUE VOCÊS DESENVOLVEM E SOCIALIZAM! TEMOS APRENDIDO MUITO. É UM ORGULHO PARA O PROFESSOR POTIGUAR ACESSAR ESTE PORTAL E VER NOSSO ESTADO TÃO BEM REPRESENTADO! BJS...