18/09/2009
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como produto histórico-cultural |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como apreciação |
Com esta aula os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 8 anos, poderão:
• Conhecer a obra “Romeu e Julieta” William Shakespeare;
• Conhecer a importância de William Shakespeare para a história do teatro.
Os alunos precisam ter conhecimentos sobre o teatro, tais como: espaços do teatro, funções desses espaços, pessoas que ali trabalham, dentre outras características. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados através da aula apresentada neste portal intitulada: O TEATRO NA INFÂNCIA: UM VERDADEIRO ELEMENTO DE APRENDIZAGEM - Conhecendo a sua história, através da pesquisa inicial sobre o teatro, que faz uma introdução sobre esta temática.
1º MOMENTO – Esse primeiro momento o professor retoma a aula sobre a história do Teatro e falará um pouco sobre a vida e a obra de Shakespeare. Essa apresentação poderá ser uma conversa com o grupo, uma apresentação de um cartaz ou até mesmo uma apresentação em PowerPoint.
2º MOMENTO – Depois de falar um pouco sobre Shakespeare, o professor apresentará o livro Romeu e Julieta* e iniciará a contação da história. Essa história deverá ser contada em vários dias, pois como o livro é longo, o professor poderá dividí-los através dos capítulos. Nessa contação, entre um capítulo e outro, cabe ao professor criar a expectativa ao final de cada um deles, falar o nome do capítulo posterior e perguntar para o grupo o que acha que irá acontecer. Dessa forma criará um suspense entre o término da contação para o outro dia.
*Indicamos o livro: Romeu e Julieta uma adaptação de Renata Pallottini da editora Scipione, da coleção reencontro infantil.
3º MOMENTO – Depois de terminar de ler o livro para a turma o professor poderá sugerir e apresentar outras obras na qual o clássico de Romeu e Julieta foi reproduzido. Dentre elas destacamos:
Apresentar também o vídeo Romeu e Julieta, que se apresenta neste portal.
4ª MOMENTO – Após apresentar as releituras da obra de Romeu e Julieta o professor poderá sugerir a reescrita para as crianças dessa obra, essa reescrita poderá ser individual ou coletiva.
Sugerimos, como exemplo, a construção coletiva da reescrita da obra de Romeu e Julieta em cordel. Para essa atividade o professor poderá convidar alguém que fale do cordel e ensine a sua técnica.
Romeu e Julieta E agora minha gente Romeu e Julieta Um grande encontro aconteceu E agora minha gente Romeu e Julieta Um grande encontro aconteceu Entre esses dois jovens
A Julieta, a Ama logo contou O perdão de Julieta Os pais de Julieta Frei Lourenço, E no seu quarto O plano de Frei Lourenço A família de Julieta Romeu desesperado foi até o boticário
Julieta vendo Paris e Romeu aos seus pés Depois de tudo isso Texto criado pela turma do 1º Ano do NEI - Núcleo de Educação Infantil/UFRN |
Nome | Tipo |
---|---|
Romeu e Julieta | Vídeo |
Sites para pesquisa do professor:
Sobre Shakespeare - http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Shakespeare
Sobre romeu e julieta - http://pt.wikipedia.org/wiki/Romeo_and_Juliet
Ao final desta aula o professor deverá perceber se os alunos conseguiram:
• Compreender a obra de Romeu e Julieta identificando os seus personagens, como também o seu enredo;
• Participar da construção da reescrita da obra através das atividades sugeridas.
Cinco estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/06/2012
Cinco estrelasadorei
30/11/2011
Cinco estrelasMARAVILHOSA ESSA HISTÓRIA SO PODERIA SER EM FORMA DE TEXTO NÃO POESIAS ,FICOU OTIMO EU ADOREI !!!!
04/10/2011
Cinco estrelasA proposta de variar quanto ao gênero foi muito positiva, pois pode-se assim explorar não só o clássico, mas, gêneros mais próximos dos alunos. foi muito bacana a proposta.
31/07/2011
Cinco estrelassou academica em licenciatura de historia e gostaria de saber como trabalhar uma obra literaria na disciplina de historia. e contextualizar com a historiografia.
24/03/2010
Cinco estrelaseo ashey o maaximo essa representação da historia em cordel, ér o qe eo estava procuraando *-*