Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O TEATRO NA INFÂNCIA: conhecendo Romeu e Julieta

 

18/09/2009

Autor e Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como produto histórico-cultural
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como apreciação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 8 anos, poderão:

• Conhecer a obra “Romeu e Julieta” William Shakespeare;
• Conhecer a importância de William Shakespeare para a história do teatro.

Duração das atividades
Seis aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos precisam ter conhecimentos sobre o teatro, tais como: espaços do teatro, funções desses espaços, pessoas que ali trabalham, dentre outras características. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados através da aula apresentada neste portal intitulada: O TEATRO NA INFÂNCIA: UM VERDADEIRO ELEMENTO DE APRENDIZAGEM - Conhecendo a sua história, através da pesquisa inicial sobre o teatro, que faz uma introdução sobre esta temática.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO – Esse primeiro momento o professor retoma a aula sobre a história do Teatro e falará um pouco sobre a vida e a obra de Shakespeare. Essa apresentação poderá ser uma conversa com o grupo, uma apresentação de um cartaz ou até mesmo uma apresentação em PowerPoint.


2º MOMENTO – Depois de falar um pouco sobre Shakespeare, o professor apresentará o livro Romeu e Julieta* e iniciará a contação da história. Essa história deverá ser contada em vários dias, pois como o livro é longo, o professor poderá dividí-los através dos capítulos. Nessa contação, entre um capítulo e outro, cabe ao professor criar a expectativa ao final de cada um deles, falar o nome do capítulo posterior e perguntar para o grupo o que acha que irá acontecer. Dessa forma criará um suspense entre o término da contação para o outro dia.


*Indicamos o livro: Romeu e Julieta uma adaptação de Renata Pallottini da editora Scipione, da coleção reencontro infantil.

Livro: Romeu e Julieta


3º MOMENTO – Depois de terminar de ler o livro para a turma o professor poderá sugerir e  apresentar outras obras na qual o clássico de Romeu e Julieta foi reproduzido. Dentre elas destacamos:

A) Filme:
O professor poderá apresentar a obra Romeu e Julieta, um filme que apresenta uma versão para os dias de hoje da peça de Shakespeare. O professor deverá assistir com antecedência o vídeo e destacar as cenas que poderão ser exibidas. É importante que se destaque as cenas de acordo com os capítulos do livro, os capítulos que chamaram mais atenção das crianças.

Apresentar também o vídeo Romeu e Julieta,  que se apresenta neste portal.

Romeu e Julieta

B) Quadrinho da Turma da Mônica – Romeu e Julieta
Apresentar através da internet o quadrinho da Turma da Mônica. Esse apresenta uma versão da obra de Shakespeare só que em quadrinhos.
http://www.monica.com.br/comics/rom-juli/welcome.htm

4ª MOMENTO – Após apresentar as releituras da obra de Romeu e Julieta o professor poderá sugerir a reescrita para as crianças dessa obra, essa reescrita poderá ser individual ou coletiva.
Sugerimos, como exemplo, a construção coletiva da reescrita da obra de Romeu e Julieta em cordel. Para essa atividade o professor poderá convidar alguém que fale do cordel e ensine a sua técnica.

Exemplo de uma reescrita da obra Romeu e Julieta em cordel

Romeu e Julieta

E agora minha gente
A turma 5 vai contar
Uma história bem bonita
Que vocês vão adorar
Muito amor, muita tragédia
Iremos agora apresentar.

Romeu e Julieta
Que há muito tempo nos encanta
Duas famílias inimigas
Amor, tragédia e vingança
Montechio e Capuleto
Amizade, briga e esperança.

Um grande encontro aconteceu
No meio da multidão
Romeu descobriu Julieta
E surgiu uma grande paixão
No lindo baile de máscaras
Eles dançaram, então.

E agora minha gente
A turma 5 vai lhes contar
Uma história bem bonita
Que vocês vão adorar
Muito amor, muita tragédia
Iremos agora apresentar.

Romeu e Julieta
Que há muito tempo nos encanta
Duas famílias inimigas
Amor, tragédia e vingança
Montechio e Capuleto
Amizade, briga e esperança.

Um grande encontro aconteceu
Romeu, no meio da multidão
Descobriu a donzela Julieta
E criou – se uma grande paixão
No lindo baile de máscaras
Eles dançaram, então.

Entre esses dois jovens
O amor logo reinou.
Um encontro n a varanda
Uma paixão se realizou< br />Um pedido de casam ento
A sua mão ela entregou.


As duas famílias se encontraram
Uma briga aconteceu
Na praça de Verona
A morte apareceu
Mercúcio matou Benvólio,
Mercúcio foi morto por Romeu.

A Julieta, a Ama logo contou
Do que havia acontecido
Da briga em que Romeu se envolveu
Matando o seu primo querido.
O casamento quase chega ao fim
Contudo o que tinha ocorrido.

O perdão de Julieta
Logo chegou
O casamento desses jovens
Assim começou
Com a ajuda de Frei Lourenço
Ele se concretizou.

Os pais de Julieta
Sem saber do acontecido
Entregam a sua mão
Para o prometido
E então um plano
Teve que ser desenvolvido.

Frei Lourenço,
Um elixir desenvolveu
Para dar à Julieta
E ela fingir que morreu.
A família dela não saberia,
Apenas o seu amado Romeu.

E no seu quarto
Julieta, o elixir tomou
E então em sua cama
Ela desmaiou
E a sua família
A morte dela pensou.

O plano de Frei Lourenço
Era uma mensagem enviar
Por um mensageiro
A Romeu se destinar
Só que o plano se arruinou
Pois a carta não se pôs a chegar.

A família de Julieta
O seu corpo foi velar
Em uma casinha no cemitério
Onde todos foram admirar
Tarde Romeu soube da notícia
Pelo seu amigo Baltazar.

Romeu desesperado foi até o boticário
Um veneno ele encomendou
Chegando ao cemitério
Conde Paris ele encontrou
Os dois iniciaram uma briga
E Paris, Romeu o matou.


No caixão Romeu falou a Julieta:
Minha amada, no céu vou te encontrar
Depois disso
O veneno ele pôs – se a tomar.
Chegando, Frei Lourenço tudo viu
E o destino não podia ele mais mudar.

Julieta vendo Paris e Romeu aos seus pés
Desesperada ficou
O veneno tentou tomar,
Porém nada encontrou
A única solução:
No coração, um punhal enfiou.

Depois de tudo isso
As duas famílias a amizade querem
Para isso
Precisou que dois jovens morressem
Para que
As pazes assim a fizessem.

Texto criado pela turma do 1º Ano do NEI - Núcleo de Educação Infantil/UFRN 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Romeu e Julieta Vídeo
Recursos Complementares

Sites para pesquisa do professor:


Sobre Shakespeare - http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Shakespeare

Sobre romeu e julieta - http://pt.wikipedia.org/wiki/Romeo_and_Juliet

Avaliação

Ao final desta aula o professor deverá perceber se os alunos conseguiram:
• Compreender a obra de Romeu e Julieta identificando os seus personagens, como também o seu enredo;
• Participar da construção da reescrita da obra através das atividades sugeridas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 5/5 - 100%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • aline, jm contabilidade , Paraná - disse:
    alinevitoriazinha@hotmail.com

    24/06/2012

    Cinco estrelas

    adorei


  • juliana maia fernandes, ESCOLA ESTADUAL LUIZ DIAS PAES LEME , Goiás - disse:
    julina-gatinha@HOTMAIL.COM

    30/11/2011

    Cinco estrelas

    MARAVILHOSA ESSA HISTÓRIA SO PODERIA SER EM FORMA DE TEXTO NÃO POESIAS ,FICOU OTIMO EU ADOREI !!!!


  • Marluce dos Santos Silva, Escola Maria Amélia , Alagoas - disse:
    marlucesantos1977@bol.com.br

    04/10/2011

    Cinco estrelas

    A proposta de variar quanto ao gênero foi muito positiva, pois pode-se assim explorar não só o clássico, mas, gêneros mais próximos dos alunos. foi muito bacana a proposta.


  • cristina gonçalves, unicentro , Paraná - disse:
    cristiane-tiane@hotmail.com

    31/07/2011

    Cinco estrelas

    sou academica em licenciatura de historia e gostaria de saber como trabalhar uma obra literaria na disciplina de historia. e contextualizar com a historiografia.


  • Luiza Andrade, sjgjemndfft sdfldje vlkdhebrfgf , Paraíba - disse:
    luiza_natalle@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    eo ashey o maaximo essa representação da historia em cordel, ér o qe eo estava procuraando *-*


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.