16/09/2009
KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:
Perceberem que existe uma medida padrão para medirmos a altura das pessoas – o metro;
Compararem as alturas através do gráfico.
Nomenclaturas e surgimento das grandezas e medidas.
Atividade 1 – Medindo a altura
1º Momento: O professor deve questionar o tamanho das crianças, quem é o maior da turma, quem é o menor, como poderiam sabem o tamanho de cada um. Deixe as crianças darem suas idéias. Realize a medição utilizando as hipóteses das mesmas. O professor deve colar numa parede uma folha de papel madeira. Inicialmente deve medir as crianças com barbante ou outra medida padrão, fazendo a marcação da altura da criança na cartolina, colocando o nome da criança ao lado de cada marcação. Depois discutir com os alunos: Como podemos saber a altura, se no barbante não existe nenhuma numeração? Medindo com o barbante podemos saber quem é o mais alto ou mais baixo? Qual a diferença entre as alturas? Se nenhuma criança falar sobre a MEDIDA METRO, o professor pode esclarecer que o metro surgiu da necessidade do homem em padronizar essa medida, assim o mundo teria uma medida padrão convencional. No momento da discussão o professor pode dizer às crianças que vão usar a fita métrica para saber quanto mede cada criança e qual a diferença entre as alturas.
Atividade 2 – Comparando as alturas no gráfico
1º Momento: Com os dados coletados da atividade anterior (altura das crianças) o professor deve explicar que existe outra maneira de registrar esses dados, que é o gráfico. Para tanto o professor deve propor a construção do gráfico e da legenda para saber quem é o mais alto, o mais baixo, ou quem tem a mesma altura no grupo. O professor explica que a linha vertical irá representar as alturas das crianças e a linha horizontal seus nomes. O gráfico deve ser construído no mural da sala junto às crianças.
Figura 1 - Imagem o gráfico.
SUGESTÃO: Para embasamento teórico sobre Grandezas e Medidas:
COLL, César; TEBEROSKY, Ana. Aprendendo matemática: São Paulo: Gráfica Editora S.A., 2000.
KAMII, Constance. ARITMÉTICA: NOVAS PERSPECTIVAS Implicações da Teoria de Piaget: São Paulo: Papirus, 2004
Avaliar se as crianças:
Perceberam que existe uma medida padrão para medirmos a altura das pessoas – o metro;
Conseguiram ler as medidas através do gráfico;
Perceberam a diferença entre as alturas a partir do gráfico construído;
Participaram da atividade com envolvimento.
Quatro estrelas 3 calificaciones
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09/07/2015
Cinco estrelasadoreii...
03/11/2014
Cinco estrelasAmei, vou usá-la na quarta unidade. Parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasMuito boa essa aula, as crianças aprendem brincando.