Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


REFAZENDO O CAMINHO DA CONSTRUÇÃO DO NÚMERO: medindo com as partes do corpo.

 

21/09/2009

Autor e Coautor(es)
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:
 Medir os espaços através de medidas não convencionais, fazendo-as perceberem que houve a necessidade do estabelecimento das medidas padrões, por haver desigualdades nas medidas não convencionais.

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nomenclaturas das grandezas e medidas.

Estratégias e recursos da aula
           

Atividade 1 – Medindo com as mãos
1º Momento: Inicialmente o professor deve delimitar um espaço na sala de aula e marcar com fita gomada, informando que as crianças podem fazer de conta que este espaço é a sua propriedade. Depois o professor deve pedir que as crianças utilizem as mãos para medir o comprimento e largura do terreno. No momento que as crianças forem medindo, solicite que contem os “palmos” e que registrem a medida. Nesse momento o professor deve verificar se as crianças colocam as mãos uma próxima da outra, se dão um espaço entre uma mão e outra, caso isto aconteça, o professor deve mediar a medição. O professor também pode medir utilizando o palmo e registrar sua contagem. Verifique se as crianças fizeram alguma marca na fita gomada, para saberem quantas vezes contaram palmos. Ao final da medição, o professor deve questioná-las: Que medida padrão você utilizou? Quantos palmos você contou? Por que será que a medida de um colega ficou diferente do outro? Os palmos contados por vocês são iguais aos meus? Por que os palmos são diferentes? No momento da discussão o professor deve esclarecer às crianças que as medidas padrões surgiram pela necessidade de existir uma igualdade, uma padronização, pois as medidas não convencionais apresentam desigualdades. As fotos abaixo ilustram o momento.

Atividade 2 - Medindo com os pés

1º Momento: Com o mesmo espaço delimitado na atividade anterior, o professor solicita às crianças para medirem o espaço com os pés, utilizando a medida não convencional “pegadas”. No momento que as crianças forem medindo devem contar as “pegadas”. Nesse momento o professor deve verificar se as crianças colocam os pés um próximo ao outro, ou se dão passadas largas, caso haja passadas largas o professor pode questionar às crianças sobre essa medição. Ao final solicitar que as crianças registrem o espaço medido. O professor também pode medir utilizando os pés e registrar sua contagem. Depois que as crianças mediram, o professor deve questioná-las: Quantas pegadas você contou?  As pegadas contadas por vocês são iguais? Por que as pegadas são diferentes? O momento está ilustrado nas fotos abaixo.


SUGESTÃO: Para embasamento teórico sobre Grandezas e Medidas:
COLL, César; TEBEROSKY, Ana. Aprendendo matemática: São Paulo: Gráfica Editora S.A., 2000.

KAMII, Constance. ARITMÉTICA: NOVAS PERSPECTIVAS Implicações da Teoria de Piaget: São Paulo: Papirus, 2004

Avaliação

Avaliar se as crianças:
 Conseguiram perceber as diferenças entre as medidas não convencionais;
 Registraram as medidas convencionalmente, utilizando o número;
 Participaram da atividade com envolvimento.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • mariana, centro universitario santanna , São Paulo - disse:
    mana.girl@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    gostei muito da aula, me ajudou muito para elabeorar um trabalho da faculdade.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.