21/09/2009
KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:
Medir os espaços através de medidas não convencionais, fazendo-as perceberem que houve a necessidade do estabelecimento das medidas padrões, por haver desigualdades nas medidas não convencionais.
Nomenclaturas das grandezas e medidas.
Atividade 1 – Medindo com as mãos
1º Momento: Inicialmente o professor deve delimitar um espaço na sala de aula e marcar com fita gomada, informando que as crianças podem fazer de conta que este espaço é a sua propriedade. Depois o professor deve pedir que as crianças utilizem as mãos para medir o comprimento e largura do terreno. No momento que as crianças forem medindo, solicite que contem os “palmos” e que registrem a medida. Nesse momento o professor deve verificar se as crianças colocam as mãos uma próxima da outra, se dão um espaço entre uma mão e outra, caso isto aconteça, o professor deve mediar a medição. O professor também pode medir utilizando o palmo e registrar sua contagem. Verifique se as crianças fizeram alguma marca na fita gomada, para saberem quantas vezes contaram palmos. Ao final da medição, o professor deve questioná-las: Que medida padrão você utilizou? Quantos palmos você contou? Por que será que a medida de um colega ficou diferente do outro? Os palmos contados por vocês são iguais aos meus? Por que os palmos são diferentes? No momento da discussão o professor deve esclarecer às crianças que as medidas padrões surgiram pela necessidade de existir uma igualdade, uma padronização, pois as medidas não convencionais apresentam desigualdades. As fotos abaixo ilustram o momento.
Atividade 2 - Medindo com os pés
1º Momento: Com o mesmo espaço delimitado na atividade anterior, o professor solicita às crianças para medirem o espaço com os pés, utilizando a medida não convencional “pegadas”. No momento que as crianças forem medindo devem contar as “pegadas”. Nesse momento o professor deve verificar se as crianças colocam os pés um próximo ao outro, ou se dão passadas largas, caso haja passadas largas o professor pode questionar às crianças sobre essa medição. Ao final solicitar que as crianças registrem o espaço medido. O professor também pode medir utilizando os pés e registrar sua contagem. Depois que as crianças mediram, o professor deve questioná-las: Quantas pegadas você contou? As pegadas contadas por vocês são iguais? Por que as pegadas são diferentes? O momento está ilustrado nas fotos abaixo.
SUGESTÃO: Para embasamento teórico sobre Grandezas e Medidas:
COLL, César; TEBEROSKY, Ana. Aprendendo matemática: São Paulo: Gráfica Editora S.A., 2000.
KAMII, Constance. ARITMÉTICA: NOVAS PERSPECTIVAS Implicações da Teoria de Piaget: São Paulo: Papirus, 2004
Avaliar se as crianças:
Conseguiram perceber as diferenças entre as medidas não convencionais;
Registraram as medidas convencionalmente, utilizando o número;
Participaram da atividade com envolvimento.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Quatro estrelasgostei muito da aula, me ajudou muito para elabeorar um trabalho da faculdade.