Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O CAMINHO DA CONSTRUÇÃO DO NÚMERO: representando quantidades

 

30/09/2009

Autor y Coautor(es)
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:
 Representar as quantidades, fazendo-as perceberem que as quantidades são representadas pelos números;

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A origem do número.

Estratégias e recursos da aula
           

Atividade 1 – Registrando e representando quantidades
1º Momento: O professor deve propor as crianças uma atividade no pátio, onde vão brincar de contar seu rebanho no cercado. O professor desenha 3 círculos no chão que serão os cercados e ao lado de cada cercado ficará uma criança com papel e lápis na mão para registrar a quantidade de crianças (rebanho que ficou no seu cercado). Para iniciar a brincadeira o professor combina com as crianças, quem será o dono do rebanho e quem será o rebanho. Depois explica que os donos registrarão a quantidade dos animais dos seus cercados e que o rebanho ao ouvirem um comando de partida (ex: apito), correrão para um dos cercados e ficará lá até um segundo comando. Nesse momento os donos dos animais farão os seus registros. Depois as crianças trocam de função e os novos donos registrarão a quantidade dos animais. A cada jogada questionar as crianças em qual cercado tem mais animais. Verificar como as crianças realizam seus registros, se utilizam desenhos, riscos ou números para representarem as quantidades.
As fotos abaixo ilustram os momentos.


2º Momento: O professor deve retomar com as crianças sobre a brincadeira realizada pedindo que elas façam o registro através do desenho desse momento.

Atividade 2 -Contando, dividindo e registrando quantidades.


1º Momento: O professor na roda deve mostrar um pacote de pirulito e entregar um giz para cada criança e problematizar: Quantos pirulitos vocês acham que tem nesse saco? Cada criança deve fazer uma estimativa da quantidade de pirulitos e registrar no chão o número referente à quantidade. Nesse momento o professor deve verificar a escrita dos numerais e discutir com as crianças sobre esses registros. Ex: como se escreve o numeral 12, deixe que as crianças falem suas hipóteses. Em seguida, o professor  deve iniciar a contagem dos pirulitos com as crianças. Exemplo: se uma criança escreveu que tinha oito pirulitos no saco, no momento da contagem,  quando as crianças contarem oito pirulitos o professor deve se dirigir para a criança que escreveu oito e perguntar se ela ainda acha que tem oito pirulitos, se ela falar que tem mais, questionar novamente sobre sua nova estimativa e solicitar que ela registre a outra quantidade. O professor deve continuar a contagem até chegar ao final e discutir sobre a escrita do numeral.

com as crianças

2º Momento: O professor pode dividir a turma em dois ou três grupos e entregar certa quantidade de pirulitos para cada grupo e perguntar para as crianças como eles podem fazer para dividir os pirulitos de forma que todas crianças fiquem com a mesma quantidade de pirulitos. O professor deve verificar quais as estratégias utilizadas pelas crianças para dividir os pirulitos, se fazem relação um a um, entregando um pirulito para cada criança até que terminem todos, verificar qual a solução que as crianças dão quando sobram/faltam pirulitos.

SUGESTÃO: Para embasamento teórico sobre Representação das quantidades:
COLL, César; TEBEROSKY, Ana. Aprende ndo matemática: São Paulo: Gráfica Editora S.A., 2000.

KAMII, Constance. ARITMÉTICA: NOVAS PERSPECTIVA S Implicações da Teo ria de Piaget: São Pau lo: Papirus, 2004

Avaliação

Avaliar se as crianças:
 Estimaram a quantidade dos pirulitos;

 Registraram as quantidades de forma convencional ou não;

 Utilizaram mais de uma estratégia para registrar a quantidade;

 Dividiram os pirulitos;

 Solucionaram os problemas com relação a divisão dos pirulitos;

 Participaram da atividade com envolvimento.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.