Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


REFAZENDO O CAMINHO DA CONSTRUÇÃO DO NÚMERO: contando e representando os objetos

 

30/09/2009

Autor e Coautor(es)
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:
 Conhecer a história da origem do número, percebendo que a humanidade levou milhões de anos para construir o processo do sistema de numeração;

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Leituras de textos sobre a origem do número.

Estratégias e recursos da aula
           

Atividade 1 – Como surgiu o número?
1º Momento:
O professor durante a roda deverá instigar às crianças a responderem algumas questões sobre a origem do número.
 Será que sempre existiram os números?
 Quem inventou os números?
 Por que será que inventaram os números?
 Como será que os povos antigos contavam?

Nesse momento o professor deve registrar as hipóteses das crianças para que posteriormente elas reflitam sobre as mesmas e elaborem novos conhecimentos. Para tanto, deve solicitar que os alunos pesquisem  com seus pais sobre a origem do número.


2º Momento: O professor deve ler  com as crianças o material pesquisado sobre a origem do número , explicitando que foi a partir da necessidade do homem de viver em sociedade, que surgiu a pecuária e agricultura, e que daí em diante os povos tiveram a necessidade de contar seus rebanhos e medir suas terras. A partir desta contextualização o professor poderá criar situações problemas para que as crianças reflitam sobre a origem do número, para tanto deverá trazer para a roda objetos para as crianças contarem.
Sugestão:
 Um cesto com vários animais de brinquedo.
O professor poderá delimitar um espaço no chão da sala com fita gomada e dizer para as crianças, que elas vão fazer de conta que são criadoras de animais e que o espaço delimitado no chão é sua propriedade e que elas têm que saber quantos animais estão no pasto, para tanto terão que contá-los. Nesse momento o professor pede a uma criança que conte a quantidade de animais que está dentro do seu cercado. O professor deve observar como a criança está contando, se ela contou todos os objetos, se deixou de contar algum, se contou um mais de uma vez e se organizou os objetos espacialmente para contá-lo. Essa atividade deve ser realizada com mais de uma criança e ao final discutir com o grupo as estratégias que foram utilizadas para a contagem. As fotos abaixo ilustram o momento.

3º Momento: Na roda, o professor pode solicitar à criança que contou, que represente no quadro a quantidade de animais que estavam na propriedade. Nesse momento, o professor deve ter clareza que a criança pode representar através de desenho, traços ou números, o importante é que a criança represente a quantidade dos animais/objetos contados. Após essa atividade o professor deve retomar com as crianças suas hipóteses acerca dos registros.

SUGESTÃO: Para embasamento teórico sobre origem do número:
COLL, César; TEBEROSKY, Ana. Aprendendo matemática: São Paulo: Gráfica Editora S.A., 2000.

KAMII, Constance. ARITMÉTICA: NOVAS PERSPECTIVAS Implicações da Teoria de Piaget: São Paulo: Papirus, 2004

Avaliação

Avaliar se as crianças:
 Conheceram a história da origem do número;
 Utilizaram mais de uma estratégia para contar e quantificar;

 Representaram as quantidades dos animais;

 Participaram da atividade com envolvimento.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.