30/09/2009
KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:
Conhecer a história da origem do número, percebendo que a humanidade levou milhões de anos para construir o processo do sistema de numeração;
Leituras de textos sobre a origem do número.
Atividade 1 – Como surgiu o número?
1º Momento: O professor durante a roda deverá instigar às crianças a responderem algumas questões sobre a origem do número.
Será que sempre existiram os números?
Quem inventou os números?
Por que será que inventaram os números?
Como será que os povos antigos contavam?
Nesse momento o professor deve registrar as hipóteses das crianças para que posteriormente elas reflitam sobre as mesmas e elaborem novos conhecimentos. Para tanto, deve solicitar que os alunos pesquisem com seus pais sobre a origem do número.
2º Momento: O professor deve ler com as crianças o material pesquisado sobre a origem do número , explicitando que foi a partir da necessidade do homem de viver em sociedade, que surgiu a pecuária e agricultura, e que daí em diante os povos tiveram a necessidade de contar seus rebanhos e medir suas terras. A partir desta contextualização o professor poderá criar situações problemas para que as crianças reflitam sobre a origem do número, para tanto deverá trazer para a roda objetos para as crianças contarem.
Sugestão:
Um cesto com vários animais de brinquedo. O professor poderá delimitar um espaço no chão da sala com fita gomada e dizer para as crianças, que elas vão fazer de conta que são criadoras de animais e que o espaço delimitado no chão é sua propriedade e que elas têm que saber quantos animais estão no pasto, para tanto terão que contá-los. Nesse momento o professor pede a uma criança que conte a quantidade de animais que está dentro do seu cercado. O professor deve observar como a criança está contando, se ela contou todos os objetos, se deixou de contar algum, se contou um mais de uma vez e se organizou os objetos espacialmente para contá-lo. Essa atividade deve ser realizada com mais de uma criança e ao final discutir com o grupo as estratégias que foram utilizadas para a contagem. As fotos abaixo ilustram o momento.
3º Momento: Na roda, o professor pode solicitar à criança que contou, que represente no quadro a quantidade de animais que estavam na propriedade. Nesse momento, o professor deve ter clareza que a criança pode representar através de desenho, traços ou números, o importante é que a criança represente a quantidade dos animais/objetos contados. Após essa atividade o professor deve retomar com as crianças suas hipóteses acerca dos registros.
SUGESTÃO: Para embasamento teórico sobre origem do número:
COLL, César; TEBEROSKY, Ana. Aprendendo matemática: São Paulo: Gráfica Editora S.A., 2000.
KAMII, Constance. ARITMÉTICA: NOVAS PERSPECTIVAS Implicações da Teoria de Piaget: São Paulo: Papirus, 2004
Avaliar se as crianças:
Conheceram a história da origem do número;
Utilizaram mais de uma estratégia para contar e quantificar;
Representaram as quantidades dos animais;
Participaram da atividade com envolvimento.
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