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Jogos teatrais - Pantomima

 

26/10/2009

Autor e Coautor(es)
Renata Oliveira Caetano
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- o que é o teatro;
- desenvolver metas de encenação;
- Aplicar as metas através do exercício da pantomima;

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para essa aula não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Esta aula foi desenvolvida com alunos do 6o. ano no início do ano letivo. Devido à idade, acho importante que ocorra antes de qualquer exercício prático, uma conversa que situe os alunos a respeito do que é teatro e para que faremos jogos teatrais.
Uso como referência as sugestões de atividades do livro Jogos Teatrais: Exercício para grupos e sala de aula, que podem facilmente ser adaptadas à sala de aula, onde observa-se uma variedade de interesse pelo tema.

Sugiro que a aula se inicie com uma conversa sobre o que é teatro. O ideal é lançar a questão e pedir para que os alunos tentem responder em frases curtas ou palavras e anotar as respostas no quadro. É importante tentar evitar aprovação ou reprovação para alguma resposta. Encerrada a fala dos alunos, observe que o teatro é uma expressão humana que existe há muito tempo, tratando-se de um campo vasto, como o próprio grupo demonstrou ao achar sinônimos para seu significado. Mas a maior intenção do teatro em exercícios práticos na escola é desenvolver a capacidade e compreensão, interpretação e representação de uma situação ou textos curtos.

Para isso é importante que eles tenham em mente metas a serem alcançadas em cada encenação. Segue abaixo alguns exemplos que podem ser citados em sala:
                             - Questão da visibilidade: se a intenção é comunicar idéias através de gestos e palavras, os corpos e rostos de quem atua devem estar visíveis para o público. Portanto eles devem estar atentos para que o cabelos não encubram seus rostos; devem se posicionar o máximo de frente para o público mantendo posições frontais, de um quarto ou um terço no palco e nunca encobrir o rosto com os membros, principalmente quando estiverem falando ou fazendo uma expressão importante;
                             - Concentração: o aluno deve se preparar para se desligar do que acontece fora do palco, mantendo todo o foco na atividade que estiver realizando. É muito importante acreditar naquilo que está sendo encenado para manter o distanciamento do público e ao mesmo tempo conseguir veracidade na atuação;
                             - Expressão: cada um deve gerar dentro de si uma energia que mova todo o seu corpo na cena. Mesmo sendo iniciantes eles devem ter bem claro que o palco não é lugar para olhar para o alto buscando inspiração, nem cruzar os braços por causa do acanhamento. Eles não devem ter medo de se expor, por isso o gesto deve ter início e fim bem definido e as expressões faciais devem ser amplas e evidentes.

No início sugiro que sempre se trabalhe com a Pantomima, que apesar de ser uma técnica difícil, é ao mesmo tempo muito próxima dos alunos. A maioria se sente mais confortável para fazer pequenas cenas perante a turma quando não precisam se preocupar em falar. Para fazer os alunos entenderem como funcionam as metas de encenação no caso da pantomima, pode-se explicar que ela é um tipo de encenação que comunica uma idéia ou ação sem o uso de diálogo.

O ator Marcel Marceau(1923-2007) pode ser citado como um ator que dedicou toda sua obra ao trabalho da pantomima:

http://img.dailymail. co.uk/i/pix/2007/09_03 /marceauL2309_468x69 1.jpg

http://www.reporterdiario.com.br/blogs/ocorvo/wp-content/uploads/2007/09/marcel-marceau.jpg

http://www.iu.edu/~ocmhp/2006/03-10/images/MARCEAU_marcel.jpg

O próprio professor pode dar o exemplo das metas de encenação, representando uma situação simples de uma pessoa que sentindo sede, vai até a geladeira, pega um jarro de água, fecha a geladeira com o jarro na mão, pega um copo sobre uma mesa, enche o copo de água, bebe, põe o copo e o jarro sobre a mesa e sai. O professor pode fazer a cena inteira com objetos imaginários e sem falar uma palavra. No final pergunta aos alunos o que estava fazendo. Após as manifestações dos alunos ele pode também demonstrar o certo e o errado. Por exemplo: como você fica quando está com sede? Como podemos demonstrar isso? Se eu entro em cena indo em direção à geladeira, ela vai estar de frente para o público, fazendo com que eu fique de costas? Se eu abri a geladeira e peguei um jarro, vou deixar a geladeira aberta ou vou fechar? Assim como depois que eu peguei o copo, enchi e bebi a água, o que eu faço com o jarro e o copo? Eles não podem simplesmente desaparecer de minhas mãos. Qual é a expressão de alguém que mata a sede bebendo água? Continua a mesma do início da cena?
Com estas perguntas simples os alunos percebem na prática o exercício das metas de encenação e entendem o que deverão fazer nas atividades. Como na maioria das vezes os alunos ficam ansiosos para experimentar a sensação de representar, sugiro que seja dada uma atividade de pantomima em duplas ou trios, onde os alunos devem criar uma cena para uma situação do cotidiano e apresentá-la para a turma usando a técnica da pantomima. O ideal é que representem diálogos, caso haja necessidade, somente mexendo a boca sem emitir sons. Da mesma forma que devem usar objetos invisíveis, tal qual o exemplo do professor bebendo água sem a geladeira, jarro ou o copo.
Sigo as sugestões do livro para temas das cenas, mas o professor pode adaptar à temas ou questões do cotidiano dos alunos para facilitar a identificação.
                    Exemplos de temas:
                      Trabalho doméstico;
                      Prática de esportes;
                     Apresentação de uma grupo ou de um cantor em um show;
                     Escola;
                     Brincadeiras de crianças;
Cada dupla ou trio deve ter poucos minutos para combinar a situação relacionada ao tema e em seguida o professor pode sortear a ordem de apresentação para que a turma tente adivinhar os temas.

Recursos Complementares

Novelly, Maria C. Jogos Teatrais: Exercícios Para Grupos e Sala de Aula – Campinas, SP: Papirus Editora, 1996 ( Coleção Ágere)

Revebel, Olga Garcia. Um Caminho do Teatro Na Escola - São Paulo: Editora Scipione, 1989.

Vídeo com apresentação de Marceu Marceau: http://www.youtube.com/watch?v=_lF0XMCssG0&feature=related

Avaliação

Após se apresentarem a dupla ou trio é avaliada pela turma, sendo levados a perceber quais foram os pontos positivos e negativos de sua idéia.
Esta é uma boa forma de os colegas se corrigirem também, já que entendem seus erros através das falhas dos próprios colegas.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • gysa, turma de teatro extra curricular das escolas , Rio Grande do Sul - disse:
    ewaldgi@yahoo.com.br

    19/04/2012

    Cinco estrelas

    muito boa..vou aplicar na minha aula..


  • kaliany, So gosto de ler sobre esse tema , Rio Grande do Norte - disse:
    Joanakaliane@hotmail.com

    11/06/2011

    Cinco estrelas

    gostei muito porque é bem explicado,tirou algumas duvidas que tinha.Obrigado.


  • ELIZANGELA FERREIRA DE AGUIAR, E.E.E.F.M PROFESSORA ASCENDINA FEITOSA , Espírito Santo - disse:
    elizaartesvisuais@gmail.com

    13/04/2010

    Cinco estrelas

    PARABÉNS RENATA ESTAVA PROCURANDO UM PLANO DO TIPO HÁ UM TEMPÃO. AMEIIIII!


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