Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Colcha de palavras

 

28/09/2009

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA MATOS PEREIRA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno entrará em contato com o conceito de caligrama e com a relação direta entre as palavras e a representação de imagens. Para tal, o professor irá abordar o tema com o objetivo de que cada aluno crie o seu próprio caligrama e o expresse em uma pequena parte de tecido que irá formar uma colcha. Desta forma, sua contribuição individual irá construir um trabalho conjunto da turma em forma de colcha. Desenvolve-se então uma visão da singularidade na multiplicidade.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de se estabelecer pré-requisitos para esta aula. Ela foi aplicada a três turmas do 4º ano do Ensino Fundamental.
Estratégias e recursos da aula

Aula 01:

O professor iniciará sua aula explicando que o caligrama é um texto (mais freqüentemente poético) cujas palavras estão dispostas de modo a representar "um desenho": objetos, animais, personagens ou pequenas cenas que formam "o tema do texto".
A palavra caligrama foi utilizada pela 1ª vez em 1918 por Guillaume Apollinaire.


Poderá mostrar as imagens a seguir, exemplificando.

Poema em forma de borboleta

poema de Apollinaire

Após as explicações, poderá passar dois filmes de curta duração para ilustrar a temática abordada.

Filme1:
http://www.youtube.com/watch?v=SpqIEw3BiB8&feature=related


Filme 2:
http://www.youtube.com/watch?v=1vngr64S6ew&feature=related

Após a sensibilização dos alunos, motivá-los a escolher uma única palavra significativa para eles. Cada um deve elaborar um desenho,  todo formado por letras desta mesma palavra, com caneta hidrocor.

Planejar em conjunto com a escola, a possibilidade de adquirir um tecido - chitão - com cores vibrantes, no tamanho de uma colcha de solteiro, para servir de fundo para os caligramas dos alunos. Cada turma poderá ter uma colcha de tecido igual e de cores diferentes. Para realizar os caligramas, deverá ser providenciado o tecido - americano cru - cortado previamente do tamanho de meia folha de papel ofício, para cada aluno.

Será necessário um pedaço de americano cru para confeccionar o título da colcha, bem como 2 cabos de vassoura cortados ou 2 tubos de pvc, para firmar o tecido da colcha na parte superior e inferior, de forma semelhante a um banner, para ser pendurada. Adquirir também cola pano para fixar os caligramas na colcha, depois de prontos.

Aula 02 e aula 03:

O professor deverá verificar os caligramas feitos no papel e solicitar aos alunos que cubram todas as letras do desenho com hidrocor, para ficarem bem visíveis.

Com os desenhos prontos, poderá distribuir aos alunos o pedaço de tecido americano cru, para cada um e orientá-los a colocá-lo sobre o desenho. Desta forma, será posssível visualizar a sombra das letras que formam o desenho e, desta forma, o aluno precisará apenas passar a hidrocor por cima do tecido, sem a necessidade de desenhar novamente, já que o tecido cru geralmente tem pouca espessura e permite esta visibilidade.

Depois de realizado o desenho em hidrocor sobre o tecido, cada aluno poderá simular uma margem imitando uma costura ou pesponto com a hidrocor, conforme as fotos a seguir.

sol

gata

carro

sonho

4 caligramas

Com todos caligramas prontos, deve-se estender o tecido estampado da colcha e fazer a colagem em conjunto com os alunos. Nas fotos acima, os caligramas já aparecem colados com cola pano.

Aula 04:

Solicitar aos alunos que elaborem o título:  Colcha de Palavras, com letras bem criativas e coloridas em papel . A turma deverá eleger o mais criativo. Desta forma, o aluno eleito, que  tiver realizado o título mais representativo, terá a tarefa de escrevê-lo com letras maiores no americano cru, reservado para esta utilidade. Deverá realizar o desenho com lápis grafite sobre o tecido, contornar as letras com hidrocor e depois preenchê-las com giz de cera, de cores variadas.

Exposição:

Após a colagem do título, o professor poderá providenciar a exposição da colcha, pois será um momento de valorização do trabalho dos alunos e principalmente de percepção destes, que o seu trabalho individual é parte integrante de todo o resultado da turma e que "o todo passa a ser muito mais do que a soma das partes".

Observe, a seguir, os títulos elaborados e as colchas.

colcha de palavras a

Colcha de palavras b

colcha de palavras c

colcha 2

colcha 3

carro

Recursos Complementares

Sugestões bibliográficas:

BARBOSA, Ana Mae (org.) Ensino da Arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. p.335.

MARTINS, Miriam Celeste; GUERRA, M. Terezinha T.; PICOSQUE, Gisa. Didática do Ensino de Arte: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

Alguns sites para pesquisa:

http://www2.fcsh.unl.pt/edtl/verbetes/C/caligrama.htm


http://forum.imaginebirds.com/index.php?/topic/1028-caligrama/


http://po-ex.net/index.php?option=com_content&task=view&id=66&Itemid=31&lang=#_ftn4

Avaliação
  • O professor deve estabelecer os critérios de avaliação de forma clara e evidente ao apresentar a proposta de trabalho aos alunos, para que tenham conhecimento do que necessitam desenvolver durante as aulas e consigam atingir os objetivos almejados. O educador deve ser um incentivador em todas as fases do processo e avaliar o interesse, participação e questionamentos apresentados pelos alunos. Deverá acompanhá-los para analisar até que ponto envolveram-se com a proposta chegando à criação de seus caligramas, verificando as idéias elaboradas, bem como a participação, cooperação e comprometimento com a construção de um trabalho maior, de  toda a turma. Deverá observar a capacidade de percepção, criatividade, organização, memória e imaginação para a criação dos caligramas.
  • O professor deverá trabalhar dentro da perspectiva da Abordagem Triangular de Ana Mae e suas seis possibilidades de articulações nas dinâmicas do Apreciar, Contextualizar e Fazer.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 1/3 - 33.33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Nicole Ferreira , Niiiii , São Paulo - disse:
    nick.lima.2012@live.com

    26/02/2013

    Três estrelas

    Interessante!Olha o que eu fiz. e no mar sereno sem remo sem rumo sem rumor : vê las voltas ao sol as brancas velas Do amor


  • MONICA LORETO RIQUELME ALQUINTA, ACBEU , Minas Gerais - disse:
    monicaalquinta@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabens pelo se empenho e dedicacao. um abraco monica


  • Regina Ferreia Barra, Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF , Minas Gerais - disse:
    regbarra@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Cláudia seu trabalho ficou maravilhoso e com certeza as crianças curtiram muito as aulas até a conclusão final com a exposição dos mesmos. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.