28/09/2009
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
O aluno entrará em contato com o conceito de caligrama e com a relação direta entre as palavras e a representação de imagens. Para tal, o professor irá abordar o tema com o objetivo de que cada aluno crie o seu próprio caligrama e o expresse em uma pequena parte de tecido que irá formar uma colcha. Desta forma, sua contribuição individual irá construir um trabalho conjunto da turma em forma de colcha. Desenvolve-se então uma visão da singularidade na multiplicidade.
Aula 01:
O professor iniciará sua aula explicando que o caligrama é um texto (mais freqüentemente poético) cujas palavras estão dispostas de modo a representar "um desenho": objetos, animais, personagens ou pequenas cenas que formam "o tema do texto".
Poderá mostrar as imagens a seguir, exemplificando.
Após as explicações, poderá passar dois filmes de curta duração para ilustrar a temática abordada.
Filme1:
http://www.youtube.com/watch?v=SpqIEw3BiB8&feature=related
Filme 2:
http://www.youtube.com/watch?v=1vngr64S6ew&feature=related
Após a sensibilização dos alunos, motivá-los a escolher uma única palavra significativa para eles. Cada um deve elaborar um desenho, todo formado por letras desta mesma palavra, com caneta hidrocor.
Planejar em conjunto com a escola, a possibilidade de adquirir um tecido - chitão - com cores vibrantes, no tamanho de uma colcha de solteiro, para servir de fundo para os caligramas dos alunos. Cada turma poderá ter uma colcha de tecido igual e de cores diferentes. Para realizar os caligramas, deverá ser providenciado o tecido - americano cru - cortado previamente do tamanho de meia folha de papel ofício, para cada aluno.
Será necessário um pedaço de americano cru para confeccionar o título da colcha, bem como 2 cabos de vassoura cortados ou 2 tubos de pvc, para firmar o tecido da colcha na parte superior e inferior, de forma semelhante a um banner, para ser pendurada. Adquirir também cola pano para fixar os caligramas na colcha, depois de prontos.
Aula 02 e aula 03:
O professor deverá verificar os caligramas feitos no papel e solicitar aos alunos que cubram todas as letras do desenho com hidrocor, para ficarem bem visíveis.
Com os desenhos prontos, poderá distribuir aos alunos o pedaço de tecido americano cru, para cada um e orientá-los a colocá-lo sobre o desenho. Desta forma, será posssível visualizar a sombra das letras que formam o desenho e, desta forma, o aluno precisará apenas passar a hidrocor por cima do tecido, sem a necessidade de desenhar novamente, já que o tecido cru geralmente tem pouca espessura e permite esta visibilidade.
Depois de realizado o desenho em hidrocor sobre o tecido, cada aluno poderá simular uma margem imitando uma costura ou pesponto com a hidrocor, conforme as fotos a seguir.
Com todos caligramas prontos, deve-se estender o tecido estampado da colcha e fazer a colagem em conjunto com os alunos. Nas fotos acima, os caligramas já aparecem colados com cola pano.
Aula 04:
Solicitar aos alunos que elaborem o título: Colcha de Palavras, com letras bem criativas e coloridas em papel . A turma deverá eleger o mais criativo. Desta forma, o aluno eleito, que tiver realizado o título mais representativo, terá a tarefa de escrevê-lo com letras maiores no americano cru, reservado para esta utilidade. Deverá realizar o desenho com lápis grafite sobre o tecido, contornar as letras com hidrocor e depois preenchê-las com giz de cera, de cores variadas.
Exposição:
Após a colagem do título, o professor poderá providenciar a exposição da colcha, pois será um momento de valorização do trabalho dos alunos e principalmente de percepção destes, que o seu trabalho individual é parte integrante de todo o resultado da turma e que "o todo passa a ser muito mais do que a soma das partes".
Observe, a seguir, os títulos elaborados e as colchas.
Sugestões bibliográficas:
BARBOSA, Ana Mae (org.) Ensino da Arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. p.335.
MARTINS, Miriam Celeste; GUERRA, M. Terezinha T.; PICOSQUE, Gisa. Didática do Ensino de Arte: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.
Alguns sites para pesquisa:
http://www2.fcsh.unl.pt/edtl/verbetes/C/caligrama.htm
http://forum.imaginebirds.com/index.php?/topic/1028-caligrama/
http://po-ex.net/index.php?option=com_content&task=view&id=66&Itemid=31&lang=#_ftn4
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
26/02/2013
Três estrelasInteressante!Olha o que eu fiz. e no mar sereno sem remo sem rumo sem rumor : vê las voltas ao sol as brancas velas Do amor
24/03/2010
Cinco estrelasParabens pelo se empenho e dedicacao. um abraco monica
24/03/2010
Cinco estrelasCláudia seu trabalho ficou maravilhoso e com certeza as crianças curtiram muito as aulas até a conclusão final com a exposição dos mesmos. Parabéns!