28/09/2009
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
O aluno deverá ser capaz de perceber os movimentos que os objetos podem realizar no espaço e desenvolver as habilidades para ocupar este espaço com formas que podem ser impulsionadas pelo ar, de uma forma equilibrada, criando um móbile em grupo. Para tal, ele deve ser motivado a utilizar materiais reciclados, desenvolvendo paralelamente, a noção de aproveitamento de materiais diversos na arte, bem como a consciência ecológica.
O professor deve apresentar aos alunos, algumas obras do artista Calder para que estes entrem em contato com a dimensão e importância do movimento na expressão artística.
O professor poderá incentivar os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental a pesquisarem préviamente em livros, revistas ou na internet, o que seria um móbile, sugerindo que eles descrevam um conceito, relatem o nome de um artista e colem uma imagem representativa em sua pesquisa, antes de ingressar no tema da aula, despertando a curiosidade dos alunos acerca da temática proposta.
Seria interessante que o professor já tenha trabalhado com os alunos, a tridimensionalidade, as noções de volume, superfície, espaço e já tenha abordado conteúdos sobre esculturas. Como sugestão a aula "Tridimensionalidade - superfícies que se encaixam", disponível neste portal, poderia ser utilizada como pré-requisito para o desenvolvimento desta aula.
Aula 01: Introdução ao tema e apresentação do artista Alexander Calder
Sugestões de filmes:
Filme 1: Alexander Calder
http://www.youtube.com/watch?v=IH8f87CYTv4
Filme 2: Alexander Calder Mobile handler
http://www.youtube.com/watch?v=av-jr3vLP74&feature=related
Filme 3: Alexander Calder Mobile in Philadelphia
http://www.youtube.com/watch?v=7daTukUjx3E&feature=related
Filme 4: Wind Art.
Neste curto filme, mostrar uma obra que não é do artista, mas que neste contexto abordado, se movimenta apenas ao sabor do vento.
http://www.youtube.com/watch?v=SoLiTSmNzs4&feature=related
Aula 02: Trabalhando com os disquetes e outros materiais
O professor deve formar grupos de 4 alunos, que deverão discutir entre si as melhores idéias para a formação de um móbile em grupo, partilhando os materiais trazidos para a realização deste trabalho. Conversar com eles sobre a importância de nossa conscientização e ação no sentido da preservação do meio ambiente e utilização de materiais recicláveis na criação artística, incentivando-os a trazerem mais materiais diversificados nas aulas seguintes, como botões, miçangas, pequenos objetos tridimensionais, cds, restos de bijou teria, sucata, etc
Como sugestão, vale a pena abrir disquetes antigos e aproveitar o interior destes, colorindo-os com canetas hidrocor e lápis de cor. No verso poderão ser colados quadrados de papéis coloridos, contendo desenhos dos alunos, conforme as fotos abaixo. Estes, depois de prontos, poderão ser suspensos com fios, através dos orifícios que já possuem.
Aula 03: Colagem na parte solta e circular dos disquetes
Outro item interessante é a parte circular encontrada dentro do disquete, que poderá ser aproveitada com colagens de papéis picados coloridos e formas da preferência dos alunos.
Aula 04 e aula 05: Montagem dos fios e do móbile
Garrafas pet poderão ser cortadas e aproveitadas como peças para pendurar nos fios. Em especial, as garrafas de 5 litros de água mineral, oferecem dupla utilidade na confecção destes móbiles, pois poderão ser cortadas argolas transparentes, depois furadas com furador, para passar fios coloridos, funcionando como peças a serem suspensas no móbile. A parte superior da garrafa pode funcionar como suporte para os fios do móbile, também podendo ser furadas. O gargalo e sua tampa com alça facilitará a amarração e exposição dos móbiles no teto da escola.
Nas fotos que se seguem podemos observar vários fios construídos pelos alunos antes da montagem dos móbiles.
Exposição: O professor deverá montar a exposição dos móbiles na escola, incentivando a produç ão artística dos alun os, bem como expressando a todos os espectadores que reciclar é uma ação importante na educação.
Sugestões bibliográficas:
BARBOSA, Ana Mae (org.) Ensino da Arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. p.335.
ZANINI, Walter. Tendências da escultura moderna. 2. ed. São Paulo: Cultrix, s/data.
Alguns sites para pesquisa:
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u278.jhtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alexander_Calder
http://www.edukbr.com.br/artemanhas/artemanhas_conteudo.asp?Id=351
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
06/09/2011
Cinco estrelasParabéns pela aula! Bom embasamento teórico, contextualiza o conhecimento, permite liberdade de expressão artística, faz a relação entre a produção artística e o meio ambiente, pela reutilização de materiais, é a arte modificando os espaços.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns pela dinãmica da aula, excelente!! Abraços, Tânia
24/03/2010
Cinco estrelasCláudia você nos contagia com a sua arte e criatividade! Sua proposta de trabalho é excelente, não só pelo conteúdo, mas também pela utilização e transformação de materiais em objetos de arte. E você consegue articular com maestria as dinâmicas do apreciar, contextualizar e fazer. Parabéns, sucesso!!! Abraços!