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Caiu na rede é peixe! Ou é caminhão?

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
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Leda Maria Correa Moura

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosângela Menta Mello

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Ensino Fundamental Final Geografia Paisagens e diversidade territorial no Brasil
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao término das atividades o aluno deverá ter se apropriado do conceito de rede e conhecer a forma de organização do espaço que permite o transporte rodoviário de pessoas e de mercadorias no Brasil.

Duração das atividades
04 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de meios de transporte.

Estratégias e recursos da aula

Prática social inicial

Vamos iniciar esta aula analisando algumas charges com os alunos. Sugerimos as seguintes:

TERRA FOTOLOG. Combustível alternativo. Disponível em http://fotolog.terra.com.br/foto.cgi/j3566ddiOSb1UQxSdf1lN.Epv73l4-1Z-yz0eS_t8iCb_mVAJ-XdCLIBsou33aR/100.jpg acessado em 19/09/2009.

CENTRO DE MÍDIA INDEPENDENTE. Transporte público. Disponível em: http://brasil.indymedia.org/images/2006/09/360519.jpg acessado em 19/09/2009.

FIEP. Rede. Disponível em: http://www.fiepr.org.br/fiepr/noticias/re/ape/25_04_07/index.htm acessado em 19/09/2009.

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A partir destas sugestões, vamos conversar com nossos estudantes questionando:

Como podemos nos comunicar com outras pessoas?

Quando queremos visitar uma pessoa querida ou amigo distante, como fazemos?

A charge do transporte público significa o que? Qual a sua mensagem?

Observando a charge o combustível alternativo, podemos perceber que existem vários tipos de combustíveis e com diferenças nos preços e no acesso. Como isto interfere no cotidiano do brasileiro?

Na charge acima há vários pontos de disseminação, transpondo para o nosso tema, o que significa?

Problematização

Com base nestas discussões vamos selecionar junto com a turma as questões que devem ser aprofundadas e as curiosidades dos estudantes. Sugerimos também as seguintes questões:

O que é rede?

Quais as formas de organização do espaço que permitem o transporte rodoviário de pessoas e de mercadorias no Brasil?

Instrumentalização

Aula 1: introduzindo o conceito de rede

O professor solicita aos alunos que, em grupos (mínimo de 03 e máximo de 05 alunos), procurem o significado de “rede” e escrevam suas impressões relacionando esse significado à Geografia, podendo, para isso, consultar dicionários e fontes específicas da disciplina. Para orientar o trabalho dos alunos o professor pode apresentar algumas questões norteadoras:

1. o que é uma rede?

2. você faz parte de alguma rede? Por que sim? Por que não? Se sim, quais?

3. por que o conceito de rede interessa à Geografia?

4. pode existir uma rede invisível? Explique.

4. cite as "redes" que você consegue perceber na sua cidade.

Esse trabalho pode ser feito de diversas formas:

opção 1: o professor leva para a sala d e aula dicionários e livros didáticos de Geografia suficientes para atender aos grupos;

opção 2: o professor acomapnha os alun os à biblioteca;

opção 3: aula desenvolvida no laboratório de informática.

Alguns endereços que podem ser úteis nesta atividade:

- Dicionário Priberam de língua portuguesa - http://www.priberam.pt;

- Dicionário on-line de português - http://www.dicio.com.br/;

- Dicionário livre de Geociências - http://www.dicionario.pro.br/dicionario/index.php/Geografia;

- Site "só geografia" - http://www.sogeografia.com.br/;

- Texto "a rede geográfica" - no site "brasil escola" - http://www.meuartigo.brasilescola.com/geografia/a-rede-geografica.htm;

- Texto "a complexidade da rede urbana brasileira" - no site "brasil escola" - http://www.meuartigo.brasilescola.com/geografia/a-rede-geografica.htm;

Ao término da aula cada grupo deve entregar ao professor, por escrito, o significado de rede (informando a fonte da informação) e as relações que o grupo faz entre rede e Geografia, citando as redes das quais os alunos fazem parte ou percebem na cidade.

O professor, no final da aula, deve fazer uma síntese integradora, para que o estudante perceba a importância do estudo e a estrutura do que foi apropriado, procurando esclarecer dúvidas e orientando as atividades para a próxima aula.

Aula 2: dando andamento ao conteúdo

O professor dá início à discussão sobre as redes, trazendo as definições presentes nas tarefas dos alunos feitas na aula anterior [No dicionário, a definição de rede é: “s.f. Tecido de malha com aberturas regulares. É feita pelo entrelaçamento de fibras que são ligadas por nós ou entrelaçadas nos pontos de cruzamento.” (cf. Dicionário online de português. Disponível em: http://www.dicio.com.br/rede/. Acesso em: 20 ago 2009)].

Fazendo a relação com a Geografia, falando da existência de redes visíveis e invisíveis. Para integrar os alunos  ao tema, solicita que enumerem as redes às quais estão conectados. Pode ser feita uma relação, no quadro-de-giz, como a abaixo.

  • Redes Redes Visíveis: ruas, estradas/rodovias, telefone, rede elétrica
  • Redes Invisíveis: internet , rede de produção

A lista auxilia na discussão a respeito das redes e da forma como as pessoas estão "presas" nelas.

As redes, na Geografia, são entendidas como a interligação entre “fixos” e “fluxos”. Nos fixos identificamos o espaço geográfico, a estrutura. Podem ser citados como exemplos, objetos geográficos: uma fábrica,  a central de distribuição dos Correios, o supermercado. São denominados fluxos tudo o que transita entre estes objetos geográficos , como pessoas, mercadorias, dinheiro ou informação.

Na discussão sobre as redes, sem dúvida aparecerá a rede rodoviária. Caso não apareça, o professor deve inseri-la, pois vai tratar mais especificamente dela por ser a principal rede de transportes do país.

Para mostrar as redes viárias terrestres do Brasil o professor pode apresentar aos alunos:

Na leitura destas representações cabe falar das normas e regras existentes para o fluxo de veículos e de pessoas.

Aula 3: Aprofundando os conceitos 

No laboratório de informática

Para conhecer um pouco das questões do trânsito urbano (o fluxo nos fixos urbanos) o professor pode utilizar o Recurso "trânsito legal".

Trânsito legal

Depois disso, busca despertar a curiosidade dos alunos para as placas de trânsito nas rodovias, em especial as  placas referentes à nomenclatura das rodovias. Para isso, o professor apresenta imagens das placas-padrão que são afixadas ao longo das rodovias, questionando se os alunos as conhecem e se sabem seu significado.

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- O professor pode fazer uma apresentação de slides ou salvar as imagens e apresentá-las aos alunos utilizando o aparelho de DVD e TV , se tiver, pode usar a TV-multimídia. Como estão no laboratório de informática, pode pedir que os alunos acessem sites específicos onde há as placas que deseja mostrar e discutir (Uma das opções é o site do Departamento de Infra-estrutura e Transporte, o endereço é: http://www.dnit.gov.br).

Ao apresentar cada imagem o professor questiona sobre a localização da rodovia e porque tem tal denominação (a numeração que identifica a rodovia); analisa, junto com os alunos a placa e seu conteúdo. Pode ainda, após os alunos apresentarem suas hipóteses, localizar a rodovia, no mapa do Brasil, riscando com giz sobre ela.

Depois de discutidas as imagens o professor verifica se os alunos conseguiram perceber os critérios utilizados para a nomenclatura das rodovias; para isso pode traçar com giz uma rodovia imaginária e perguntar aos alunos como seria denominada. Caso os alunos ainda apresentem dúvidas, o professor pode explicar, denominando a rodovia fictícia justificando as letras e números presentes no nome; a seguir, pode mostrar as imagens abaixo (todas disponíveis no sítio do DNIT - http://www.dnit.gov.br/menu/rodovias/rodoviasfederais/index_html#Nomenclatura%20das%20Rodovias%20Federais).

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É bom fazer a relação com as rodovias estaduais e municipais, as quais devem seguir os mesmos critérios para nomenclatura.

O professor ao acompanhar as discussões, observar as produções dos estudantes, verifica se houve aprendizagem e se os estudantes se apropriaram dos seguintes conceitos:

  • Redes Redes Visíveis: ruas, estradas/rodovias, telefone, rede elétrica
  • Redes Invisíveis: internet , rede de produção

As redes, na Geografia, são entendidas como a interligação entre “fixos” e “fluxos”. Nos fixos identificamos o espaço geográfico, a estrutura. Podem ser citados como exemplos, objetos geográficos: uma fábrica,  a central de distribuição dos Correios, o supermercado. São denominados fluxos tudo o que transita entre estes objetos geográficos , como pessoas, mercadorias, dinheiro ou informação.

prática social final

O professor faz cópias da planta da cidade e solicita a os alunos para identificarem as rodovias de acesso à ela.

Caso seja difícil uma planta da cidade, o professor pode solicitar que os alunos façam uma planta com ênfase nas vias de acesso com identificação delas, esta tarefa pode ser feita em grupos (não mais que 03 alunos).

O objetivo desta atividade é levar os estudantes perceberem a importância das redes de transportes e como utilizá-las eficientemente.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Trânsito legal Animação/simulação
Recursos Complementares

- Ministério dos Transportes - Rodovias - http://www.transportes.gov.br/bit/inrodo.htm , acessado em 19/09/2009

- Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transporte - DNIT - http://www.dnit.gov.br/menu/rodovias, acessado em 19/09/2009

- Agência Nacional de Transporte Terrestre - ANTT - http://www.antt.gov.br/, acessado em 19/09/2009

Avaliação
A avaliação deve acontecer durante todos os momentos das aulas. Os critérios:
- o aluno participou da atividade inicial em grupo;
- o grupo trabalhou de forma harmônica e entregou a tarefa;
- a tarefa entregue está condizente como solicitado;
- o aluno participou dos momentos de discussão contribuindo com informações, questionamentos, sugestões, ...
- o grupo fez a identificação das vias de acesso OU construiu a planta da cidade com as vias de acesso.
Opinião de quem acessou

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