19/10/2009
Fernando Celso Villar Marinho, Lílian Káram Parente Cury Spiller, Rita Maria Cardoso Meirelles
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Equações |
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
Esta é uma proposta de aula para uma turma de 7º ou 8º do ano do Ensino Fundamental que esteja começando a aprender os métodos de resolução de um sistema de equações de 1º grau (substituição e adição).
Usualmente, quando iniciamos a abordagem da resolução de um sistema de equações usando o método da adição, operamos da seguinte forma:
Porém, sugerimos uma abordagem no ensino fundamental, que facilite a compreensão do método do escalonamento que será tratado no ensino médio. O método do escalonamento pode ser entendido como uma extensão do método da adição. Mas quando chega ao ensino médio, o aluno dificilmente associa os dois métodos, pois a forma como o método da adição é trabalhado no ensino fundamental não facilita essa associação. Acreditamos que uma simples mudança na forma de registrar o método da adição no ensino fundamental, viabilize uma melhor compreensão do método do escalonamento no ensino médio e da resolução dos sistemas lineares, de um modo geral. Fazendo essas conexões, o estudante terá um aprendizado mais sólido e significativo.
Está pronto para essa mudança? Então, para ver os detalhes desta proposta, acesse o link: Nova proposta de abordagem para o Sistemas do Ensino Básico.
Uma lista de exercícios está disponível no link.
Bom trabalho!
A avaliação deve ser feita ao longo das aulas. Se possível, enquanto os alunos fazem exercícios, passar observando se todos já compreenderam os conceitos trabalhados.
Também pode ser aplicada uma avaliação escrita.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasSou professora da Escola Estadual Caldas Novas,e neste momento estou aplicando sistemas em duas séries e sei da importância deste conteúdo nos momentos futuros dos alunos, qdo aprenderem funções, escalonamentos, é um método magnífico, pena que muitos profissionais suprimem e preferem deixar pra lá. Os alunos acham uma delícia os exercícos e poucos tem desinteresse.Parabéns professores, estamos caminhando a uma só linguagem.