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Resolução de Sistemas de Equações no CAp UFRJ: Método da Adição – Uma Nova Abordagem

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Leticia Guimarães Rangel
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Fernando Celso Villar Marinho, Lílian Káram Parente Cury Spiller, Rita Maria Cardoso Meirelles

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Equações
Ensino Médio Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Quando uma equação é multiplicada por um número real, diferente de zero, sua solução não muda.
  • Ao somar duas equações de um sistema, uma 3ª equação é gerada e pode ser agregada às do sistema inicial preservando sua solução.
  • Um sistema de equações de 1º grau pode ser resolvido a partir de duas equações.  Por isso, após somar as duas equações do sistema, podemos reescrevê-lo com a soma obtida e mantendo apenas uma das equações originais do sistema.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Operações com números racionais.
  • Resolução de equações de 1º grau.
Estratégias e recursos da aula

Esta é uma proposta de aula para uma turma de 7º ou 8º do ano do Ensino Fundamental que esteja começando a aprender os métodos de resolução de um sistema de equações de 1º grau (substituição e adição). 

Usualmente, quando iniciamos a abordagem da resolução de um sistema de equações usando o método da adição, operamos da seguinte forma:

Porém, sugerimos uma abordagem no ensino fundamental, que facilite a compreensão do método do escalonamento que será tratado no ensino médio.  O método do escalonamento pode ser entendido como uma extensão do método da adição.  Mas quando chega ao ensino médio, o aluno dificilmente associa os dois métodos, pois a forma como o método da adição é trabalhado no ensino fundamental não facilita essa associação.  Acreditamos que uma simples mudança na forma de registrar o método da adição no ensino fundamental, viabilize uma melhor compreensão do método do escalonamento no ensino médio e da resolução dos sistemas lineares, de um modo geral.  Fazendo essas conexões, o estudante terá um aprendizado mais sólido e significativo.

Está pronto para essa mudança?  Então, para ver os detalhes desta proposta, acesse o link: Nova proposta de abordagem para o Sistemas do Ensino Básico

Uma lista de exercícios está disponível no link.

Bom trabalho!

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deve ser feita ao longo das aulas.  Se possível, enquanto os alunos fazem exercícios, passar observando se todos já compreenderam os conceitos trabalhados.

Também pode ser aplicada uma avaliação escrita.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • simonilva, ESCOLA ESTADUAL CALDAS , Goiás - disse:
    simonilva.alfa@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Sou professora da Escola Estadual Caldas Novas,e neste momento estou aplicando sistemas em duas séries e sei da importância deste conteúdo nos momentos futuros dos alunos, qdo aprenderem funções, escalonamentos, é um método magnífico, pena que muitos profissionais suprimem e preferem deixar pra lá. Os alunos acham uma delícia os exercícos e poucos tem desinteresse.Parabéns professores, estamos caminhando a uma só linguagem.


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