Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Argumentação - 1

 

19/11/2009

Autor e Coautor(es)
Tânia Guedes Magalhães
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos: introduzir os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental nas categorias do tipo “argumentar”, como estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.

Duração das atividades
4 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura e escrita;

Estratégias e recursos da aula

Etapa 1:

Ler o texto abaixo com os alunos:

(Professor: essa leitura pode ser feita em grupo, em dupla, individualmente, em voz alta, em círculo, conforme for necessário ou adequado à sua turma, ao número de alunos, etc).

A revista Kid + lançou, em seu primeiro número, um debate sobre o uso do uniforme nas escolas. Adolescentes do Brasil inteiro enviaram suas opiniões. Leia algumas delas.

USAR UNIFORME OU NÃO?

SIM

“Acho que o uniforme é a identidade de um colégio.”
Rodolfo José Correia Nunes, 17, Salvador, BA

“Para o aluno ser reconhecido.”
Thiago Bandeira Japyassu, 12, Guarabira, PE

"Pode ser chato ver todo mundo com a mesma roupa como em um regime militar. Mas o uniforme escolar é útil, economiza roupa e dinheiro, além de nos deixar à vontade na hora de decidir todo dia qual roupa usar. O bom é sempre deixar a roupa normal para usar fora da escola!"
Patrícia da Matta, 15, Campos do Jordão, SP

NÃO

“As escolas fazem do uniforme do aluno uma verdadeiro propagando am¬bulante. Sem essa!”
Leonardo Forattini Gomes, 14, Vitória, ES

"Nem equipes como X-Men usam mais uniformes iguais. Por que nós, me¬ros mortais, temos que usar?"
Alexandre L. Stamm, 13, Curitiba, PR

"Podemos usar o que quisermos, mas, claro, sem abusar. Acho que a ques¬tão não tem nada a ver com roupas de marca."
Júlia Clemente, 14, Piracicaba, SP

(Veja Kid+ Ano 1, nº 0, p. 58-9)

OBS: Texto não disponível online.


Etapa 2:

1- Após a leitura, realizar as seguintes atividades com os alunos, explicando-lhes o que é tese e o que são argumentos:

a) qual é o ponto de vista defendido por Patrícia da Matta (15 anos, de Campos de Jordão), em relação ao uso do uniforme? Que argumentos ela utiliza para justificar esse ponto de vista?

b) qual é o ponto de vista defendido por Leonardo Forattini Gomes (14 anos, de Vitória), em relação ao uso do uniforme? Que argumentos ele utiliza para justificar esse ponto de vista?

c) agora responda - você concorda com qual posição: deve-se usar uniforme ou não? Por quê?

Professor: mostrar aos alunos que tese e argumentos são construídos na definição/utilização dos pontos de vista e das justificativas usadas para adotá-los.

 

 

Etapa 3:

Ler o texto abaixo com os alunos para aprofundar em questões como tese e argumentos.

(Professor: essa leitura deve ser feia em voz alta por um aluno para que todos prestem atenção).

Tribunal Atrevida

Neste espaço, todos os meses, duas leitoras vão defender seus pontos de vista sobre um assunto polêmico. Mas quem vai dar o veredicto final é você. O papo é sobre CD pirata e a pergunta é:

Você é a favor ou contra a venda de CD pirata?

CONTRA:
Eu digo não à pirataria! Todos nós sabemos o quanto os artistas ralam para gravar um CD. Muitos apostam a vida no primeiro disco e esperam retorno dos fãs. E fã que é fã compra CD original. Todo mundo já comprou um CD pirata e quebrou a cara, porque a probabilidade dele não tocar é grande. A capa não passa de uma cópia malfeita e, para aprender a cantar, tem que procurar a letra na internet. Acho que devemos prestigiar e valorizar o trabalho dos nossos ídolos comprando CD´s originais!

A FAVOR:
Sou a favor da pirataria. Sem ela, muitas pessoas não poderiam ter um CD ou um DVD pelo simples fato de que os originais têm um alto custo. Até quem tem dinheiro está preferindo comprar pirata. É claro quye existem pontos contra a pirataria, mas eu acho que o preço dos verdadeiros não ajuda e, por isso, fica difícil combater esse mal.

(Edição 157, Revista Atrevida - Editora Escala)

OBS: Esse texto não está diponível online.

Após a leitura do texto, deixar que os alunos exponham suas opiniões, já que o tema é bastante polêmico e instiga a discussão. Apesar disso, é necessário sistematizar a atividade e não ficar apenas na atividade oral.

(Professor: faça uma tabela, no quadro, junto com os alunos: de um lado, liste os argumentos favoráveis à pirataria e, de outro , os argumentos cont rários à pirataria.


Etapa 4: (propor a atividade abaixo aos alunos)

Escreva sua própria conclusão sobre o que é argumentar. Depois, defina o que é tese e o que são os argumentos.

Esta etapa 4 serve para SISTEMATIZAR o conhecimento: após a leitura dos textos, a elaboração dos exercícios e a discussão sobre "ponto de vista", "argumento", é necessário que se formalize os conceitos.

Avaliação

Professor: O aluno será avaliado por meio da realização dos exercícios já propostos. Além disso, pode-se realizar a seguinte atividade oralmente para conferir se entenderam o que é tese e o que são argumentos. Nessa atividade, é necessário não ler a matéria original para que os próprios alunos criem os argumentos. Sugerimos que a atividade seja conduzida da seguinte forma:

O professor lê o trecho abaixo e escreve no quadro os números I e II (abaixo). À medida que os alunos vão falando, o professor vai anotando no quadro os argumentos.

A Revista Atrevida (Edição 127) trouxe uma matéria intitulada “Namoro na escola”. A partir da leitura de depoimentos de vários alunos entrevistados, percebemos que os jovens têm opiniões muito diferentes sobre esse assunto. Agora é a sua vez de opinar:


Namorar na escola é bom?

Namorar na escola pode ser bom porque....   Namorar na escola pode ser um mico porque.....
-                                                                -
-                                                                -

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Jesse, Escola , Ceará - disse:
    jesse_nba@hotmail.com

    25/06/2012

    Cinco estrelas

    Muito boa atividade apliquei tive otimos resultados


  • Janete Fonseca Assunção, Coleguium , Minas Gerais - disse:
    janeth.2@hotmail.com

    31/05/2012

    Quatro estrelas

    Gostei muito da aula e a coloquei em pratica em uma aula de monitoria de redaçao multiseriada com alunos do fundamental 2. Os assuntos dão para ser debatidos por todos eles e só fiz uma pequena alteração na ultima etapa em que solicitei um genero diferente p cada série. E na etapa 2, em que o assunto é pirataria, expandi o tema com a reportagemsobre o atual projeto de lei que não condena pirataria para uso pessoal, trouxe a reportagem para discussao e elaborei uma proposta diferente p cada serie


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.