16/09/2009
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
AULA 1
ATIVIDADE 1
Como motivação, o professor poderá levar os alunos ao laboratório de informática para assistir a alguns vídeos, disponíveis na internet, em que poetas, artistas e alguns autores interpretam e declamam poesias de Fernando Pessoa, Cecília Meireles, Vinicius de Moraes e Manuel Bandeira.
Vídeos disponíveis em:
a. Autopsicografia - Fernando Pessoa:
http://www.youtube.com/watch?v=wZqcv7Wm7yY
b. Motivo - Cecília Meireles:
http://www.youtube.com/watch?v=BpMl_Ln-x2s&feature=related
c. Retrato - Cecília Meireles:
http://newswrecker.com/news-bloopers/video/hYEMQ0Gbe38/Retrato-Cecilia-Meireles.html
http://www.youtube.com/watch?v=hYEMQ0Gbe38
d. Soneto da Fidelidade - Vinícius de Moraes:
http://www.youtube.com/watch?v=9QoKw3eSUTM&feature=related
e. Desencanto - Manuel Bandeira:
http://www.youtube.com/watch?v=55q3gzERJNI&feature=related
f. Poética (1) - Vinícius de Moraes:
http://www.youtube.com/watch?v=4TZOpDrRdck&feature=related
AULA 2
ATIVIDADE 1
Em sala de aula, o professor deverá entregar uma cópia dos poemas aos alunos e mostrar eles a diferença entre autor e “eu-poético” ou “eu lírico”. Pedir a eles que observem o lirismo presente nos textos, em que o eu-poético/ eu-lírico exprime suas emoções em relação ao mundo exterior.
Importante:
O professor deverá:
• fazer a leitura expressiva de cada um dos poemas.
• Observar aos alunos que o “eu-poético” ou “eu-lírico” é a voz que fala no poema e nem sempre corresponde à do autor, pois ao escrever um poema, o poeta não fala necessariamente de sua vida, de seus momentos de dor e de prazer. Ele fala da vida humana e, para isso, escreve muitas vezes fingindo ser uma outra pessoa ou fingindo sentir uma emoção não vivida.
Textos:
1. Autopsicografia (Fernando Pessoa)
O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a sentir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama o coração.
Texto disponível em:
http://www.releituras.comfpessoa_psicografia.asp/
2. Motivo ( Cecília Meireles)
Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.
Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.
Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou se desfaço,
- Não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.
Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno e asa ritmada.
E um dia sei que es tarei mudo:
- mais nada.
Texto disponível em:
http://www.geocities.com/fedrasp/motivo.html
3. Retrato (Cecília Meireles)
Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdida
a minha face?
Texto disponível em:
http://www.geocities.com/fedrasp/retrato.html
4. Desencanto ( Manuel Bandeira)
Eu faço versos como quem chora
De desalento...de desencanto...
Fecha o meu livro, se por agora
Não tens motivo nenhum de pranto.
Meu verso é sangue. Volúpia ardente...
Tristeza esparsa..remorso vão..
Doi-me nas veias. Amargo e quente,
Cai, gota a gota, do coração.
E nestes versos de angústia rouca
Assim dos lábios a vida corre,
Deixando um acre saber na boca.
- Eu faço versos como quem morre.
Texto disponível em:
http://www.luso-poemas.net/modules/news03/article.php?storyid=708
5. Poética (1) (Vinícius de Moraes)
De manhã escureço
De dia tardo
De tarde anoiteço
De noite ardo.
A oeste a morte
Contra quem vivo
Do sul cativo
O este é meu norte.
Outros que contem
Passo por passo:
Eu morro ontem
Nasço amanhã
Ando onde há espaço
-Meu tempo é quando
Texto disponível em:
http://vagalume.uol.com.br/vinicius-de-moraes/poetica-i.html
ATIVIDADE 2
O professor pedirá aos alunos que trabalhem em grupo ( quatro pessoas).Cada grupo deverá analisar um dos poemas, observando os seguintes aspectos de sua estrutura organizacional:
a) número versos ou linhas;
b) número de estrofes ou grupos de versos
c) se há rimas - sons que se repetem no final de certas palavras, responsáveis pela criação no texto de um efeito de eco ou musicalidade entre as palavras;
d) a presença de recursos sonoros, tais como repetição de letras, de palavras, de versos ou grupos de versos;
e) figuras de linguagem que geram expressividade, tais como metáfora, comparação, etc.
f) as idéias, os sentimentos, as emoções do eu-poético / eu-lírico que são apresentadas no poema.
Após a análise dos poemas, os alunos deverão preparar o poema para se declamado, pelo grupo, parte do grupo ou individualmente.
AULA 3
ATIVIDADE
Expressão oral
Após a análise dos textos, os alunos deverão se preparar para fazer a declamação do poema analisado por eles (Autopsicografia, Retrato, Motivo, Retrato, Desencanto e Poética (1)). A declamação poderá ser feita individualmente ou em grupo. Caso seja feita em grupo, todos podem ler ao mesmo tempo; alguns versos podem ser lidos pelos meninos, outros pelas meninas, etc. Lembrar aos alunos para ficarem atentos ao ritmo do poema, pois um poema é escrito para ser declamado.
No momento da apresentação do trabalho, o grupo deverá expor a análise realizada, finalizando a atividade com a declamação da poesia.
Importante:
Para a declamação das poesias, os alunos deverão observar as seguintes orientações:
• ler o poema, ensaiando várias possibilidades de entonação e expressão para estrofe ou verso;
• procurar memorizar o texto;
• ensaiar a declamação várias vezes;
• definir a postura corpo ral no momento da declamação: olhar diretamente para o público, movimentar o corpo para dar mais expressividade à declamação.
AULA 4
ATIVIDADE
Produção de texto
Propor aos alunos que criem um poema. Para isso, o professor deverá apresentar a eles um roteiro – oralmente ou por escrito – para orientá-los nesse processo, qual seja:
Antes de começar a escrever a sua poesia:
• pense em diferentes sentimentos que qualquer pessoa, por qualquer motivo, possa estar sentindo: amor, saudade, medo, desejo, desilusão, revolta, ciúme, prazer, ódio, paz, etc. Escolha um desses sentimentos e comece a anotar tudo o que você sente em relação a ele.
• busque imagens que possam sugerir o que você pretende comunicar. Escreva seu texto procurando exprimir o que você sente;
• leia e releia o que você está escrevendo, de preferência em voz alta. Isso pode ajudá-lo a perceber o ritmo das palavras e dos versos: leia e sinta as palavras. Deixe se guiar pelo ritmo delas.
• altere, substitua palavras, versos, expressões e ao poucos verá surgir um poema organizado.
Assim que os alunos terminarem esta atividade, o professor deverá pedir a eles que troquem os poemas entre si, para leitura e apreciação do trabalho do colega.
Caso os alunos manifestem o desejo de recitar os poemas criados por eles, após a preparação, o professor poderá propor uma roda de poemas, na sala de aula: os alunos formarão um único círculo, para declamar e assistir a apresentação dos colegas no centro da sala. O professor deverá sugerir aos alunos que coloquem um fundo musical adequado ao tema do poema que se vai recitar.
Apresentar aos alunos o vídeo/recital de poesia:
http://www.youtube.com/watch?v=-85G68oMZaM&feature=related
A atividade de declamação de poesia poderá ser avaliada, de acordo com os seguintes critérios:
• entonação adequada aos sentimentos/ idéias expressos no poema;
• dicção clara e audível;
• memorização do poema;
• postura corporal.
Os textos escritos deverão ser entregues ao professor para correção. Após a correção, se fizer necessário, os alunos os reescreverão para que, posteriormente, sejam expostos no mural da sala.
Cinco estrelas 4 classificações
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11/09/2013
Cinco estrelasgostei muto...faz os alunos se envolverem e praticar o gosto pela poesia..espero poder trabalhar assim quando começar dar aulas!!parabéns
22/05/2010
Cinco estrelasExcelentes propostas, sempre acesso esse portal para complementar as minhas aulas. parabens!
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns professora, seu trabalho foi excelente!
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente proposta, professora Lazuíta. Parabéns!!!!