05/11/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
• Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor.
• Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros e da vivência em diversas situações nas quais seu uso se faça necessário.
O aluno deverá estar inserido no processo de letramento.
1ª aula: História:Dona Galinha e o ovo de Páscoa, de Eliana Sá, Editora Scipione.
a) Reproduzir a história gravada em mp3, conforme o link:
b) Distribuir os livros de literatura para os alunos observarem as gravuras e fazerem a leitura.
c) Fazer perguntas orais para verificar a compreensão do texto:
Por que a galinha começou a chocar o ovo?
O que as outras aves queriam fazer com o ovo?
Por que a galinha não deixou as outras aves chocarem?
O que aconteceu com o ovo depois que a galinha o chocou?
Por que a galinha desistiu de chocar o ovo?
Quem chegou no galinheiro? O que ele fez? Qual a reação da galinha ao descobrir que aquele era um ovo de Páscoa?
d) Convidar os alunos a dramatizar a história, sendo que cada criança fará o papel de uma personagem. Esse teatrinho poderá ser apresentado à frente da sala de aula.
2ª aula: Produção escrita de uma parte da história
Pedir que os alunos ilustrem a parte da história que acharam mais engraçada.
Em seguida, cada criança escreverá, com suas palavras, a parte que ilustrou.
A professora fará a correção dos textos, usando legenda de correções escrita a lápis, a fim de que os alunos possam corrigi-lo, posteriormente.
Exemplo de legenda:
--- usar letra minúscula
+++ usar letra maiúscula
V falta alguma palavra
Circular palavra com problema de ortografia
3ª aula: Correção da atividade proposta
Entrega das produções para serem corrigidas pelos alunos em sala de aula.
É importante que a legenda sugerida acima já tenha sido apresentada ao aluno, ou seja, que o mesmo tenha familiaridade e domine os códigos registrados.
A professora poderá propor que apresentem o produto final do trabalho e, em seguia, fará uma pequena exposição num painel em sala de aula.
Observar a postura dos alunos ao escutar a história narrada, seu interesse e concentração.
Analisar a compreensão da história diante das perguntas apresentadas.
Avaliar o texto produzido pelos alunos: a coerência, a ortografia, a coesão e a sequência lógica das ideias.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!