Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Dona Galinha e o ovo de Páscoa

 

05/11/2009

Autor e Coautor(es)
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor.

• Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros e da vivência em diversas situações nas quais seu uso se faça necessário.

Duração das atividades
3 aulas de 45 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá estar inserido no processo de letramento.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula: História:Dona Galinha e o ovo de Páscoa, de Eliana Sá, Editora Scipione.

a) Reproduzir a história gravada em mp3, conforme o link:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/10840/DonaGalinhaOvoPascoa.mp3?sequence=1

b) Distribuir os livros de literatura para os alunos observarem as gravuras e fazerem a leitura.

c) Fazer perguntas orais para verificar a compreensão do texto:

Por que a galinha começou a chocar o ovo?

O que as outras aves queriam fazer com o ovo?

Por que a galinha não deixou as outras aves chocarem?

O que aconteceu com o ovo depois que a galinha o chocou?

Por que a galinha desistiu de chocar o ovo?

Quem chegou no galinheiro? O que ele fez? Qual a reação da galinha ao descobrir que aquele era um ovo de Páscoa?

d) Convidar os alunos a dramatizar a história, sendo que cada criança fará o papel de uma personagem. Esse teatrinho poderá ser apresentado à frente da sala de aula.

2ª aula: Produção escrita de uma parte da história

Pedir que os alunos ilustrem a parte da história que acharam mais engraçada.

Em seguida, cada criança escreverá, com suas palavras, a parte que ilustrou. 

A professora fará a correção dos textos, usando legenda de correções escrita a lápis, a fim de que os alunos possam corrigi-lo, posteriormente.

Exemplo de legenda:

--- usar letra minúscula

+++ usar letra maiúscula

V falta alguma palavra

Circular palavra com problema de ortografia

3ª aula: Correção da atividade proposta

Entrega das produções para serem corrigidas pelos alunos em sala de aula.

É importante que a legenda sugerida acima já tenha sido apresentada ao aluno, ou seja, que o mesmo tenha familiaridade e domine os códigos registrados.

A professora poderá propor que apresentem o produto final do trabalho e, em seguia, fará uma pequena exposição num painel em sala de aula.

Avaliação

Observar a postura dos alunos ao escutar a história narrada, seu interesse e concentração.

Analisar a compreensão da história diante das perguntas apresentadas.

Avaliar o texto produzido pelos alunos: a coerência, a ortografia, a coesão e a sequência lógica das ideias.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.