19/10/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
* Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações nas quais seu uso se faça necessário.
* Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor.
* Interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional.
Numerais ordinais e sequência em uma série.
* Trabalhar com o livro de literatura: Farra no formigueiro, de Liliana e Michelle Iaccoca, da Ed. Ática.
a) Ouvir a história no audio, de acordo com o link abaixo:
b) Distribuir os livros para os alunos lerem, observando as imagens.
c) Conversar sobre as palavras cujos significados os alunos desconhecem.
d) Verificar os conhecimentos matemáticos:
Pedir aos alunos para fazer uma fila, dramatizando a história.
Questionar quem é o primeiro, o segundo, até chegar ao último.
e) Observar a palavra FORMIGA:
Qual é a primeira letra? Quantas letras têm essa palavra? Quantas sílabas?
Que outras palavras começam com a letra F?
Propor que os alunos recortem de jornais palavras que comecem com a letra F e ilustrem.
f) Fazer um desenho da parte da história de que mais gostou.
Reescrever esse trecho da história com suas próprias palavras. (A professora fará a correção e anotará abaixo do texto o que o aluno quis dizer).
Ao final, montar um livrinho da turma com os desenhos feitos e colocar na biblioteca da sala para que cada criança veja a produção uma da outra.
A professora observará os avanços dos alunos em relação à escrita alfabética, a fim de proporcionar atividades para fazê-los avançar.
Perceber se os alunos conseguem distinguir palavras retiradas de jornais.
Deverá ser avaliada, também, a compreensão da história ao produzir a parte de que mais gostou, bem como sua reescrita.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!