Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Farra no formigueiro: leitura e compreensão

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações nas quais seu uso se faça necessário.
* Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor.
* Interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional.


Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Numerais ordinais e sequência em uma série.

Estratégias e recursos da aula

* Trabalhar com o livro de literatura: Farra no formigueiro, de Liliana e Michelle Iaccoca, da Ed. Ática.

a) Ouvir a história no audio, de acordo com o link abaixo:

http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/plen/Audios/Ou%C3%A7a%20uma%20historia/Farra%20no%20Formigueiro%20-%20Ze.mp3

b) Distribuir os livros para os alunos lerem, observando as imagens.

c) Conversar sobre as palavras cujos significados os alunos desconhecem.

d) Verificar os conhecimentos matemáticos:

Pedir aos alunos para fazer uma fila, dramatizando a história.

Questionar quem é o primeiro, o segundo, até chegar ao último.

e) Observar a palavra FORMIGA:
Qual é a primeira letra? Quantas letras têm essa palavra? Quantas sílabas?
Que outras palavras começam com a letra F?

Propor que os alunos recortem de jornais palavras que comecem com a letra F e ilustrem.

f) Fazer um desenho da parte da história de que mais gostou.

Reescrever esse trecho da história com suas próprias palavras. (A professora fará a correção e anotará abaixo do texto o que o aluno quis dizer).

Ao final, montar um livrinho da turma com os desenhos feitos e colocar na biblioteca da sala para que cada criança veja a produção uma da outra.

Avaliação

A professora observará os avanços dos alunos em relação à escrita alfabética, a fim de proporcionar atividades para fazê-los avançar.

Perceber se os alunos conseguem distinguir palavras retiradas de jornais.

Deverá ser avaliada, também, a compreensão da história ao produzir a parte de que mais gostou, bem como sua reescrita.


Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.