16/10/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Refletir sobre a arquitetura do gênero INSTRUCIONAL, comparando diversos exemplares desse gênero e suas funções sociais.
É recomendado que o professor possa identificar o conhecimento estruturado que os alunos têm sobre amostras de textos no gênero instrucional e de que modo os conhecimentos prévios coletivos a respeito de RECEITAS, ESTATUTOS, INSTRUÇÕES E ORIENTAÇÕES, RECOMENDAÇÕES e afins podem impactar as ações pedagógicas a serem desenvolvidas. (por exemplo: pouca familiaridade com estatutos; pouca familiaridade com o formato diagramado de instruções de jogos etc.).
É recomendado também ter ciência das habilidades de leitura do grupo e de sua capacidade de redigir textos.
Atividade 1.
1. Os alunos deverão listar exemplos de textos que eles conhecem que estejam voltados para o objetivo de ensinar a fazer/orientar a fazer/fazer saber fazer;
2. O professor deverá orientar a apresentação dessa tipologia de textos (manuais, receitas, regras de jogo, instruções para montagem e instalação etc.) com a reflexão sobre a importância desses textos para a vida do indivíduo e para o convívio social;
3. O professor deverá listar, no quadro, as características comuns a essas amostras de textos instrucionais, focalizando tanto os recursos discursivos quanto a estrutura semântica e sintática dominante nesses textos;
4. Nessa listagem, o professor deverá apontar algumas diferenças discursivas existentes entre os gêneros: por exemplo, se for uma recomendação; se for uma ordem; se for uma sugestão; se forem regras de conduta.
5. O professor também deverá chamar a atenção dos alunos para a estrutura do léxico desses textos e de que modo o público a quem esses textos se dirigem influenciam na escolha adequada do vocabulário (por exemplo: se forem instruções para jovens se portarem em uma palestra; se forem instruções para um técnico instalar um programa no computador X, se forem instruções para um leigo instalar um programa no computador etc.);
6. O professor também deverá refletir com os alunos a respeito das diferenças que podem ser encontradas em um mesmo gênero de acordo com o suporte (jornal, revista, livro de receitas, programa de TV) e com a modalidade (escrita e falada);
7. O professor deverá, então, montar um esquema com as conclusões a respeito da arquitetura do texto instrucional, realçando os objetivos sociais, a estrutura genérica, a estrutura específica de acordo com o gênero (receita X regras de jogo, por exemplo), os ajustes na escolha lexical a serem feitas de acordo com o suporte e o público.
Atividade 2:Em seguida, os alunos deverão acompanhar dois textos em vídeos:
1) http://www.yuotube.com/watch?v=a-8zXp_fLhA: como fazer um pão de alho rápido
2) http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9230/14_experiencia_efeito_estufa/14_experiencia_efeito_estufa.html: a experiência a respeito do efeito estufa
Atividade 3:Os alunos deverão anotar:
a) a estrutura dos dois textos e as semelhanças presentes nessa estrutura;
b) a estrutura sintática dos dois textos, com atenção especial para a forma verbal utilizada e a ordenação cronológica das instruções (verificar se são usados conectores);
c) se há uma explicação prévia para as instruções dos dois textos e se há um comentário final sobre o resultado;
d) a importância do apoio visual para a compreensão dos dois textos, especialmente para instruções não dadas e para os resultados obtidos.
Os alunos também poderão comentar, em termos gerais:
a) sobre os efeitos de se acompanhar visualmente o preparo de uma receita e de uma experiência;
b) sobre a adequação da escolha vocabular para os dois textos.
Os alunos deverão comparar as anotações e conclusões sobre os dois textos com o esquema geral dos textos instrucionais que o professor organizou no quadro.
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