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O gênero instrucional: como dar Instruções e recomendações

 

02/02/2010

Autor e Coautor(es)
Érika Kelmer Mathias
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Regina Célia Martins Salomão Brodbeck

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A reconhecer e produzir um texto instrutivo de recomendações.

Duração das atividades
Três atividades
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:
- Os alunos deverão ler toda a reportagem publicada no site da veja jovem: http://veja.abril.com.br/especiais/jovens_2003/p_068.html.
- O professor deverá discutir oralmente com seu grupo as seguintes questões:

a) Qual é o objetivo da reportagem?
b) Quais são os principais problemas relacionados ao baixo desempenho escolar e quais as explicações sugeridas para esses problemas?
c) A reportagem menciona mudanças nas atitudes dos estudantes em relação à avaliação da importância do estudo na vida deles e em relação à avaliação do ensino em suas escolas. O que essas mudanças podem significar a médio prazo?
d) A reportagem menciona a necessidade de os pais se envolverem com o estudo de seus filhos. De que modo os pais podem ajudar?
e) Com as informações da reportagem, os alunos devem fazer um breve resumo oral sobre a relação entre jovens e desempenho escolar.

Atividade 2:
- Os alunos deverão concentrar sua leitura nas seções da reportagem que correspondem a instruções e recomendações:

Texto I

Dez dicas para melhorar nos estudos*1. Participe da aula, preste atenção, tome nota e não tenha vergonha de fazer perguntas.
2. Monte um plano de estudo, prevendo o que vai estudar ao longo da semana.
3. Faça as lições de casa no dia e deixe um tempo para revisar o que aprendeu na aula.
4. Estude no horário em que está mais atento e disposto. Não deixe para as horas em que tem sono ou está cansado.
5. Descubra qual técnica de memorização funciona para você: falar em voz alta, fazer resumos, montar esquemas, exercícios, dramatização ou estudar em grupo.
6. Procure outras referências sobre o assunto que está aprendendo para ampliar seus conhecimentos, como livros, revistas e filmes.
7. Aproxime-se de um professor, pesquisador ou profissional que domine o assunto de seu interesse.
8. Tenha o hábito de refazer os exercícios que errou nas provas e entenda por que errou.
9. Prepare na véspera a mochila da escola. Verifique os cadernos e livros de que vai precisar e se todas as lições estão feitas.
10. Reconheça seus pontos fortes e fracos, as áreas em que tem mais habilidade.

* Trecho extraído da reportagem “Boletim turbinado”, encontrada no site http://veja.abril.com.br/especiais/jovens_2003/p_068.html

Texto II
Como os pais podem ajudar*• Envolvendo-se na vida escolar do filho. Pergunte o que ele aprendeu e como isso pode ser importante na vida dele.
• Dê o exemplo. Leia livros, jornais, ouça música, veja filmes e espetáculos de qualidade.
• Mostre a seu filho que ele é capaz de solucionar problemas, em lugar de resolver por ele.
• Não pressione. Pai fiscal não funciona.
• Fique atento às datas de provas. Leve-as em conta na hora de programar viagens e atividades familiares.
• Seja tolerante com erros. Tente fazer com que seu filho aprenda com eles.
• Tire proveito do vínculo de seu filho com os amigos. Convide-os para assistir a um filme ou a um show que possa ser relacionado aos assuntos escolares.
• Antes de recorrer a aulas de reforço escolar, veja se o jovem é capaz de superar a deficiência sozinho.

* Trecho extraído da reportagem “Boletim turbinado”, encontrada no site http://veja.abril.com.br/especiais/jovens_2003/p_068.html


- O professor deve, então, explorar os recursos discursivos das duas seções, especialmente no que diz respeito a o uso do vocabulário e ao código utiliza do, relacionando-os co m o suporte textual e o público a quem s e destinam as dicas;
- Em seguida, o professor deve explorar também a sequência injuntiva dos textos nas duas seções (1 e/ou 2 e/ou 3). Neste momento, seria interessante o professor estabelecer comparações das seqüências encontradas nos textos desta aula com seqüências de outros textos do mesmo gênero já trabalhados em aulas anteriores, como por exemplo, na aula “Reconhecendo o gênero instrucional”. Essa prática comparativa é de fundamental importância para que o aluno perceba relações estruturais de tipos de textos diversos dentro de um mesmo gênero e, com isso, ateste/compare as diversas funções sociais que o gênero informativo pode exercer. No caso da comparação sugerida, os alunos devem ser levados, após a comparação, a refletir sobre os dois tipos de sequência injuntiva e sobre a adequação das estruturas de uma e de outra para receitas/instruções para montagem e para dicas/recomendações.

Avaliação

- Os alunos devem separar as instruções dadas nas duas seções conforme alguns critérios específicos. Para tanto, os alunos devem identificar ao que as instruções estão relacionadas (atividades cognitivas, atitudes, orientação espacial e temporal, e aquelas que combinam mais de um critério);
- Os alunos devem identificar a estrutura sintática predominante nos textos das duas seções, identificando as formas verbais preferencialmente utilizadas. Os alunos devem justificar o uso da estrutura e da forma em termos dos objetivos sociais dos textos lidos.

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