Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O gênero instrucional: como dar instruções e recomendações II

 

18/12/2009

Autor e Coautor(es)
Érika Kelmer Mathias
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Regina Célia Martins Salomão Brodbeck

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- identificar sequências injuntivas;

- produzir esse tipo de texto

Duração das atividades
Duas atividades
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Essa aula é sugerida para alunos que já tenham estudado o gênero instrutivo. E deve ser posta como consolidação das estruturas estudadas nesse gênero.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

- Os alunos devem ler o texto (sobre fraturas e procedimentos a serem tomados) encontrado no site indicado:
http://www.webciencia.com/23_fraturas.htm

Essa primeira leitura deve ser feita silenciosa e individualmente, a fim de que todos possam pré-elaborar suas primeiras hipóteses de forma um pouco mais independente e autônoma.

- Depois dessa primeira leitura, o professor deve promover uma leitura  coletiva, incentivando o aluno, ao longo da leitura, a identificar:


a) a parte introdutória e a justificativa do texto;
b) a sequência injuntiva do texto;
c) a estrutura sintática do texto.

- Em seguida, todos devem, coletivamente, justificar a escolha lexical, considerando o suporte textual e o público a quem o texto se endereça. Nesse momento, o professor pode dividir a turma em pequenos grupos, a fim de promover um pequeno debate na turma.

- A partir dessa atividade de reconhecimento, o professor deve propor uma atividade de produção dos elementos identificados no texto trabalhado. Pra tal, sugere-se o texto instrutivo encontrado no site:
http://cedom.net/sgc/modules/smartsection/item.php?itemid=100
- O professor deve entregar aos alunos somente as orientações do texto:

Trecho das orientações:

Horário: pontualidade é essencial. Chegue sempre com 15 minutos de antecedência ao horário marcado para a entrevista. Seja discreto na sala de espera. Cuidado com o tom de voz. Não fale alto e seja educado ao se apresentar na recepção.

Tranqüilidade: mantenha-se calmo. Não demonstre medo e procure para não gaguejar nem se enrolar com as palavras. Saiba ouvir e limite-se a responder apenas o que lhe foi perguntado.

Cumprimento: ao cumprimentar, olhe nos olhos do entrevistador. Não use força demais ou de menos no aperto de mão.

Apresentação: vista-se com roupas discretas e de cores sóbrias. Não use óculos escuros. As unhas devem estar cortadas e os cabelos penteados. As mulheres devem tomar cuidado para não abusar da maquiagem nem usar muitos acessórios (brinco, colar, pulseira, relógio). Os homens precisam estar com a barba ou bigode bem aparados.

Postura: mantenha uma postura adequada na hora de se sentar. Não fique esparramado na cadeira, batucando no descanso do braço nem batendo os pés no chão. As mulheres devem tomar cuidado ao se sentar de pernas cruzadas, principalmente, se estiver de saia. Na dúvida, deve-se manter as pernas juntas e com o corpo junto ao encosto da cadeira.

Objetividade: seja direto, sem ser mal educado. Demonstre confiança e segurança no que fala. Mostre entusiasmo. Evite falar gírias, expressões e jargões comuns. Exemplos: "a nível de", "né", "aí", "brother", "irmão", "meu", "vamos supor que" etc.


- Em seguida deve pedir aos alunos que leiam e reflitam sobre que tipo de orientações são essas, em que tipo de contexto elas se aplicam, o que as justificam, qual sua finalidade etc.

Avaliação

- Em seguida, os alunos devem reescrever as recomendações do texto, utilizando recursos coesivos para acrescentar uma justificativa para cada uma delas, ou seja, eles devem produzir o que identificaram no Texto I, assim como uma introdução que pré-oriente o leitor para a leitura das dicas oferecidas pelo texto.
- Depois de realizada a atividade de escrita, o professor deve apresentar aos alunos o texto integral, com a introdução, para que eles comparem com a sua produção e confirmem (ou não) suas hipóteses.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.