Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando com o milhar

 

10/11/2009

Autor e Coautor(es)
Graça Regina Franco da Silva Reis
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Com estas aulas os alunos poderão compreender que os números estão presentes em diferentes textos com os quais lidamos em nossas vidas cotidianas.
• Identificar, ler e escrever números, considerando as regras do sistema de numeração decimal.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Uso do material dourado e os conceitos de sucessor, antecessor, valor posicional, ordem e classe

Estratégias e recursos da aula

1ª aula – turma dividida em pequenos grupos
A- Leitura de texto
O palhaço Arrelia

O palhaço que nasceu no susto

Waldemar Seyssel nasceu no estado do Paraná em 1905, numa família de artistas circenses. Ele gostava de contar que seu avô, um conde francês, um dia apaixonou-se por uma moça de circo. Deixou o castelo e a fortuna para acompanhá-la em sua vida de viajante. Como era atleta e músico, se tornou um dos mais famosos palhaços da Europa.
Depois, a família veio para o Brasil, onde surgiu o personagem de Pinga-Pulha, pai de Waldemar, que também se casou com a filha do dono de um circo.
Mas, ao contrário de seu pai e de seu avô, Waldemar não virou palhaço por amor, mas por acaso. Seu sonho era ser advogado. Porém, certo dia, Waldemar foi obrigado a substituir um palhaço que não pôde entrar em cena. Seus irmãos o pintaram, o vestiram e o empurraram para o meio do picadeiro. Irado, Waldemar caiu no chão, levantou, caiu de novo, pulou de raiva, levantou mancando, perseguiu os irmãos para lhes dar uma surra e, a cada gesto, a platéia ria e o aplaudia sem parar. Quando a raiva passou e a alegria de estar em cena tomou conta dele, Waldemar percebeu que a palhaçada estava no sangue e entrou para a trupe da família com o nome de Arrelia.
Arrelia era o apelido que ele tinha quando menino porque gostava de irritar os mesmos irmãos que o fizeram cair na folia, quando adulto.
Arrelia fez sucesso no circo de 1922 a 1952 e depois, em 1953, trabalhou no Cirquinho do Arrelia, um dos primeiros programas infantis da televisão brasileira, com seu sobrinho, o palhaço Pimentinha. Arrelia se orgulhava de ter divulgado no Brasil a antiga arte de fazer circo, uma paixão que unia toda a sua talentosa família.
Folha de S Paulo, 28 de maio de 2005. Folhinha.


B - Interpretação do texto – pode ser oral ou escrita.
a- Quem foi Waldemar Seyssel?
b- O texto diz que Waldemar Seyssel não virou palhço por amor, mas por acaso. Conte com suas palavras como isso aconteceu.
c- Qual era o nome artístico do pai de Waldemar?
d- Qual era o nome do programa de televisão no qual trabalhou Waldemar?
e- De acordo com o que você leu, era comum este tipo de programa na televisão brasileira naquela época? Qual é a frase do texto que indica isso?
Obs: A exploração deste texto pode ter continuidade com a pesquisa da vida de outros palhaços brasileiros famosos.
C- Pedir que leiam novamente o texto e marquem todos os números que ali aparecem.
Com a turma em grupo, distribuir o material dourado e pedir que representem cada número lido.
1905 – 1922 – 1952 – 1953
Levar a turma a perceber que, por exemplo, no número 1905, há 1905 cubinhos ou 190 barras e 5 cubinhos ou 19 placas e 5 cubinhos, ou 1 cubo, 9 placas e 5 cubinhos. Ao usar um número com o algarismo 0 (zero) na sua formação, é muito importante que o professor encaminhe a atividade no sentido de mostrar que o número possui 190 barras e não 0 (zero) barras, como as crianças veem na sua representação por algarismos.

Registrar as descobertas e fazer com eles a leitura dos números.
2ª aula – turma dividida em pequenos grupos
“Onde encontramos números maiores que 1.000?”
Em grupo, os alunos podem pesquisar em jornais e revistas, pequenos te xtos onde números da classe dos milhares apareçam.
Depois que a pesquisa de cada grupo estiver pronta, pedir que leiam, em voz alta para os outros grupos. Pedir que representem os números encontrados mais uma vez com o material dourado.
Com a ajuda de um quadro valor de lugar grande, confeccionado em folha de blocão, registrar, coletivamente, os números descobertos.

Relembrar com eles a noção de classe, ordem, sucessor, antecessor, valor posicional e valor absoluto.
Registrar no caderno as descobertas do dia.

DICAS E SUGESTÕES
Que tal uma rodada de cálculos utilizando os números que aparecem no texto “O palhaço Arrelia”?

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados na sua relação com o  grupo - quem participa, quem só ouve e aceita respostas prontas... Deve-se avaliar também a aprendizagem dos conteúdos. Para isso, é importante a leitura, pelo professor, dos registros feitos nos cadernos, assim pode-se perceber as dificuldades e/ou facilidades em relação aos conteúdos trabalhados.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.