Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Classe dos milhares - jogando para fixar

 

05/10/2009

Autor e Coautor(es)
Graça Regina Franco da Silva Reis
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Identificar, ler e escrever números, considerando as regras do sistema de numeração decimal.
• Fixar de forma lúdica e divertida conceitos relacionados à formação dos números naturais.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


Conceitos de sucessor, antecessor, valor posicional, ordem e classe

Estratégias e recursos da aula

Jogando para fixar – Q.V.L. humano (Quadro valor de lugar humano)
Cada aluno(a) receberá um algarismo de zero a nove, em folha de papel ofício com um cordão de barbante para que possa pendurá-lo no pescoço.
Exemplos:



Em seguida, o professor escolherá 4, 5 ou 6 alunos que deverão ficar de pé na frente do quadro negro, onde estará representado em toda a sua extensão um quadro valor de lugar com giz.
Dessa forma, estará formado um número que ocupará a classe dos milhares.
Professor, comece, então, a pedir informações sobre o numeral formado.
Que número é esse?
Quantas ordens ele possui?
E quantas classes?
Qual é seu sucessor?
Qual é o seu antecessor?
Qual é o valor posicional do algarismo...?
Qual é o valor absoluto do algarismo...?
Ele possui quantas dezenas?
Ele possui quantos milhares?
Dê um passo para a frente o “algarismo” que tem valor absoluto igual a 5.
Dê um salto, o “algarismo” que tem o valor posicional igual a 500.
Deverá haver um rodízio de alunos, de forma que todos possam participar tanto como algarismo, quanto como interlocutor, respondendo à perguntas feitas.

2ª aula
Os alunos poderão montar seus próprios Q.V.L. individuais, usando papel pardo ou qualquer outro papel que seja possível.

Introduzir novos números, retirados de notícia, história contada... Os números encontrados deverão ser registrados em uma folha e novas perguntas deverão ser feitas para que os alunos agora respondam individualmente. Neste momento, deve-se pedir que os números sejam também escritos por extenso.
Ao final da atividade, os alunos deverão registrar, individualmente, o que aprenderam com as atividades, se gostaram ou não de participar da mesma e o porquê. Dessa forma, estarão organizando suas aprendizagens e realizando uma autoavaliação, importante instrumento para a tomada de consciência de suas conquistas e dificuldades.

Avaliação

Nos momentos em que as atividades forem realizadas, os alunos deverão ser avaliados, na sua relação e com a aprendizagem. Os registros individuais de cada aluno deverão ser analisados para que seja avaliada a conquista de cada um.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 1/3 - 33.33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.