05/10/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
• Identificar, ler e escrever números, considerando as regras do sistema de numeração decimal.
• Fixar de forma lúdica e divertida conceitos relacionados à formação dos números naturais.
Conceitos de sucessor, antecessor, valor posicional, ordem e classe
Jogando para fixar – Q.V.L. humano (Quadro valor de lugar humano)
Cada aluno(a) receberá um algarismo de zero a nove, em folha de papel ofício com um cordão de barbante para que possa pendurá-lo no pescoço.
Exemplos:
Em seguida, o professor escolherá 4, 5 ou 6 alunos que deverão ficar de pé na frente do quadro negro, onde estará representado em toda a sua extensão um quadro valor de lugar com giz.
Dessa forma, estará formado um número que ocupará a classe dos milhares.
Professor, comece, então, a pedir informações sobre o numeral formado.
Que número é esse?
Quantas ordens ele possui?
E quantas classes?
Qual é seu sucessor?
Qual é o seu antecessor?
Qual é o valor posicional do algarismo...?
Qual é o valor absoluto do algarismo...?
Ele possui quantas dezenas?
Ele possui quantos milhares?
Dê um passo para a frente o “algarismo” que tem valor absoluto igual a 5.
Dê um salto, o “algarismo” que tem o valor posicional igual a 500.
Deverá haver um rodízio de alunos, de forma que todos possam participar tanto como algarismo, quanto como interlocutor, respondendo à perguntas feitas.
2ª aula
Os alunos poderão montar seus próprios Q.V.L. individuais, usando papel pardo ou qualquer outro papel que seja possível.
Introduzir novos números, retirados de notícia, história contada... Os números encontrados deverão ser registrados em uma folha e novas perguntas deverão ser feitas para que os alunos agora respondam individualmente. Neste momento, deve-se pedir que os números sejam também escritos por extenso.
Ao final da atividade, os alunos deverão registrar, individualmente, o que aprenderam com as atividades, se gostaram ou não de participar da mesma e o porquê. Dessa forma, estarão organizando suas aprendizagens e realizando uma autoavaliação, importante instrumento para a tomada de consciência de suas conquistas e dificuldades.
Nos momentos em que as atividades forem realizadas, os alunos deverão ser avaliados, na sua relação e com a aprendizagem. Os registros individuais de cada aluno deverão ser analisados para que seja avaliada a conquista de cada um.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/02/2014
Cinco estrelasExcelente metodologia para trabalhar Q.V.L. gostei muito. Parabéns!!
24/03/2010
Cinco estrelasesta aula foi muito interessante porque envolve os alunos de forma ludica que faz a aprendizagem acontecer de maneira descontraida e agradável.
24/03/2010
Três estrelasMuito boa aula.