Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Comparando frações

 

06/10/2009

Autor e Coautor(es)
Graça Regina Franco da Silva Reis
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Comparar frações com o mesmo numerador e denominadores diferentes

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceitos básicos sobre fração – representação e leitura.

Estratégias e recursos da aula

Professor, para esta atividade será necessário levar um bolo e os ingredientes para a confecção da cobertura de chocolate. Assim, os alunos poderão experienciar de fato as quantidades especificadas na receita.
Ler a receita abaixo com seus alunos.
Cobertura de chocolate

Durante a arrumação dos ingredientes, lançar a pergunta:
Para fazer a cobertura, usamos mais leite ou leite condensado?

Registrar numa folha de blocão que a fração 1/2 é maior que ¼.
Fazer a cobertura, colocar sobre o bolo e antes de comê-lo, relembrar com seus alunos, conceitos já aprendidos de fração.
Dividi-lo em partes iguais (idéia de fração)
Cortá-lo aos poucos, relembrando com eles as frações formadas – ½, ¼...
Comer e bolo e deliciar-se.

Neste segundo momento (aula dois), divida a turma em pequenos grupos de trabalho e entregue a cada grupo de alunos 4 tiras retangulares de 12 cm de comprimento por 2 cm de largura e pedir que dobrem:
• A primeira tira em 3 partes iguais e pintem uma parte.
• A segunda tira em 4 partes iguais e pintem uma parte.
• A terceira tira em 2 partes iguais e pintem uma parte.
• A quarta tira em 6 partes iguais e pintem uma parte.

É importante reforçar a idéia de que para que as partes sejam absolutamente do mesmo tamanho, é importante que meçam a folha e dividam pelo número de partes em que a folha será dobrada antes de dobrá-la.

Em seguida, cada grupo deverá colocar em ordem de tamanho, da menor parte pintada para a maior, as tiras com as quais trabalharam e escrever ao lado que fração cada tira está representando.

Na folha de blocão, o professor registrará as descobertas feitas. É importante que um grupo de tiras seja colado na folha de blocão para que todos os alunos possam visualizar as descobertas feitas.
Assim:


Se formos colocar em ordem crescente as frações registradas acima, como elas ficarão?

Podemos concluir então que...
Elaborar com eles uma regra para frações com denominadores diferentes e numeradores iguais.

Por fim, o professor deverá pedir que cada aluno elabore um texto onde ele relate sobre as duas aulas assistidas, contando passo-a-passo, o que aconteceu e registrando a descoberta final com as suas palavras.

Professor, para esta atividade será necessário levar um bolo e os ingredientes para a confecção da cobertura de chocolate. Assim, os alunos poderão experienciar de fato as quantidades especificadas na receita.
Ler a receita abaixo com seus alunos.
Cobertura de chocolate

Durante a arrumação dos ingredientes, lançar a pergunta:
Para fazer a cobertura, usamos mais leite ou leite condensado?

Registrar numa folha de blocão que a fração 1/2 é maior que ¼.
Fazer a cobertura, colocar sobre o bolo e antes de comê-lo, relembrar com seus alunos, conceitos já aprendidos de fração.
Dividi-lo em partes iguais (idéia de fração)
Cortá-lo aos poucos, relembrando com eles as frações formadas – ½, ¼...
Comer e bolo e deliciar-se.

Neste segundo momento (aula dois), divida a turma em pequenos grupos de trabalho e entregue a cada grupo de alunos 4 tiras retangulares de 12 cm de comprimento por 2 cm de largura e pedir que dobrem:
• A primeira tira em 3 partes iguais e pintem uma parte.
• A segunda tira em 4 partes iguais e pintem uma parte.
• A terceira tira em 2 partes iguais e pintem uma parte.
• A quarta tira em 6 partes iguais e pintem uma parte.

É importante reforçar a idéia de que para que as partes sejam absolutamente do mesmo tamanho, é importante que meçam a folha e dividam pelo número de partes em que a folha será dobrada antes de dobrá-la.

Em seguida, cada grupo deverá colocar em ordem de tamanho, da menor parte pintada para a maior, as tiras com as quais trabalharam e escrever ao lado que fração cada tira está representando.

Na folha de blocão, o professor registrará as descobertas feitas. É importante que um grupo de tiras seja colado na folha de blocão para que todos os alunos possam visualizar as descobertas feitas.
Assim:


Se formos colocar em ordem crescente as frações registradas acima, como elas ficarão?

Podemos concluir então que...
Elaborar com eles uma regra para frações com denominadores diferentes e numeradores iguais.

Por fim, o professor deverá pedir que cada aluno elabore um texto onde ele relate sobre as duas aulas assistidas, contando passo-a-passo, o que aconteceu e registrando a descoberta final com as suas palavras.

Recursos Complementares
Avaliação

A leitura do relato individual de cada aluno levará o professor a perceber o aproveitamento de cada um no processo. Além disso, a participação, o envolvimento, a relação com os colegas do grupo também devem ser avaliadas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.