06/10/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Comparar frações com o mesmo numerador e denominadores diferentes
Conceitos básicos sobre fração – representação e leitura.
Professor, para esta atividade será necessário levar um bolo e os ingredientes para a confecção da cobertura de chocolate. Assim, os alunos poderão experienciar de fato as quantidades especificadas na receita.
Ler a receita abaixo com seus alunos.
Cobertura de chocolate
Durante a arrumação dos ingredientes, lançar a pergunta:
Para fazer a cobertura, usamos mais leite ou leite condensado?
Registrar numa folha de blocão que a fração 1/2 é maior que ¼.
Fazer a cobertura, colocar sobre o bolo e antes de comê-lo, relembrar com seus alunos, conceitos já aprendidos de fração.
Dividi-lo em partes iguais (idéia de fração)
Cortá-lo aos poucos, relembrando com eles as frações formadas – ½, ¼...
Comer e bolo e deliciar-se.
Neste segundo momento (aula dois), divida a turma em pequenos grupos de trabalho e entregue a cada grupo de alunos 4 tiras retangulares de 12 cm de comprimento por 2 cm de largura e pedir que dobrem:
• A primeira tira em 3 partes iguais e pintem uma parte.
• A segunda tira em 4 partes iguais e pintem uma parte.
• A terceira tira em 2 partes iguais e pintem uma parte.
• A quarta tira em 6 partes iguais e pintem uma parte.
É importante reforçar a idéia de que para que as partes sejam absolutamente do mesmo tamanho, é importante que meçam a folha e dividam pelo número de partes em que a folha será dobrada antes de dobrá-la.
Em seguida, cada grupo deverá colocar em ordem de tamanho, da menor parte pintada para a maior, as tiras com as quais trabalharam e escrever ao lado que fração cada tira está representando.
Na folha de blocão, o professor registrará as descobertas feitas. É importante que um grupo de tiras seja colado na folha de blocão para que todos os alunos possam visualizar as descobertas feitas.
Assim:
Se formos colocar em ordem crescente as frações registradas acima, como elas ficarão?
Podemos concluir então que...
Elaborar com eles uma regra para frações com denominadores diferentes e numeradores iguais.
Por fim, o professor deverá pedir que cada aluno elabore um texto onde ele relate sobre as duas aulas assistidas, contando passo-a-passo, o que aconteceu e registrando a descoberta final com as suas palavras.
Professor, para esta atividade será necessário levar um bolo e os ingredientes para a confecção da cobertura de chocolate. Assim, os alunos poderão experienciar de fato as quantidades especificadas na receita.
Ler a receita abaixo com seus alunos.
Cobertura de chocolate
Durante a arrumação dos ingredientes, lançar a pergunta:
Para fazer a cobertura, usamos mais leite ou leite condensado?
Registrar numa folha de blocão que a fração 1/2 é maior que ¼.
Fazer a cobertura, colocar sobre o bolo e antes de comê-lo, relembrar com seus alunos, conceitos já aprendidos de fração.
Dividi-lo em partes iguais (idéia de fração)
Cortá-lo aos poucos, relembrando com eles as frações formadas – ½, ¼...
Comer e bolo e deliciar-se.
Neste segundo momento (aula dois), divida a turma em pequenos grupos de trabalho e entregue a cada grupo de alunos 4 tiras retangulares de 12 cm de comprimento por 2 cm de largura e pedir que dobrem:
• A primeira tira em 3 partes iguais e pintem uma parte.
• A segunda tira em 4 partes iguais e pintem uma parte.
• A terceira tira em 2 partes iguais e pintem uma parte.
• A quarta tira em 6 partes iguais e pintem uma parte.
É importante reforçar a idéia de que para que as partes sejam absolutamente do mesmo tamanho, é importante que meçam a folha e dividam pelo número de partes em que a folha será dobrada antes de dobrá-la.
Em seguida, cada grupo deverá colocar em ordem de tamanho, da menor parte pintada para a maior, as tiras com as quais trabalharam e escrever ao lado que fração cada tira está representando.
Na folha de blocão, o professor registrará as descobertas feitas. É importante que um grupo de tiras seja colado na folha de blocão para que todos os alunos possam visualizar as descobertas feitas.
Assim:
Se formos colocar em ordem crescente as frações registradas acima, como elas ficarão?
Podemos concluir então que...
Elaborar com eles uma regra para frações com denominadores diferentes e numeradores iguais.
Por fim, o professor deverá pedir que cada aluno elabore um texto onde ele relate sobre as duas aulas assistidas, contando passo-a-passo, o que aconteceu e registrando a descoberta final com as suas palavras.
A leitura do relato individual de cada aluno levará o professor a perceber o aproveitamento de cada um no processo. Além disso, a participação, o envolvimento, a relação com os colegas do grupo também devem ser avaliadas.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Cinco estrelasexelente a aula
24/03/2010
Cinco estrelasmuito bom!!é uma sugestão ótima para o desenvolver de conteúdos com fraçãoes.