03/11/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ampliar o conhecimento das unidades de medidas de comprimento.
Compreender que o metro é a unidade de medida padrão.
Aplicar os múltiplos e submúltiplos mais usuais do metro
Material necessário:diferentes fitas métricas, trenas, réguas e um rolo de barbante.
Peça aos alunos que realizem medidas de determinado objeto da sala usando o palmo: largura da carteira, altura do livro etc. Peça que comparem as medições com seus colegas para que possam ver se as medidas encontradas são as mesmas.
Desafiá-los perguntando por que as medidas encontradas não foram as mesmas.
Pedir que desenhem o contorno da palma de sua mão. Colocar os desenhos um ao lado do outro e deixar que percebam que as medidas não foram iguais porque os palmos são diferentes.
Lançar perguntas que os desafiem a pensar na importância da padronização das medidas.
a- Se eu mandar para a costureira a medida de uma roupa a ser feita usando palmos e os palmos delas forem diferentes, o que acontecerá?
b- Como podemos olhar num mapa a distância entre uma cidade e outra. Que medida será que usaram? Como faço para descobrir e poder saber exatamente qual é a distância entre uma cidade e outra?
Mostrar para os alunos os objetos usados para medirmos comprimento e que há uma unidade de medida padrão que é o metro. Deixar que manuseiem, brinquem e perguntem. Muitas aprendizagens surgem deste momento de descontração da turma.
Em seguida, cortar para cada criança um barbante do tamanho de um metro. Pedir que dobrem ao meio e façam uma marca de qualquer cor na metade do barbante. Registrar com eles que esta marcação é a metade do metro, isto é, meio metro.
Usando este barbante, pedir que estimem o comprimento de alguns objetos usando a seguinte indicação:
a- mede um metro,
b- mede mais de um metro,
c- mede menos de um metro e mais do que meio metro,
d- mede menos de meio metro.
As crianças podem medir
a- a altura da porta da sala,
b- um colega da turma,
c- a altura de uma cadeira,
d- a largura do tampo da carteira,
e- o comprimento de uma borracha,
f- o comprimento de uma caneta.
Deixar que percebam que alguns objetos são muito pequenos para serem medidos com o metro. Apresentar o centímetro, que pode ser medido com a própria régua dos alunos.
Deixar que meçam outros objetos com a régua, inclusive o barbante de um metro para que possam perceber que um metro é formado por 100 centímetros.
Lançar o último desafio do dia.
E se eu quisesse medir a rua que passa em frente à escola, ou a estrada que passa ao lado do colégio (professor, o importante é que a proposta de medida englobe uma grande distância) , será que conseguiria medir usando o metro?
Introduzir a idéia do quilômetro e que nele cabem 1000 metros. Brincar juntando com eles os barbantes de cada aluno. Quantos metros juntamos aqui? Trinta, vinte... Deixar que percebam que um quilômetro ou mil metros é uma unidade de medida muito grande.
Por último lançar o desafio individual.
Que unidade de medida você usaria para medir...
Um caderno?
Uma pessoa?
Uma parede?
Uma estrada?
Uma borracha?
A avaliação poderá partir da participação dos alunos na aula, principalmente na hora dos lançamentos de desafios. O desafio final pode ser utilizado como avaliação individual.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/02/2016
Cinco estrelasadorei otima aula
24/03/2010
Cinco estrelas...muito boa essa aula, além de ser dinâmica e prática, faz com q os alunos descubram alguns conceitos por si mesmos...esses questionamentos são bem direcionados.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente esse plano de aula, quero fazer uma observação quanto ao tempo que é pouco. Acho que o ideal seria 2 momentos de 50 min em dias diferentes. A exploração desse conteúdo a meu ver requer o tempo maior que 50min, para que os alunos explorem o m[aximo possível e quando a atividade valoriza a prática o tempo passa rapidinho.