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Quanto tempo o tempo tem?

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Graça Regina Franco da Silva Reis
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Ampliar o conhecimento das unidades de medidas do tempo
• Reconhecer e utilizar calendários

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Incentivação

Leitura oral do trava-língua

O tempo perguntou pro tempo
quanto tempo o tempo tem.
O tempo respondeu pro tempo
que o tempo tem tanto tempo
quanto tempo o tempo tem.

Brincar com as crianças pedindo que falem o trava-língua cada vez mais rápido.
Ao final, lançar a pergunta:
Como fazemos para descobrir quanto tempo o tempo tem?
Com as respostas possíveis, introduzir atividades que se relacionam com o tempo.

A – Quadro para desenhar



Lançamento de proposta:
Que tal uma entrevista para descobrir informações sobre a sua vida?
Em que mês você nasceu?
Em que dia?
A que horas?
Pesquise e descubra em que dia da semana isso aconteceu.

Montar com as crianças um mural com seus desenhos e as informações sobre suas “datas de nascimento”.
Pode-se também construir um gráfico com estas informações.


Os meses e os dias da semana


Hoje é domingo
pede cachimbo
Cachimbo é de ouro
bate no touro
O touro é valente
bate na gente
A gente é fraco
cai no buraco
O buraco é fundo
acabou-se o mundo.
Parlenda popular

Em que mês nós estamos e em que ano?
Vamos pesquisar e descobrir.
Uso de um calendário grande (se possível da metade de uma folha de blocão) que possa ser bastante explorado.
Nele os alunos podem descobrir que:
• Alguns meses possuem 30 dias, outros 31 e que o mês de fevereiro pode ter 28 ou 29 dias dependendo do ano.
• Os anos em que o mês de fevereiro tem 29 dias são chamados bissextos.
• Os meses estão divididos em semanas.
• Um ano tem 12 meses.
• A semana tem sete dias.
• A semana começa no domingo e termina no sábado.

Estas descobertas devem ser registradas individualmente nos cadernos dos alunos.


Dicas e sugestões

É importante que o calendário permaneça na sala e seja usado com regularidade. Todos os dias ele deve ser usado, para que os alunos percebam em que dia da semana estão, em que mês e em que ano. Neste calendário podem ser marcados:
• Os aniversariantes do mês.
• O início do ano letivo e o fim.
• Dias de testes.
• Dia de festividades da escola.
• Feriados.
• E muitas outras atividades

Recursos Complementares

Entenda como surgiram os calendários e como eles evoluíram até sua forma atual e também o que são anos bissextos
http://ich.unito.com.br/controlPanel/materia/view/2852

Avaliação

Durante todo o processo e na interação com os alunos o professor deve observar se os objetivos estão sendo atingidos: se os alunos compreenderam os conceitos abordados e se estão envolvidos com as atividades.

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