19/10/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
• Ampliar o conhecimento das unidades de medidas do tempo
• Reconhecer e utilizar calendários
Incentivação
Leitura oral do trava-língua
Brincar com as crianças pedindo que falem o trava-língua cada vez mais rápido.
Ao final, lançar a pergunta:
Como fazemos para descobrir quanto tempo o tempo tem?
Com as respostas possíveis, introduzir atividades que se relacionam com o tempo.
A – Quadro para desenhar
Lançamento de proposta:
Que tal uma entrevista para descobrir informações sobre a sua vida?
Em que mês você nasceu?
Em que dia?
A que horas?
Pesquise e descubra em que dia da semana isso aconteceu.
Montar com as crianças um mural com seus desenhos e as informações sobre suas “datas de nascimento”.
Pode-se também construir um gráfico com estas informações.
Os meses e os dias da semana
Hoje é domingo
pede cachimbo
Cachimbo é de ouro
bate no touro
O touro é valente
bate na gente
A gente é fraco
cai no buraco
O buraco é fundo
acabou-se o mundo.
Parlenda popular
Em que mês nós estamos e em que ano?
Vamos pesquisar e descobrir.
Uso de um calendário grande (se possível da metade de uma folha de blocão) que possa ser bastante explorado.
Nele os alunos podem descobrir que:
• Alguns meses possuem 30 dias, outros 31 e que o mês de fevereiro pode ter 28 ou 29 dias dependendo do ano.
• Os anos em que o mês de fevereiro tem 29 dias são chamados bissextos.
• Os meses estão divididos em semanas.
• Um ano tem 12 meses.
• A semana tem sete dias.
• A semana começa no domingo e termina no sábado.
Estas descobertas devem ser registradas individualmente nos cadernos dos alunos.
Dicas e sugestões
É importante que o calendário permaneça na sala e seja usado com regularidade. Todos os dias ele deve ser usado, para que os alunos percebam em que dia da semana estão, em que mês e em que ano. Neste calendário podem ser marcados:
• Os aniversariantes do mês.
• O início do ano letivo e o fim.
• Dias de testes.
• Dia de festividades da escola.
• Feriados.
• E muitas outras atividades
Entenda como surgiram os calendários e como eles evoluíram até sua forma atual e também o que são anos bissextos
http://ich.unito.com.br/controlPanel/materia/view/2852
Durante todo o processo e na interação com os alunos o professor deve observar se os objetivos estão sendo atingidos: se os alunos compreenderam os conceitos abordados e se estão envolvidos com as atividades.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!