Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Our Numbers

 

10/10/2009

Autor e Coautor(es)
FERNANDA LANZA DE SOUZA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA MUNICIPAL HELIO PELLEGRINO

Luciana de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Escrita e pronúncia dos números em inglês (todos os números de 0 a 20, todas as dezenas, 100 e 1000).
- Informação de alguns dados pessoais através de números como endereços e número de telefone.
- Comparação da forma como endereços e datas podem ser escritos em Português e Inglês. 
- Reconhecimento do gênero textual formulário e suas condições de produção.
- Preenchimento de um formulário

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Perguntas e informações de dados pessoais como nome, cidade de origem, endereço.
- Alfabeto (spelling/soletração)

Estratégias e recursos da aula

Warm Up: Introduza o tópico "Numbers" explicando aos alunos como os números estão presentes na nossa vida para a nossa identificação e pedindo exemplos dessas situações. Ajude os alunos a se lembrar do máximo de situações possíveis e escreva esses exemplos no quadro em inglês. Possíveis respostas: Age, ID card, School enrollment number, Attendance list number, Your shoes, Your clothes, Home phone number, Mobile phone number, Your house / apartment, ZIP code, etc. 


1. Peça que os alunos escrevam esses números, usando algarismos. Mesmo usando algarismos e não números por extenso em inglês, os alunos poderão aprender esse vocabulário mais facilmente, já que associam seus números a esses itens de identificação.


2. Após a realização da atividade, pergunte se eles conhecem algum número em inglês e peça que alguns voluntários digam esses números. Escreva esses números por extenso no quadro e pergunte “How do you spell fifteen?”. Você pode pedir que esses voluntários digam um número referente à atividade 1 e os colegas devem tentar adivinhar a que esse número está relacionado. 

Reading 
Leve os alunos ao laboratório de informática e acesse o link abaixo. Caso não seja possível, reproduza o formulário encontrado no link abaixo em uma folha à parte e distribua uma cópia para cada aluno.


https://www.teenink.com/Subscribe/#Subscribe  (Acesso em 19 / 08 / 09 )


Formulários para a assinatura de revistas estrangeiras podem ser encontrados na Internet. O site abaixo contém links para várias publicações em inglês destinadas ao público jovem:


http://www.allyoucanread.com/top-10-teen-magazines/  (Acesso em 19/08/09)

1. Pergunte se os alunos costumam ler revistas e quais são elas. Pergunte também como adquirem essas revistas, ou seja, se são assinantes, se leem na escola ou se as compram em lojas especializadas. Pergunte o que é necessário para ser assinante de uma revista, introduzindo assim o gênero formulário.


2. Explique que acessarão / receberão um formulário para a assinatura de uma revista em inglês e peça que leiam rapidamente o mesmo para identificar as informações necessárias para preenchê-lo. Nessa atividade, os alunos terão a oportunidade de rever o vocabulário referente a alguns dados pessoais (identificação, origem, endereço), reconhecer palavras cognatas e fazer inferências.


3. Faça algumas perguntas para que os alunos pratiquem o scanning (localização de informações específicas), como: quanto custa a assinatura da revista? Como podemos pagar pela assinatura? Caso você, professor, tenha a oportunidade de trabalhar essa aula em um laboratório de informática, vários outros itens da página podem ser investigados / identificados.


4. Peça que os alunos preencham o formulário com seus dados pessoais. Chame a atenção para a escrita dos endereços em inglês (número + nome da rua ou avenida).


5. A fim de "explorar" um pouco mais o texto, proponha uma atividade de "True or False". As afirmações podem ser apresentadas em um cartaz, copiadas no quadro ou ainda oralmente. Em qualquer uma das situações, peça sempre que os alunos justifiquem suas escolhas, apontando no texto porque as afirmações são verdadeiras ou falsas. 
True or False? 
a) ( ) Devemos preencher todos os campos do formulário. 
b) ( ) Apenas estudantes podem assinar a revista. 
c) ( ) A revista divulgará seu e-mail a outras organizações.
d) ( ) A revi sta poder á enviar-lhe e-mails de divulgação e acompanhamento da sua assinatura. 
e) ( ) Existem várias formas para pagamento da sua assinatura. 
f) ( ) É possível presentear alguém com a a ssinatura da revista.
g) ( ) Podemos assinar e sermos membros da revista.


6. Finalmente, em pares, os alunos devem perguntar e responder sobre os itens do formulário. Se julgar necessário, faça uma pequena revisão das perguntas e possíveis respostas para a realização da atividade (What’s your (first / middle / last) name? What’s your address / phone number / credit card number?). Eles podem simular um diálogo entre vendedor e cliente, alternando papéis, de modo que ambos pratiquem as perguntas e respostas necessárias (dados pessoais, números) para a realização da atividade.

Numbers

1. Retomando o tópico central da aula, certifique-se novamente de quais números em inglês os alunos conhecem. Proponha a confecção de uma lista de números em forma de marcador de livro (o que pode até ser trabalhado na aula de Artes) contendo todos os números de 1 a 20, todas as dezenas, 100 e 1000. Inclua alguns números "intermediários" como 22, 35, entre outros, para que os alunos aprendam também a formação dos mesmos. Ao produzir esse objeto, os alunos terão uma lista de números em inglês bem accessível e um item muito útil na vida escolar.

2. No nosso dia-a-dia, poucas vezes utilizamos os números por extenso. Isso ocorre apenas quando temos que preencher uma folha de cheque, por exemplo. Portanto, propomos aqui algumas atividades (principalmente de prática oral) que poderão ser usadas durante as aulas ou como atividades de revisão em aulas futuras:


2.1. Os alunos devem praticar oralmente os números da atividade “Warm Up”


2.2. Peça que os alunos tragam folhetos de supermercados e “façam compras” para um casal, uma família com dois filhos, uma família com quatro filhos, etc. Eles também podem fazer compras para um picnic, uma festa, entre ou tros eventos. Depois de selecionados os itens de cada compra, devem somar o total e preencher os cheques para pagamento. Uma figura de uma folha de cheque em branco pode ser encontrada no endereço abaixo. Copie e cole a imagem ampliada em uma folha e reproduza para os alunos.

http://secretmar.wordpress.com/2008/07/21/cheque-da-abundancia-2

(acesso em 16/09/2009)

2.3. Peça que os alunos escrevam e pratiquem oralmente endereços e telefones úteis, que todos devem memorizar como: Polícia, Corpo de Bombeiros, Atendimento Médico (em Minas Gerais, por exemplo, o SAMU). Também é importante, até por questões de segurança, que os alunos memorizem os telefones dos pais, do trabalho dos mesmos, da escola, de um vizinho próximo, de amigos.


2.4. Faça jogos de “Bingo”. Os próprios alunos podem confeccionar suas cartelas.

Observação: Motive os alunos a sempre utilizarem os números em inglês, mesmo em suas conversas informais, fora da sala de aula. Mesmo que essa e as demais aulas não sejam conduzidas exclusivamente em inglês, sempre diga os números em inglês: ao indicar a página do livro, o número do exercício, as horas, a data, etc. Quanto mais naturalmente o vocabulário for aplicado e praticado, mais significativa será a produção de conhecimento.

Avaliação

Divida a turma em grupos de 4 alunos e proponha uma competição. As equipes devem preparar perguntas para que os adversários respondam usando os números em inglês: quantos(as) são... os dias da semana, as horas do dia, os meses do ano, as cores do arco-íris, as matérias que estudam, os dias em Fevereiro, os dias em Dezembro, as páginas do maior livro que já leram, etc. Marca pontos a equipe que souber pronunciar e escrever (ou soletrar) os números corretamente. Uma opção também seria cada equipe escrever um número (algarismo) no quadro ou em uma folha de caderno para a equipe adversária dizer em inglês e escrever por extenso ou soletrar. Estabeleça um limite de tempo para cada “jogada” para que a atividade fique mais desafiadora e estimulante.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Thiby, Language Scholl , Distrito Federal - disse:
    thiby@ig.com.br

    28/10/2010

    Cinco estrelas

    Nice ideas. They can all be useful, specially with children.Tthey love talking to their friends all the time. Some activities can really make them busy and interested in the subject. Competition helps them improve the subeject.


  • gisany, expert english school , Amazonas - disse:
    gisany.b@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    excelente


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.