Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Produção de texto - descrição

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer os elementos que constituem um texto descritivo literário ou não;
  • perceber que nesse texto predominam verbos de estado, adjetivos e locuções adjetivas e que é um “retrato verbal" que caracteriza pessoas, ambientes, objetos e paisagens;
  • usar figuras de linguagem: como a metáfora, a comparação, para descrever;
  • perceber que, enquanto uma narração faz progredir uma história, a descrição consiste justamente em interrompê-la, detendo-se em um personagem, um objeto, um lugar, etc.
  • conhecer a diferença existente entre uma descrição objetiva que é a apresentação da realidade como ela fisicamente é, e um subjetivo quando há a interferência da emoção, ou seja, quando o objeto ou ser são transfigurados pela emoção do autor;
  • produzir textos descritivos objetivos e subjetivos.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Fazer distinção entre verbos de ação e verbos de estado;
  • reconhecer adjetivos e locuções adjetivas;
  • usar as figuras de linguagem mais comuns.
Estratégias e recursos da aula
                   


- Leituras
- Utilização do laboratório de informática. 

AULA 1

ATIVIDADE

a- No dia anterior a essa aula, o professor deverá pedir que cada aluno traga de sua casa uma fotografia de alguém de sua família.
b- No início da aula, o professor pedirá aos alunos que se assentem em grupo de cinco alunos. Em seguida, pedirá que, sem deixar os colegas verem a foto, façam a descrição da pessoa fotografada. Quando os grupos terminarem essa atividade o professor poderá perguntar: em algum grupo houve alguém que não foi fiel na descrição? Possivelmente alguém dirá que um coleguinha trouxe a foto de alguém feio e ele disse que era bonito, era magro e ele disse outra coisa.
c- O professor se aproveitará para introduzir o conceito de descrição objetiva e descrição subjetiva.
d- O professor pedirá que os alunos tragam no caderno na próxima aula uma receita culinária.


AULA 2

ATIVIDADE 1

O professor levará os alunos ao laboratório de informática para lerem os textos disponíveis nos sites:

http://caminhodaleitura.blogspot.com/2009/06/o-escritor-e-voce-discurso-direto-e.html

 ( segunda parte)

http://www.bolivarporto.com/downloads/redacao/descricao.doc

Ao voltarem para a sala-de-aula, o professor promoverá a discussão dos textos.

ATIVIDADE 2

O professor convidará os alunos para, com base nos textos que leram, fazerem coletivamente um texto usando descrição subjetiva. O texto poderá seguir o seguinte padrão:

  • Descrição subjetiva

    Substantivos abstratos
    Linguagem conotativa
    Linguagem com função poética
    Impressionismo
    Perspectiva literária, artística
    Visão pessoal e parcial
    Captação imprecisa

O professor deverá imprimir a figura abaixo para a turma ou acessá-las no Laboratório de Informática no site

http://www.blogdicas.com.br/sites-que-fornecem-imagens-de-bebes/

para que façam a atividade.

Texto que poderão ser elaboradas com base no roteiro acima.

  • Meu irmãozinho Lucas é muito lambão. Um porquinho é o que ele é. Quando termina de almoçar, ninguém o reconhece, fica imundo. Ele é alegre, simpático e o garoto mais fofo do mundo.

Em seguida, o professor propõe uma descrição objetiva da mesma figura.

Descrição objetiva
substantivos concretos
linguagem denotativa
linguagem com função referencial
Perspectiva técnica, científica, geométrica, anatômica
visão fria, isenta e imparcial
Captação exata
Frases curtas, ordem direta

Texto que poderá ser elaborado pela turma:

Meu irmão se chama Lucas. Ele tem seis meses. É gordinho, tem os olhos escuros, cabelos ralos. Gosta muito de comer feijão e faz muita sujeira.

Importante: O professor poderá chamar a atenção dos alunos para algumas situações como em uma certidão de nascimento onde as descrições devem ser objetivas.

AULA 3

ATIVIDADE 1

Perguntar aos alunos quem colou no caderno uma receita (bem gostosa ). Alguns alunos deverão fazer a leitura da receita em voz alta. Em seguida, o professor perguntará: Vocês acham que as receitas são exemplos de textos descritivos?

- Não? Muito bem. Conforme vocês leram no site são descrições de proces so.

Ouçam agora esse texto e tentem, numa folha, reproduzir a visão apresentada em uma parte do texto onde a descrição seja objetiva

Lembrança rural

Chão verde e mole. Cheiros de relva. Babas de lodo.
A encosta barrenta aceita o frio, toda nua.
Carros de bois, falas ao ven to, braços, foices.
Os passarinhos bebem do céu pingos de chuvas.
Casebres caindo, na erma tarde. Nem existem na história
Do mundo. Sentam-se à porta as mães descalças.
É tão profundo, o campo, que ninguém chega a ver que é triste.
A roupa da noite esconde tudo, quando passa...
Flores molhadas. Última abelha. Nuvens g ordas.
Vestidos vermelhos, muito longe, dançam nas cercas.
Cigarra escondida, ensaiando na sombra rumores de bronze.
Debaixo da ponte, a água suspira, presa...
Vontade de ficar neste sossego toda a vida:
Para andar à toa, falando sozinha,
Enquanto as formigas caminhavam nas árvores...
(Cecília Meireles)

Retrato


Eu não tinha este rosto de hoje,
Assim calmo, assim triste, assim magro,
Nem estes olhos tão vazios,
Nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
Tão paradas e frias e mortas;
Eu não tinha este coração
Que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
Tão simples, tão certa, tão fácil:
_ Em que espelho ficou perdida
a minha face?
(Cecília Meireles)

AULA 4


ATIVIDADE


Atividade de produção de texto:
Propor aos alunos que escolham uma entre as fotos abaixo e produzam um texto, com duas versões: no primeiro farão uso de descrição objetiva e no segundo descrição subjetiva.
Os alunos deverão entregar os textos produzidos à professora para correção.


Importante: Professor, estimule seu aluno a usar todos os elementos que compõem o quadro mostrado na segunda aula.



http://blog.verdeflorapaisagismo.com.br/2006/09/18/ola/

Todas as imagens dessa aula estão disponíveis em:


http://www.blogdicas.com.br/sites-que-fornecem-imagens-de-bebes/

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Grafia; concordância; acentuação; embaixo - em baixo [Nossa língua portuguesa] Vídeo
Avaliação


A avaliação dar-se-á durante todo o processod e ensino-aprendizagem, uma vez que o professor deverá estar avaliando o aluno em todos os momentos em que estiverem participando das atividades propostas e, individualmente, por meio da realização da atividade de produção de texto.

Importante: As produções dos alunos serão corrigidas pelo professor, devolvidas aos alunos para reescritura e depois, com a autorização dos alunos, expostas no mural da classe ou em outro local apropriado.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.